Canelada

Home | « Todos os posts do Furacão

Parabéns ao Furacão pelos 90 anos!!!

por
26/03/14

Dia 26/03/1924 , data essa que ficou marcada no cenário nacional com a fundação do Clube Atlético Paranaense, numa fusão entre o Internacional e o América onde nesses 90 anos de existência possui os seguintes/principais títulos:-

22 Campeonatos Paranaenses
01 Campeonato Brasileiro (2001 série A)
01 Campeonato Brasileiro (1995 série B)
02 Copa Paraná (1998 e 2003)
06 Torneio Início (1936, 1947, 1955, 1958, 1987 e 1988)
01 Copa Sesquicentenário do Paraná (2003)
01 Seletiva para a Libertadores (1999)
01 Marbella Cup
(2013)

Sendo também:-

:- Vice – Campeão do Campeonato Brasileiro (2004)
:- Vice – Campeão da Copa Libertadores da América (2005)
:- Vice – Campeão da Copa do Brasil (2013)

:- Semifinal Copa Sul Americana (2006)

Clube este que já enfrentou mais de 21 nacionalidades diferentes em suas história:-

Nacional e Peñarol(Uru) –  Cerro Porteño, Olímpia, Guarani, Sol de América, Nacional e Sportivo Luqueño (Par) – Boca Juniors, River Plate e Vélez Sarsfield (Arg)) – Emelec e Deportivo Olmedo (Equ) – Guadalajara, Monterrey e Pachuca (Méx) – Bolívar e The Strongest (Bol) –  América de Cáli (Col) – Servette, FC Winterthur, FC Wil 1900, Schaffhausen (Sui) – Altach e Rapid Viena (Aus) – Stuttgart (Ale) – Sparta Praga(Rep.Tch) – FC Molenbeek Brussels (Bel) – entre outros…

Teve ao longo da sua história jogadores que foram campeões mundiais pela seleção brasileira de futebol em 1962, como Djalma Santos e Bellini. Outro jogador que fez parte é o Sicupira, ídolo do Atlético tendo marcado 154 gols com a camisa rubro negra.
Time também que teve como fato marcante as “duplas” formadas, como por exemplo Washington e Assis, que em 1982/1983 brilharam nos gramados levando o Furacão à semi final do campeonato brasileiro contra o Flamengo onde vencemos a primeira partida realizada no dia 15/05/1983 pelo placar de 2×0 no estádio Couto Pereira com 67.391 pessoas (maior público do futebol paranaense da história), perdendo no Rio de Janeiro por 3×0 sendo desclassificado.
Outra dupla que ficou conhecida foi Oséas e Paulo Rink que brilharam nos gramados em jogos na série B quando do retorno a serie A. Um Time de goleiros como Caju, Roberto Costa, Marolla, Ricardo Pinto, Diego, Flávio e atualmente Weverton que honraram e vestiram/vestem essa camisa por amor!
Um time que tem na sua marca a torcida sempre vibrante, onde do início ao final das partidas não para de “empurrar” o time, até mesmo em resultados não favoráveis, mostrando aos outros que torcer para o Atlético PR é algo único!
Possuímos todos os recordes de públicos nos estádios da capital e portanto somos a maior torcida do estado!!!

:- Couto Pereira – 67.391 (Atlético PR x Flamengo)
:- Vila Capanema – 24.303 (Atlético PR x Santos)
:- Pinheirão – 44.475 (Atlético PR x Coritiba)
:- Ecoestádio – 6.609 (Atlético PR x Paraná)
:- Arena da Baixada – 31.700 (Atlético PR x São Caetano)

Atualmente estamos com a reforma da Arena da Baixada, que sediará 04 jogos da Copa do Mundo 2014 e em breve retornaremos ao nosso templo do futebol, temido pelos adversários, onde a torcida e time mostram todo seu potencial, juntos e unidos, fazendo com que os adversários sintam a pressão do que é jogar no verdadeiro Caldeirão!!!

Década de 60:-
null

Década de 70:-
null

Década de 80:-
null

Time Campeão Brasileiro em 2001:-
null

Arena 2014(em reforma):-
null

Alguns torcedores me mandaram pequenos textos dizendo o que é “Ser Atleticano” e compartilho com vocês para que possam entender esse sentimento:-

Rosi Marli Teixeira:-
“… Ser atleticano é não desistir nunca, sempre acreditando até o último minuto do segundo tempo.”

Leonardo Sorato:-
“… Ser atleticano é um sentimento inexplicável, uma emoção imensurável, um prazer inenarrável, me orgulho tanto de ser atleticano que não há no mundo orgulho maior de se dizer: sou atlético ate morrer!!!”

Diego Marcel Scheunemann:-
“… Falar do Clube Atlético Paranaense é muito fácil, na minha vida é um clube no qual sempre me proporcionou e me proporciona muitas alegrias! Pra mim é uma paixão incondicional e que nesses 90 anos de sua existência possa nos trazer muitas felicidades!!!”

Fran Pazello:-
“… Ser atleticana é viver uma paixão sem fim e que só cresce. Não sou atleticana de berço, aprendi a ser com o tempo e posso afirmar que esse time me conquistou. Ser atleticana é um misto de alegrias e expectativas. A torcida é a melhor do mundo. Amo ser atleticana!”

Juliane Lopes da Rocha:-
“… Ser Atleticana é um sentimento que não tem explicação. É vestir a camisa, é correr atrás, é não ter jogo perdido, é emoção do começo ao fim, e acima de tudo é ter orgulho do sangue rubro-negro que corre em minhas veias!!!”

Renata Petrelli:-
“… Ser Atleticana para mim é algo acima de ser uma simples torcedora que vai ao estádio torcer pelo seu amado time. Gritei, chorei, torci, emocionei em cada título conquistado, enfrentava sol, chuva, calor, frio, mas sempre estava lá no meu cantinho fazendo parte da torcida que eu acho que é a mais linda do mundo, meu Furacão, meu eterno time do coração!!!! Sim, o meu sangue é rubro negro, e sempre será, mesmo ganhando mesmo perdendo!!! Porque sou fanática, sou apaixonada pelo meu clube e onde estiver , o sangue rubro negro estará presente em mim, na alma!! Parabéns, Sucesso e muitas conquistas meu eterno e amado Atlético Pr!!! Que venham mais 90 anos de muita festa!!!”

Julio Gastão Daunis Vieira:-
“… Ser atleticano é um estado de espírito onde, necessitamos dos adversários, principalmente para notarmos o quanto somos melhores e maiores!!!”

Ana Claudia Neves:-
“… Ser ATLETICANA é passar a vida apaixonada! Sentir frio na barriga e coração acelerado a cada disputa do CAP! É chorar de emoção e rir a toa! Ser ATLETICANO é sentir-se vivo!!!”

Parabéns ao nosso Clube Atlético Paranaense pelos seus 90 anos de história!!!

“… A TORCIDA NOS UNE E A UNIÃO NOS FORTALECE…”

Abratz

 

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

3 comentários

  1. Rosi Marli Teixeira disse:

    Obgda Gui, por colocar minha definição DO QUE É SER ATLETICANA.
    E foi excelente sua homenagem aos 90 anos, desse clube que nos mata do coração.

    [Reply]

  2. Guilherme Sibut Vieira disse:

    Valeu o elogio!!! Faço com pouco tempo as colunas.. mas com muita dedicação!!! Bj

    [Reply]

  3. Renata Petrelli disse:

    Ameeiiiiiiii esta matéria, parabéns Gui!!!! uhuuuuuuu e a torcida não paraaaaa, para sempre eternos atleticanos!!!!

    [Reply]

Gostou? Não? Comenta aí: