Canelada

Home | « Todos os posts do Fogão

A CULPA NÃO É NOSSA!

por
25/10/13

Por que não pode ser diferente?

Por que temos que sofrer todo ano?

Seria uma maneira de fortalecer uma relação?

Ou destruí-la cada vez mais?

Nos últimos anos temos convivido com um roteiro que se repete constantemente. Um início de ano promissor, bom time, um meio de ano convincente, futebol vistoso e um final de temporada decepcionante.

Não importa quem está em campo. Os personagens mudam, mas a história é sempre igual. Será um carma? Um castigo? Incompetência de superiores talvez.

Analisando friamente, podemos perceber que todo ano sempre perdemos peças importantes do elenco no meio dos campeonatos. Se no ano passado, por exemplo, perdemos Herrera e Maicosuel, esse ano foram Fellype Gabriel e Vitinho.

O outrora contestado Oswaldo de Oliveira ainda conseguiu segurar o time por uns tempos. Se ano passado a queda foi drástica, esse ano ainda estamos segurando a onda. Títulos já eram, só com milagre mesmo, mas a vaga da libertadores está mais perto desde 1995. Mas vamos segurar ou repetir o passado?

Não vou pedir torcida em estádio. Como torcedora, também entendo a raiva e decepção com time, diretoria, etc etc. É um trauma, e pra mim é covardia transmitir a culpa para o fã apaixonado. Só ele sabe o que sente. A dor em cada eliminação vergonhosa para um time inferior. Avaí, Figueirense, Vitória, Flamengo, entre outros. NENHUM era melhor que os nossos times. Isso é um fato. Tanto individualmente quanto coletivamente. Mas perdemos e tivemos que aceitar isso.

Não é fácil. Quando você ama algo você não quer sofrer com isso. Pelo contrário, quer alegria, momentos de felicidade, de euforia. Se isso não vem, você tenta fechar seus olhos, fingir que nada acontece, se omite até.

Com o torcedor é assim. Não é só o do Botafogo. Infelizmente isso é uma identidade (ruim) que foi criada pela imprensa esportiva. E quando alguma coisa é muitas vezes martelada, acaba virando uma verdade absoluta. E a culpa sempre cai no colo do torcedor, principalmente no do Glorioso.

Já tivemos inúmeras provas de que NEM SEMPRE torcida ganha campeonato. Ano passado foi um exemplo disso. Campeão Brasileiro com uma das menores médias de público da história. Ah, mas tem investimento. Exato.

Olhando do outro ponto de vista, se fosse assim, alguns times de grandes torcidas seriam campeões de tudo sempre. O que não é. Longe disso.

O ponto que eu quero chegar aqui é: não é a torcida que faz o time campeão, e sim o time campeão que traz a torcida de volta aos estádios. Não estou falando que a torcida só vai voltar para o estádio quando o time ganhar algo. Basta apenas jogar com vontade de vencer, com atitude e garra. Ter um trabalho bem feito, com competência!

A força motivadora só existe quando há uma conexão real. A torcida não tem ido porque não sente mais essa troca com o CLUBE. Há muita mágoa. O dia que ela sentir que está sendo correspondida, ela vai voltar, pode ter certeza. Não é uma gracinha de meio ano que vai mudar todo um histórico. Precisamos de mais.

E vocês, concordam?

Ou acham que a culpa é mesmo da torcida?

Ou da diretoria? Jogadores?

Todas as alternativas acima?

Comentem aqui embaixo para vermos como está a visão geral dos torcedores!

Ps: Esse é um texto sobre compreensão. Não estou falando para as pessoas deixarem de ir ao estádio. Pelo contrário. Só para entenderem um pouco o porquê do baixo público. Além dos altos preços, falta de disponibilidade, distância, etc.

S.A.
@AnaCbfr

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

34 comentários

  1. Alípio disse:

    Concordo com o texto. Estou desempregado, mas estive no jogo contra o Bahia. Havia 25 mil, num domingo a tarde. E o time perdeu. A cada jogo com a torcida lotando, o time claudicou e isso a afugentou. Havendo vitórias convincentes, ela voltará. Ela sempre volta…

    [Reply]

    Ana Frontelmo Reply:

    @Alípio,
    Exato! A presença da torcida tava aumentando progressivamente, mas é aquilo, a desconfiança é grande, então qualquer tropeço o mundo cai. Precisamos de mais. 😉

    [Reply]

  2. Eduardo Muniz disse:

    "(…)não é a SÓ a torcida que faz o time campeão, e sim o time campeão que traz a torcida de volta aos estádios. Não estou falando que a torcida só vai voltar para o estádio quando o time ganhar algo. Basta apenas jogar com vontade de vencer, com atitude e garra."

    Esse trecho resume basicamente tudo. O time também tem que trazer a torcida para o estádio. Não precisa necessariamente esperar o time vencer 100 partidas seguidas, estar na liderança etc, mas tem que passar uma certa confiança para nós.

    O foda é que nos últimos 15 anos, o time SEMPRE decepcionou em momentos decisivos, seja por culpa dele ou não. Goleada em final de carioca pro Flu, eliminação pro River, roubo contra o Figueira no jogo da Piranha Paula de Oliveira, time com pé na Libertadores em 2010 e 2011, mas perde inúmeros jogos seguidos e com isso fica de for ano final, perde com mais de 100 mil pro Juventude, eliminações pra times ridículos como você citou na Copa do Brasil..

    Além disso, tem um problema muito grave que é muito minimizado por todos, inclusive os torcedores, e não consigo entender: O preço do ingresso. Como é possível que um time que não ganha nada há muito tempo tenha um preço médio de 60 reais?? Enfim, o Botafogo – seja por meio do desempenho dos jogadores ou da diretoria – faz um esforço muito grande afastar a torcida do estádio.

    E como você falou, torcida não ganha campeonato. Se não o Santa Cruz não estaria na Série C, o Corinthians despencando e o Flamengo brigando para não cair. Esse é apenas um mito da mídia que todos acreditam. Enquanto no nosso lado é o contrário. TODOS os fracassos são atribuídos à torcida, é uma covardia.

    Fracassos tantos esses que fazem o pessoal que vai ao estádio GUERREIRO. Eu duvido que um outro clube passando por tantas vergonhas como nós atrairia torcedor. Sim, nós atraímos. Nossa média até pouco tempo atrás era a 5ª maior mesmo com o time em queda e o ingresso sendo um crime.

    Se a torcida tem culpa, é pela sua passividade. Pois mesmo vendo vários absurdos por trás do clube pouco se movimenta. Não organiza protestas, não direciona críticas ao Senhor Presidente Maurício Omissão etc. Mas no entorno das quatro linhas, dentro do estádio, não tem absoluta culpa de nada.

    [Reply]

    Ana Frontelmo Reply:

    @Eduardo Muniz,
    Isso aí. Pra mim o único problema diz respeito à passividade. O foco maior não é só dentro de campo e sim fora dele. É lá que as mudanças devem começar a ser feitas. 😉

    [Reply]

    Ana Frontelmo Reply:

    @Ana Frontelmo,
    À principio, claro.

    [Reply]

  3. Jacqueline Andrade disse:

    Exemplo temos o Vasco ontem…mesmo o time mal das pernas, colocaram 36.000…

    [Reply]

  4. Arthur Antunes disse:

    Concordo plenamente no que diz respeito à torcida. Ela não ganha campeonatos, porém atua de forma preponderante no brio dos jogadores. É muito comum que em um jogo onde a torcida comparece em grande número (principalmente incentivando), jogadores tecnicamente medíocres aumentam consideravelmente seus rendimentos. Realmente no caso do Botafogo, a torcida (ou falta de presença dela) não foi o fator principal para a derrota vexatória. Existem outros fatores que tem muito mais culpabilidade nessa situação. Atrasos salarias, desmonte de elenco, falta de ambição… seria muito oportunismo dizer que o Botafogo perdeu o jogo por conta da sua torcida. Perdeu pelo pouco futebol jogado, pela falta de leitura de jogo de seu ótimo treinador (que substituiu equivocadamente), e porque existem dias em que a sorte joga para o outro lado. Talvez esse tenha sido o melhor jogo do Flamengo nos últimos 2 anos (desde o 5×4 contra o Santos) e o pior do Botafogo nesse ano. De um lado um time técnico, arrumado, com pretensões grandes no campeonato. Do outro, um desacreditado, com elenco frágil. E não deu a lógica! O futebol é apaixonante por isso. Uma verdadeira caixa de surpresas!

    [Reply]

    Ana Frontelmo Reply:

    @Arthur Antunes,
    Falou tudo aqui: ” Existem outros fatores que tem muito mais culpabilidade nessa situação. Atrasos salarias, desmonte de elenco, falta de ambição… seria muito oportunismo dizer que o Botafogo perdeu o jogo por conta da sua torcida. Perdeu pelo pouco futebol jogado, pela falta de leitura de jogo de seu ótimo treinador (que substituiu equivocadamente), e porque existem dias em que a sorte joga para o outro lado.”
    É nisso que quero chegar! 😉

    [Reply]

  5. Eduardo Muniz disse:

    Jacqueline Andrade Preço do ingresso do Vasco: 20 REAIS (10 a meia)
    Preço do nosso: 80 OITENTA 40+40 10×8

    Além disso, todo mundo sabe que a torcida não vai contra o Flamengo porque muitos tem medo (com razão).

    Nós com ingresso a 60 botamos 25 mil às 22h de meio de semana contra o Corinthians há umas semanas. Pegar o jogo do Vasco de ontem não serve como base

    [Reply]

  6. Eduardo Muniz disse:

    Obs. Jacque, ainda bem que não fomos quarta kk

    [Reply]

  7. Matheus Borges disse:

    Eu fui pro estádio quarta e porra… QUE DECEPÇÃO! Vi um time morto, sem sangue, que toma 3 gols de um cara cuja alcunha é ~BROCADOR~. Fiquei até o final do jogo. Vi o setor sul se esvaziar no pênalti do Dória. Ficaram só os fieis. Ou não. Talvez eu esteja sendo injusto… Ficaram só os que ainda não cansaram de sofrer! Na saída da arquibancada, vi um funcionário mexendo numa lixeira e, pasmem, ele encontrou uma camisa do Botafogo, rs. Uma camisa branca, comemorativa do Nilton Santos. Até tirei uma foto. Resumindo, saí de lá prometendo pra mim mesmo que não voltaria a pisar num estádio tão cedo. Mas como torcedor é sem vergonha mesmo, depois de uma noite de sono (muito mal dormida, por sinal) eu já tinha vontade de voltar ao Maracanã. Pois é…

    [Reply]

    Ana Frontelmo Reply:

    @Matheus Borges,
    Acredito que esse foi o sentimento de todos quando saíram de lá. Eu falei a mesma coisa no fim do jogo, pior, falei que só voltaria quando o Engenhão estivesse pronto, mas daqui a pouco eu mudo de ideia de novo. É sempre assim, mas tem um dia que você chega em um limite e vê que as pessoas que trabalham no clube não sentem o mesmo que você. Resta a decepção. 😉

    [Reply]

  8. Sandro Filho disse:

    Torcida não está lá pra ganhar jogos ou títulos e sim pra ir junto com o time e apoiar quando o time merece

    A torcida do Botafogo é assim, ela sempre vai estar com pé atrás do time, pq ñ é surpresa pra ninguém estarmos sempre no qse a não ser o modesto estadual que já vem a um bom tempo conseguindo.

    É como uma psicóloga disse esses dias numa entrevista a torcida do Botafogo com o Botafogo é como um namoro antigo,fica com pé atrás já temendo as consequências e resultados do amanhã e assim foi na quarta feira, nossa torcida que vai aos jogos tem que ser reconhecida como guerreira pelos momentos de derrota que tivemos nunca abandonamos, podíamos estar em menor número mas fomos as mais barulhentas do que a do flamengo, isso ninguém contesta

    Uma realidade é que 4º feira não vi um jogo e sim um massacre de um time em jogadores que pareciam que entregaram tudo de mãos beijada, não foi como ontem o jogo do Vasco que lutaram até o fim e mereciam, mas é como vc disse torcida não é a torcida que ganha jogo pq se fosse a do vasco estaria classificada pra semifinal

    Mas no momento que houver a raça e a garra dos jogadores do Botafogo sem se entregar e não só ganhando um estadual, muitos se calarão até mesmo a mídia, pois a torcia não abandonou o Botafogo e sim se precavê do resultado do amanhã, mas qdo mostrarem que o amanhã será outro resultado o inverso de tudo que já vivemos vemos em todos os jogos a torcida engolirá todos os jogos e ai então, todos se calarão diante da torcida do Botafogo

    [Reply]

    Ana Frontelmo Reply:

    @Sandro Filho,
    Concordo com o que você disse, nesse trecho falou tudo: “Mas no momento que houver a raça e a garra dos jogadores do Botafogo sem se entregar e não só ganhando um estadual, muitos se calarão até mesmo a mídia, pois a torcia não abandonou o Botafogo e sim se precavê do resultado do amanhã” 😉

    [Reply]

  9. André Marques disse:

    Postagem perfeita. Adoram comparar a torcida do Botafogo com a de outros times de forma superficial. Nenhuma comparação analisa todo o contexto em que as torcidas estão inseridas. A do Botafogo é de longe uma das mais sofridas e ainda tem de conviver com 3 rivais na cidade que recentemente ganharam títulos nacionais. É muita covardia querer cobrar algo do torcedor. É muita pancada, é muita decepção. Como em qualquer casamento, chega uma hora que cansa.

    [Reply]

  10. André Marques disse:

    Vejam que o próprio técnico do Flamengo diz que é o time quem traz a torcida e não o contrário.
    E ele está certo, é assim desde que o mundo é mundo.
    Só no Botafogo que querem inverter essa lógica.

    [Reply]

    Ana Frontelmo Reply:

    @André Marques,
    Tá vendo! E porque a torcida deles tá comparecendo agora e no início do ano não estava? Porque os caras estão demonstrando vontade. No fundo, eles acreditam no projeto que está sendo feito. 😉

    [Reply]

  11. Pedro Henrique Rocha disse:

    Concordo em quase tudo, mas ainda sim acho a torcida do Botafogo fraca… Nem quando estavamos brigando por titulo ainda a torcida comparecia… E posso dizer isso pq fui em absolutamente todos os jogos no Brasileiro e na CdB.

    [Reply]

    Ana Frontelmo Reply:

    @Pedro Henrique Rocha,
    Verdade. Mas pra mim isso acontece por causa de um histórico. Não é de hoje. Como muitos já falaram aqui, estamos sempre com um pé atrás. Mas acredito que isso possa mudar. 😉

    [Reply]

  12. Claudio Moraes disse:

    A culpa é da Diretoria. Parabéns pelo texto!

    [Reply]

    Ana Frontelmo Reply:

    @Claudio Moraes,
    Valeu! Pra mim é o maior mal do Botafogo hoje mesmo. rs 😉

    [Reply]

  13. Bruno Nascimento disse:

    Boa análise.Gostei!

    [Reply]

  14. Edilson Alves disse:

    Concordo com o texto e acrescentaria mais uma coisa, acho que a falta de títulos nacionais fizeram com que não houvesse um rejuvenescimento nesta torcida e os torcedores que hoje está com seus quarenta, cinquenta anos que eram da geração de 60, 70 não frequentam mais as arquibancadas como na época que tinham 20, 30 anos. Este pessoal que frequentam hoje que também acho que são guerreiros são da época do brasileiro de 95 último título nacional. Títulos fazem torcedores é só ver o exemplo do São Paulo.

    [Reply]

    Ana Frontelmo Reply:

    @Edilson Alves,
    Lamentável, mas é outro fato. A prova disso é que a torcida do flu tem alcançado a gente em números gerais, coisa que não era antes. 😉

    [Reply]

  15. Artur Lemos disse:

    Ana, lembro que na final da Copa do Brasil de 2000 (se não me falha a memoria) contra o Juventude, a torcida do Botafogo colocou 100 mil pessoas no Maracanã. Bastava um golzinho, um unico gol para ser campeão e o resultado qual foi??? Se fosse outro qualquer clube, teria cavado penalti, teria feito gol em impedido e validado pelo juiz, mas jamais sairiam do estadio, com um empate com sabor de derrota. O Botafogo é craque em fazer essas coisas, em entregar o que está praticamente ganho. Só não peçam para a torcida ir ao estadio, porque passar vergonha ja está de bom tamanho.
    abs.

    [Reply]

    Ana Frontelmo Reply:

    @Artur Lemos,
    Trauma. É isso. Seria ótimo se lotássemos os jogos, mas precisamos de algo diferente hoje. 😉

    [Reply]

  16. Ana Paula Oliveira disse:

    Concordo plenamente! disse tudo que eu e outros Botafoguenses sentem nesse momento, e quando forem fazer comparações, por favor! comparem pelo o mesmo preço de bilheteria! e pelo numero de torcedores também, os alienados gostam de falar que não temos torcida, mais não se compara 58 milhões com 13 milhões, esses farrapos se gabam pq são a maiores mais o que vejo muito é assentos vazio no meio da torcida, o mau do brasileiro é ter a língua grande, e temos todo direito de reclamar e dar um gelo no time, melhor do que ir para na central do clube e fazer quebra – quebra! como um bando de mal educados, é apontando e reconhecendo os erros que se aprende. resumindo, futebol para mim é bola no pé, historia e estatística, e ao meu ver não tem time melhor que o meu Botafogo, Botafogo não compra ninguém, Botafogo não tem favoritismo de mídia, e nem ensurdece as pessoas no grito dizendo que é o melhor, ou a melhor torcida, mas na historia somos muito mais superiores, e somos ate hj, pq não existe so o futebol na nossa vida tem outras modalidades também, e Flamengo tem o que? nada! no dia que acabar com a corrupção e os superiores deixar de temer mídia ou grito de urubu fedido! eles vão ver o tamanho da nossa força. PQ NÃO SOMOS TORCEDORES! SOMOS BOTAFOGO.

    [Reply]

    Ana Frontelmo Reply:

    @Ana Paula Oliveira,
    Não acho que a resposta seja dar um gelo, pelo contrário, temos que cobrar, mostrar nossa opinião, o que sentimos. Precisamos ser ouvidos. Só acho um erro transferir a culpa dos fracassos do clube para a torcida, eles precisam entender nosso lado também. 😉

    [Reply]

  17. Ana Lucia Rodrigues disse:

    Concordo em parte c esse texto, mas vejo tb q a torcida do Botafogo é muito omissa sim! Duvido se esse tipo de situação, jogadores entregando o jogo, aconteceria constantemente c outros times… o pau quebra!!!!!!!!!!!!!!!! Mas infelizmente a torcida do Bota é tão humilhada pela mídia e pelos seus dirigentes durante tantos anos, q ficamos sem poder de reação. Humilhação demais faz a gente paralizar não lutar pelo q queremos! A torcida do Botafogo tem q se manifestar mais, exigir mais, se reunir c dirigentes e td o mais como outros clubes fazem, até partir p algo mais… infelizmente só assim o respeito cresce!!!!!!!!!!!

    [Reply]

    Ana Frontelmo Reply:

    @Ana Lucia Rodrigues,
    Temos sim que nos manifestar, não falei que não devemos fazer isso. Mas pra mim a situação do Bota hoje provém de erros administrativos. Agora o que eu não gosto é quando vejo alguns jornalistas esportivos falando que o Botafogo perdeu tal jogo porque a torcida não foi. Isso não existe. É incompetência de alguns, e a única forma de mudar isso é mostrando o nosso ponto de vista. 😉

    [Reply]

  18. Orlando De Sousa disse:

    Seja bota mas nao seja fanatica isto acontece com todo os time.

    [Reply]

  19. Ana Paula Ramos disse:

    Clara, ficou muito legal seu trecho. A gente conversa tanto disso, né? Uma parte dele me marcou: "Quando você ama algo você não quer sofrer com isso. Pelo contrário, quer alegria, momentos de felicidade, de euforia".
    Outra parte marcante foi onde você fala da troca entre torcida e clube. Não sei os outros, mas eu tenho aquela sensação de amar e não ser amada. E isso a cada ano está mais forte. Sinto apenas um esforço deles para arrancar nossa grana enquanto nos ilude. É frustrante.

    [Reply]

    Ana Frontelmo Reply:

    @Ana Paula Ramos,
    Pois é, né, Ana? Acho que tava meio engasgado. rs Alguém tinha que falar sobre isso.
    A mesma coisa sempre já tava batida. Óbvio que o legal é incentivar o povo e blá blá blá. Mas é preciso mostrar o lado deles também. 😉

    [Reply]

  20. Ana Lucia Rodrigues disse:

    Acontece não, do jeito q é c o Botafogo não acontece. A anos isso vem acontecendo da msm forma!!!!!!!!!!! As outras torcidas protestam, cobram!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Por isso s respeitadas!

    [Reply]

Gostou? Não? Comenta aí: