Canelada

Home | « Todos os posts do Galo

Diego Aguirre é o Novo Técnico do Galo

por
4/12/15

Saudações Massa

Diego Aguirre é o Novo Técnico do Galo

Diego Aguirre é o Novo Técnico do Galo

Desde ontem Diego Aguirre é o Novo Técnico do Galo, então vamos aproveitar a oportunidade para falar um pouco sobre essa contratação e também sobre o que pode ter ocasionado o desligamento do Levir, assim como o que tem comprometido o time em campo e o que o Novo Técnico pode esperar quando chegar e o que podemos esperar dele.

Vamos começar exatamente pelo motivo que trouxe Diego Aguirre ao Galo, a saída de Levir Culpi. Muitos já pediam a demissão dele depois da derrota para o Corinthians por 3 a 0 em casa em jogo valido pelo Campeonato Brasileiro. Antes mesmo disso, no empate com o Joinville já existiam vozes que contestavam o trabalho do Levir.

Acredito que a saída do Levir era necessária já que ele não vinha conseguindo fazer o time render, e pior do que isso, ele não percebia isso. Achava que as derrotas eram decorrências de fatalidades e não necessariamente de erros que vinham sendo repetidos jogo após jogo.

Desde que o Campeonato passou a ser jogado de quarta a domingo o Galo vinha perdendo em rendimento e depois de quase finalizado é possível perceber o que aconteceu. O regime de treinamentos adotados nesse período em que o Campeonato foi desgastante me parece o grande culpado disso.

O Galo treinava menos e descansava mais que o grande concorrente ao título do Brasileiro. Aqui as folgas eram um pouco mais longas e havia mais treinos regenerativos. Com pouco tempo para treino em campo o time foi perdendo o entrosamento, e pior, eles nem perceberam isso.

Durante as rodas em que o Galo liderou o campeonato vimos os jogadores correndo o campo inteiro, sem dar brecha para o time adversário, atacava e marcava com muita intensidade. Triangulações eram feitas sem a necessidade de os jogadores levantarem a cabeça, eles sabiam onde cada um estaria no campo.

Isso só se conquista com treino e repetição. Quando o campeonato chegou no ponto que já citei, e os treinos regenerativos foram priorizados em detrimento aos táticos aos poucos o time começou a perder o entrosamento e também condição física. Os jogadores já não corriam tanto quanto antes, a intensidade não era a mesma e as triangulações não saiam com a mesma naturalidade.

Mas o que fez o Levir não enxergar isso? É aí que está o motivo da demissão dele, a relação que ele tinha com os jogadores cegou ele. Isso é natural quando você convive com as mesmas pessoas e trabalha com elas diariamente e passa por muitas adversidades. O ano de 2014 foi muito intenso, e 2015 começou da mesma forma.

Suspeito que não era o Levir quem optava por não treinar, mas sim os jogadores que convenciam ele de que o time já estava bem entrosado e que o descanso e a família eram mais importantes nessas horas. Humano como ele é e altamente influenciado pela cultura japonesa ele acreditava nos seus subordinados e sempre privilegiava o descanso por achar que era o melhor.

Talvez os próprios jogadores não estavam fazendo isso de má fé como alguns podem pensar. Eles podem honestamente ter pensado que naquele momento era o melhor para o grupo. No entanto com o passar do tempo percebemos que a falta de treinamento acarretou em um time que ao fim do campeonato tinha menos entrosamento e condicionamento físico que o adversário do título.

E é aí que a demissão do Levir foi justificada. Ele falhou em perceber isso, talvez em algum ponto mesmo que ele resolvesse mudar a diretriz dos treinamentos ele optou por não fazê-lo pelo comprometimento que ele já tinha com os jogadores.

Com a falta de foco em treinamentos específicos de alta intensidade e regulares o time perdeu entrosamento e condicionamento e consequentemente o campeonato. Assim era necessária uma mudança pois uma vez que você está cego a esse ponto de deixar se influenciar pelo grupo você não tem condições de comanda-lo mais.

Independente sou muito grato ao que o Levir fez por nós! E apesar de aceitar que era necessário que ele fosse substituído ainda sim acreditava que ele só deveria ser trocado por um técnico de igual grandeza ou maior do contrário gerenciar essa situação ainda era mais fácil do que lidar com um técnico pior.

Assim chegamos a segunda parte do nosso tópico, o Diego Aguirre é melhor que o Levir? Infelizmente eu não acho. Talvez seja melhor em alguns aspectos, mas no geral acho que ele está um pouco abaixo do Levir. Sinceramente espero que ele seja capaz de contrariar todo o prognostico que eu vou fazer dele.

Diego Aguirre vai ter muito trabalho no ano que vem, vai pegar um grupo acomodado com certas regalias como a não obrigatoriedade de concentração, e imagino que se isso for revogado ele vai sofrer represálias por isso. É uma situação muito delicada pela qual ele vai ter que lidar, isso já vai mostrar o nível de competência dele.

Se ele conseguir reinstituir a concentração e não se desgastar com o grupo ótimo! Os jogadores do Galo também se acostumaram a ser ouvidos sobre o que eles pensam do dia a dia principalmente, como eu já disse, no que diz respeito as folgas. Esse será outro problema que ele deverá resolver. Se ele continuará ouvindo o grupo ou se irá impor sua vontade.

Independente disso ele precisa minimizar o desgaste, pois essa é só a parte de bastidores, além disso tem um árduo trabalho tático a ser feito já que o time perdeu poder de marcação durante o ano e precisa muito de treinamento intensivo nessa parte.

Sinceramente não considerava Diego Aguirre como opção para substituir Levir, acho que o trabalho que ele fez no Internacional foi mediano. Acho que ele tem um bom potencial como técnico para desenvolver, mas entendia que aqui não iriamos mais fazer apostas, que estávamos em um patamar diferente. Trazemos os comprovadamente bons. Não é o caso do Aguirre.

Não me entendam mal! Não estou torcendo contra ele! Jamais, estou apenas sendo realista quanto a sua capacidade e aos problemas que ele pode vir a encontrar! Ainda sim acredito num possível alinhamento estelar que trouxe o cara certo na hora certa, porque como eu disse eu vejo potencial! Se ele aproveitar a oportunidade para desenvolve-lo com certeza teremos um ótimo ano!

Até a Próxima!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Gostou? Não? Comenta aí: