Canelada

Home | « Todos os posts de Caneladas Históricas

SELEÇÕES IMORTAIS DAS COPAS – A Hungria de 54

por
10/06/14

Por Fábio Brito*

Na vivi essa época mais li e vi alguns programas a respeito da Seleção Húngara do anos 50 que encantou a todos no começo dadécada, esse time tinha grandes jogadores era do goleiro Gyula Grosics ao ponta Zoltán Czibor, incluindo Sándor KocsisNándor HidegkutiJenõ BuzánszkyJózsef Bozsik e László Budai, e ainda tinha o maior da história do futebol hungáro como também um dos melhores do Mundo o Ferenc Puskás Biró ou conhecido como Puskás o técnico dessa seleção era o Gusztáv Sebes.

 

Puskas era o maestro daquele time

A seleção da Hungára foi medalha de ouro nas Olimpíadas em 1952 em Helsinque na Filândia ganhou da Iugoslávia e foi vice-campeã da Copa do Mundo de 1954 na Suíça. Essa final de 1954, a Hungria estava ganhando de 2 a 0 e eu acho relaxou e permitiu a reação da seleção Alemã, que no final ganhou por 3 a 2 e conquistou o caneco Jules Rimet. O fato interessante e frustante para a seleção hungára, é que essas duas seleções já haviam se enfrentado nessa mesma Copa na primeira fase, porém o resultado foi bem diferente da final, a Hungria simplesmente passou o carro por cima da Alemanha ganhou o jogo, acreditem por 8 a 3.

Para resumir a história do maior jogador da Hungria de todos os tempos o Púkas jogou no Real Madrid e jogou na seleção Espanhola em 1962. De acordo com a FIFA, Puskás é um dos cinco jogadores a terem jogado Copas do Mundo por dois países considerados diferentes pela entidade.

De acordo com o IFFHS Pukas fez 512 gols, em 528 partidas e é o terceiro maior artilheiro do século 20 é também um dos três atletas que marcaram gols nas finais de uma Olimpíada e de uma Copa do Mundo. Em sua homenagem desde 2009, a FIFA concede o Prêmio Ferenc Puskás ao autor do gol mais bonito do ano.

*Fábio Brito é torcedor do Sport, escreve cordéis sobre futebol e faz parte da equipe do Podcast Rugido do Cerrado

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

2 comentários

  1. ernesto santos guimarães disse:

    gostaria de saber se é possível ter acesso sobre todos os times de são paulo,fotos históricas,é os que encerram suas atividades,agradeço pela atenção

    [Reply]

  2. ernesto santos guimarães disse:

    achei de muita valia tudo o que é anunciado,pois nos traz muita informação desconhecida,,,

    [Reply]

Gostou? Não? Comenta aí: