Canelada

Home | « Todos os posts do Galo

Campeonato Armado?

por
3/09/15

Desde que entrei no Canelada procuro escrever sobre o Galo e o nosso esporte favorito. Por vezes deixei de escrever por problemas de agenda, como aqui fazemos isso de forma voluntaria devemos sempre colocar nossas obrigações em primeiro lugar e as vezes isso impede de que a gente possa ver o jogo na quarta à noite ou até no domingo e consequentemente fica mais difícil de escrever sobre o que não vimos.

Mas hoje o sentimento é diferente, a agenda está liberada eu tenho o tempo que preciso para escrever, mas a vontade é praticamente nula. Estou aqui como quem faz um último esforço para tentar falar sobre o que aconteceu ontem, porque fica cada vez mais difícil torcer por um esporte em que parece não adiantar. O quanto sofremos pelo nosso clube, pelo amor que temos e a satisfação de ver um jogo bem jogado não vem compensado os desgostos que temos que passar.

Ontem o Galo jogou contra o Atlético – PR e foi prejudicado, novamente, pela arbitragem. E assim nossa disposição para torcer, para acompanhar, para consumir o futebol vai indo embora. A sensação de que as coisas estão resolvidas domina. Mas não foram resolvidas dentro de campo, na bola, foi um combinado entre alguns figurantes do alto escalão e o que vemos é somente um passatempo até que o inevitável aconteça. Campeonato Armado?

Para ser mais claro, não acredito que o Corinthians tenha sentado à mesa da CBF e comprado o Campeonato. Quem acompanha os bastidores do futebol sabe que o Corinthians hoje não tem condições de comprar nada. Mas não quer dizer que ele não tenha sido de certa forma escolhido pela dona do futebol para ser campeão este ano. Acredito sim, e já não é de hoje, que o Campeonato Brasileiro teve em várias edições campeões que foram escolhidos.

Acredito que a Globo, como competentes no que eles fazem, procuram preservar a empresa antes de tudo, e com a queda acentuada da audiência esteja se movimentando de forma a preservar seu investimento e seu produto. Então, sim, o Corinthians pode muito bem ser campeão a mando da dona do futebol sem que ele tenha sentado à mesa para negociar isso. Se tem algo maior que a CBF nesse pais é a Rede Globo, que tem o aparato necessário para acabar com a própria CBF, mas que não o faz desde que suas necessidades continuam a ser atendidas.

Que a arbitragem, no mundo, não só no Brasil, ainda é um instrumento de manipulação é inegável, basta ver que a própria FIFA se recusa a adotar medidas de modernização na arbitragem, inclusive em investimentos tecnológicos para fazer do esporte o mais liso possível. A corrupção vem do alto escalão do Futebol e não é só aqui. O que não quer dizer que devemos aceitar as coisas como estão, a FIFA não busca modernização, mas não impede de quem queira o faça.

Como se já não bastasse pessoas agindo de má fé no comando do futebol temos essa imprensa nacional que come carne de segunda e arrota escargot. Temos vários comentaristas que são parciais e reclamam de dirigentes que jogam para a torcida quando eles estão fazendo exatamente a mesma coisa. A diferença é que ele tem um microfone para falar dos outros para milhões de pessoas, mas ele mesmo não cede o microfone dele para que possa receber uma resposta.

Assim fica fácil formar opinião. Quantas pessoas não vem discutir comigo sobre a final do Campeonato Mineiro de 2015 em que o Galo venceu a Caldense com um gol irregular no fim. Isso é fruto da imprensa que quer cliques e likes e não quer saber de informar! Sim o gol foi irregular, mas é o Pênalti cometido em cima do Luan durante o jogo ninguém lembra? Ninguém comenta? Uma gravata desnecessária dada pelo zagueiro da Caldense. Mas o que os pesados comentaristas que mais desinformam do que informa lembram? Do grande prejudicando o pequeno.

Mesmo os que vem falando sobre o jogo do Palmeiras, onde o Galo teve um pênalti inexistente marcado, todo mundo está lembrando disso, mas ninguém lembra do pênalti do Prass em cima do Lucas Pratto. Tenho amigos Palmeirenses e ambos concordamos nisso! Mas a imprensa divulga aquilo que interessa, aquilo que ela precisa para que a informação fique redonda, Vi o Ale da ESPN e o PVC da Fox usando este mesmo exemplo.

Ambos lembram perfeitamente do lance do Lucas que na minha opinião não foi pênalti, mas ambos esquecem do outro lance entre o Prass e o Pratto! Eu não, nem os Palmeirenses tanto que eles não estão questionando o jogo de BH e sim o de Goiás! Além disso temos os inocentes, para não falar coisa pior, como o Kfouri que jura que o campeonato é cíclico, hoje você é prejudicado, mas amanhã você será beneficiado.

Já falei isso, e repito, esse tipo de comentário é a armadura dos manipuladores. Basta que você prejudique o maior beneficiado pelo menos uma vez que a imprensa faz o resto! Mas nenhum desses grandes jornalistas sentou a bunda na sua cadeira e foi de fato fazer o balanço dos que foram mais prejudicados e os que foram mais beneficiados! O jornalismo investigativo acabou, eu sento na bancada do meu telejornal e chamo todos de hipócritas e mando eles trazerem as provas de complô aqui!

É a mesma coisa que pedir para o bandido se entregar! Obviamente ele não vai fazer isso, e ele ainda não precisa se preocupar porque ninguém tem coragem para investigar, e falo tanto de polícia quanto de imprensa! Só que a imprensa não vai denegrir ela mesma, é mais fácil colocar a culpa nos outros! Então vou ser bem claro para vocês pseudojornalistas, a merda está com está e a culpa é também de vocês! Muito mais de vocês da imprensa do que nossa, torcedores que não ganhamos nada para viver disso, muito pelo contrário!

Eu troco todos os pênaltis, impedimentos e faltas mal marcadas a favor do Atlético pelos contras! Eu devolvo os pontos que ganhei no apito em troca dos que eu perdi, eu não preciso de ajuda eu só não quero ser prejudicado! Quero torcer pelo jogo, pelo futebol, pelo time! Isso está acabando com o futebol e não é de hoje, é desmotivador, desanimador, e eventualmente até quem ganha nessas condições vai perceber isso.

Especificamente sobre ontem, o lance do pênalti para mim é um absurdo, aos que acreditam que aquilo foi pênalti, revejam o lance, esqueçam as camisas, o atacante deu um tapa na bola que tirou do goleiro mas jogou ela direto para fora, o toque posterior foi um choque ocasionado por um esporte de contato, o Goleiro sai para fechar o angulo e toca nas pernas do adversário no andamento da jogada, mas o toque foi sutil nem foi o suficiente para derrubar o atacante.

Mas o pior desse lance para mim não é o pênalti em si, como eu disse, analise o lance sem as camisas, vista a camisa do seu Goleiro ali! Pense se esse pênalti fosse marcado contra o SEU time se você acharia justo. Uma bola que o atacante não faria nada já que ele mesmo tocou ela para fora e se jogou contra os braços do Goleiro para cavar o pênalti, se ainda assim você acredita que o pênalti foi justo combinamos que tem que ser assim em todos os jogos! Porque eu consigo lembrar de vários lances parecidos contra a gente que aquilo não foi pênalti.

Isso aliás é o outro pecado da arbitragem no geral, lances capitais, como a expulsão ou o pênalti, não podem ter uma margem de interpretação tão grande. A forma como o arbitro interpreta as faltas durante o jogo pode até variar, se é um que deixa jogar ou que é mais rigoroso nos contatos tudo bem, mas dentro da área eles tem que procurar falar a mesma língua! E no aspecto disciplinar também, se o lance de ontem foi pênalti que ele seja assim até o fim do campeonato porque vai acontecer de novo!

E quando acontecer não pode ser porque o árbitro não é o mesmo, que ele pode deixar o lance seguir! Ele tem que marcar porque o colega dele abriu um precedente! É um lance que influi diretamente no resultado no jogo, e do campeonato, assim como a famosa mão na bola ou bola na mão! Eles têm que falar a mesma língua quando se trata de lances decisivos! É inadmissível que a `interpretação` do lance possa ser desde não foi nada até pênalti com expulsão!

E esse é um dos males da nossa arbitragem mais revoltante, como que o juiz da semana passada dá um pênalti desses e o desta semana nem falta marca! Alguém está errado aí, a regra é a mesma! Como que um chute direto para o Gol interceptado por um braço acima da cabeça NÃO é pênalti e um carrinho na lateral da área que o jogador coloca a mão na bola que não ia em direção ao gol é? Que margem absurda é essa de interpretação?

Novamente essa margem só levanta desconfianças, por questões mínimas os mal-intencionados arrumam justificativas para tudo, inclusive para validar um lance e não validar outro, quando na verdade a essência dos dois é a mesma! Isso acaba com a credibilidade do campeonato, da imprensa que fica defendendo pontos de vistas conflitantes, e desanima o torcedor de que o futebol é ganho dentro de campo.

É lamentável, o Corinthians tem um ótimo time, taticamente o trabalho do Tite é brilhante mesmo que tecnicamente o time seja inferior que em anos anteriores. Com certeza o Corinthians não precisaria de ajuda para estar aonde está! Mas parece que ela é sempre bem-vinda mesmo assim, já que dificilmente vemos algum movimento vindo de lá contra esse tipo de coisa, é obvio que se o Corinthians fosse o mais prejudicado o barulho seria MUITO maior.

Vou procurar voltar a programação normal nos próximos jogos, assistir e relatar sobre o jogo e dar minha opinião no que o time tem que melhorar e o que tem sido bem feito, procurar me ater ao futebol. Próximo jogo é contra o Vasco que vai querer jogar a vida por causa dos 6 a 0 que tomou do Inter e já temos 3 titulares suspensos e o STJD ainda pode tirar mais 3, ou seja vai ser um jogo que o adversário vai querer jogar como nunca e temos que se virar com vários reservas, boa sorte.

Até a próxima!

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

2 comentários

  1. André disse:

    Engraçado é que ano passado quando o Galo eliminou o Corinthians e o Flamengo eu não vi esse papo de “Complô”…

    Atlético nunca perde na bola, é sempre prejudicado, tadinho… Ninguém é prejudicado nesse campeonato. Só o Galo!

    E outra, tirando pela rodada passada, inter foi ASSALTADO na ressacada contra o Avaí. Eu não vi alguém falar sobre complô? Será que o Avaí não comprou a CBF também?

    Engraçado que esse mesmo Avaí fez um gol de 8 metros de bola saída, no Flamengo…

    Pois é.. O gigante Avaí deve ter comprado também!

    Hoje o Corinthians tem o melhor yime disparado do Brasil! Está onde merece está, pelo futebol que está apresentando.

    Realmente ontem o Galo foi prejudicado, mas há uma diferença enorme para o time que joga tranquilo e para o time que já entra com jogadores e torcedores esperando um erro do juiz, pq afinal tem o tal do ” Complô”.. O Juiz não pode andar dentro do estádio do galo que já se fala em perseguição e é vaiado. Complicado.

    E outra, se realmente alguns torcedores acham que possa existir esse tipo de resultado premeditado. Pra que vê? Você está perdendo tempo!

    Pq reclamar, reclamar e na rodada seguinte voltar a consumir não é uma coisa inteligente.

    Mas é isso aí.. Embora não concorde com quase nada aí, o texto foi excelente e tem bastante argumentos para defender esse seu lado.

    [Reply]

  2. rodnei disse:

    concordo plenamente e infelizmente não tenho mais vontade nenhuma de ver futebol.

    [Reply]

Gostou? Não? Comenta aí: