A decisão da CBF em reconhecer os títulos brasileiros conquistados de 1959 à 1970, por meio da Taça Brasil e do Torneio Roberto Gomes Pedrosa, campeonatos que tinham por objetivo decidir o Campeão Brasileiro, parece ter dividido a opinião de torcedores, jornalistas e amantes do futebol.
Entretanto, vejo por parte daqueles que são contrários à decisão da CBF uma argumentação vazia de conteúdo e pesquisa sobre a história do nosso futebol.
Para citar como exemplo, cito aqui um texto do jornalista Emerson Gonçalves, intitulado “Por que reescrever a história?”. (leia o texto de Emerson Gonçalves na íntegra, publicado no blog Olhar Crônico Esportivo).
Ao ler o texto citado acima, enviei um e-mail ao jornalista (que reproduzo abaixo), refutando alguns de seus argumentos mais falhos:
Caro Emerson.
Ao ler o seu texto intitulado “Por que reescrever a história?”, tive o ímpeto de lhe enviar um comentário via e-mail. Antes de tudo, quero deixar claro que respeito sua equivocada opinião. Mas vamos aos fatos.
Em seu post, você usa as seguintes palavras:
“Com todo o respeito que merecem os grandes times e craques do passado e até por isso mesmo, acho que estamos vendo uma grande bobagem, difícil de ser levada a sério por quem tem um mínimo de conhecimento histórico e também de futebol”.
Sou historiador graduado pela Universidade Estadual de Londrina e com mestrado em História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Meu objeto de estudo atual são os campeonatos nacionais disputados entre 1959 e 1970 – A Taça Brasil e o Roberto Gomes Pedrosa. Sou a favor da unificação dos títulos nacionais e, por força da profissão, tenho amplo conhecimento sobre História.
Vou seguir citando suas palavras:
“para o torcedor, e também para a imprensa da época, a Taça Brasil nunca teve o caráter de um campeonato nacional”.
Respondo com um documento da época. Basta clicar no link para verificar uma manchete de jornal de 1964, que diz o seguinte: Santos é Tetracampeão Brasileiro – http://canelada.com.br/wp-content/uploads/2010/12/taca-brasil-santos-tetra-ge-capa-e1292289802532.jpg
Sempre é bom relembrar algumas matérias publicadas no período de ouro do nosso futebol:
* Taça Brasil na fase decisiva. Santos x Grêmio hoje na Vila. Chega, afinal, à sua fase de maior interesse, a Taça Brasil, destinada a apontar o campeão nacional interclubes. E o Santos, na qualidade de campeão paulista de 1958, terá a responsabilidade de enfrentar o Grêmio Portoalegrense, que é tricampeão do Rio Grande do Sul (A Gazeta Esportiva, chamada de capa, 17 de novembro de 1959).
* Luta pelo título de campeão do Brasil: Santos x Bahia. Hoje à noite, em Salvador, Santos e Bahia estarão lutando pela segunda vez na série final de jogos da Taça Brasil. O objetivo único é tornar-se o primeiro campeão do País. O embate na capital baiana está atraindo a atenção do público esportivo brasileiro (A Gazeta Esportiva, título de página, 30 de dezembro de 1959).
* Santos. Bahia. Decisão hoje à noite da Taça Brasil. Será conhecida no Maracanã a equipe campeã brasileira entre clubes (Capa de A Gazeta Esportiva de 29 de março de 1959).
* O E. C. Bahia conseguiu esta noite, no Estádio do Maracanã, o título inédito no futebol brasileiro, qual seja o de campeão brasileiro por equipes, garantindo sua participação no próximo Campeonato Sul-americano de Clubes Campeões (A Gazeta Esportiva, 30 de março de 1959).
* O futebol do Norte do país voltou a brilhar. Depois da atuação da Seleção de Pernambuco no Campeonato Brasileiro, ficando em segundo lugar, foi a vez do E. C. Bahia vencer a Taça Brasil, o primeiro campeonato brasileiro de clubes (A Gazeta Esportiva, 30 de março de 1959).
* Bahia é o campeão. O E. C. Bahia sagrou-se ontem à noite campeão da Taça Brasil ao derrotar o Santos, no Maracanã, por 3 a 1. O título, que equivale ao de primeiro campeão brasileiro interclubes, foi obtido em partida acidentada, na qual foram expulsos três jogadores santistas (Folha da Tarde, última página, 30 de março de 1960).
* E. C. Bahia venceu a Taça Brasil!… O campeão baiano não teve a mínima culpa nos acontecimentos verificados entre o juiz e os jogadores santistas. É o primeiro campeão brasileiro por equipes e será o representante nacional no próximo Campeonato Sul-americano de Clubes Campeões (A Gazeta Esportiva Ilustrada, matéria de duas páginas, abril de 1960).
* Esporte Clube Bahia conseguiu um título inédito no futebol brasileiro. Sagrou-se Campeão Brasileiro por Equipes (A Gazeta Esportiva Ilustrada, legenda de foto de meia página com o time posado do Bahia, abril de 1960).
* Santos é tetracampeão brasileiro: jogo com o Flamengo fica em zero (A Gazeta Esportiva, título de capa e título de página, edição de 20 de dezembro de 1964).
* Santos é bi do Brasil. Goleado o Botafogo: 5 a 0. Realizando uma de suas grandes exibições, o Santos conquistou ontem à noite, pela segunda vez, a Taça Brasil, obtendo conseqüentemente o título de bicampeão brasileiro de futebol… (Folha de São Paulo, título de página, 3 de abril de 1963).
* Santos foi tetracampeão. Sábado à noite, no Maracanã, com o empate a zero diante do Flamengo, o Santos FC conquistou pela quarta vez consecutiva a Taça Brasil, tornando-se dessa forma tetracampeão brasileiro de clubes (Folha de São Paulo, título de página, 21 de dezembro de 1964).
* Santos vence e é campeão. Em partida válida pela Taça Brasil, e na qual sete jogadores foram expulsos de campo, o Santos derrotou o Vasco da Gama por 1 a 0, ontem à noite, no Maracanã, sagrando-se pentacampeão brasileiro (O Estado de São Paulo, 9 de dezembro de 1965).
Você alega que o Santos foi campeão em 63 e 65 disputando apenas 4 jogos. É verdade. Entretanto, essa era a fórmula de disputa que era possível na época. Querer que um campeonato nacional na década de 1960, em um país de dimensões continentais, tenha a mesma fórmula de disputa do atual brasileirão é um pensamento anacrônico. Isso sim é ter pouco conhecimento histórico, já que era absolutamente impossível para a enorme maioria dos times, que viviam praticamente de suas rendas de público, disputar um campeonato que demandassem viagens por todo o território nacional. Financeiramente, as passagens de avião naquela época eram para pouquíssimos e o transporte aeroviário, pouco consolidado, Não era suficiente para cobrir todo o território nacional. Para sua informação, o Genoa, primeiro Campeão Italiano, com o título reconhecido em seu país, foi campeão no final do século XIX vencendo apenas dois jogos. A dificuldade de transporte, na época, dificultava a organização de um campeonato mais longo.
Outra alegação sua;
“Os clubes participavam por convite, não por direito. E a competição não abrangia todo o Brasil, muito pelo contrário. Embora já tivesse uma cara mais próxima da de um campeonato nacional, não o era. Dizer que foi é deturpar a história, simplesmente. O que vai nos levar a mais uma insanidade: dois campeões brasileiros no mesmo ano, por duas vezes (Palmeiras e Palmeiras, em 1967, Botafogo e Santos em 1968). Nada mais tupiniquim, realmente”.
Vamos aos fatos históricos:
Os clubes eram convidados? Engano seu, já que os participantes eram sempre os campeões de seus estados. Mesmo que fossem participantes por meio de convite. Pois não é o Corinthians o Campeão Mundial de 2000 reconhecido pela Fifa em um campeonato de clubes convidados? Por que é que o Palmeiras, campeão da Libertadores de 1999, não participou da competição? Não teria o Palmeiras o direito adquirido com o título da América de participar do torneio? Sobre a competição não abranger todo o Brasil, os motivos de dificuldade de transporte já foram citados acima. Sobre o Palmeiras ser campeão duplamente em 1967, por que não? O Flamengo foi campeão carioca duas vezes em 1979. Aliás, na Argentina, temos anualmente dois campeões nacionais - Um do torneio Apertura e outro do Clausura.
Outras palavras suas:
“O Campeonato Brasileiro começou em 1971. Esse é o fato”.
Vamos aos fatos encontrados por quem pesquisa muito sobre a história do futebol brasileiro, o jornalista e historiador Odir Cunha:
“De 1975 a 1979 o nome correto do “Brasileiro” foi Copa Brasil; de 1980 a 1983, Taça de Ouro; em 1984, Copa Brasil; em 1985, Taça de Ouro; em 1986, Copa Brasil; em 1987, Copa União; em 1988, II Copa União, e em 2000, Copa João Havelange. O termo “Campeonato Brasileiro” só foi adotado em 1989, e em suas quatro edições iniciais, de 1971 a 1974, seu nome era “Campeonato Nacional” – competição que serviu, principalmente, aos propósitos populistas do Governo Militar. “Onde a Arena vai mal, mais um time no Nacional. Onde vai bem, mais um time também” –era o slogan que justificava o inchaço de uma competição que a cada ano recebia dezenas de novos convidados”.
Portanto, caro Emerson Gonçalves. Antes de subestimar o conhecimento de quem acompanha sua coluna, pesquise um pouco. Pois a unificação de títulos é levada a sério por pessoas que se preocupam em reescrever uma história que sempre foi mal contada por alguns jornalistas que, por preguiça de pesquisar, acabam reverberando idéias e conceitos provenientes do senso comum.
Sem mais.
Atenciosamente,
Tiago Buckowsky Xavier.
*OBS – Para aqueles que querem saber mais sobre a história do nosso futebol, logo será lançado em livro o Dossiê elaborado por Odir Cunha para que a CBF pudesse reconhecer os campeões brasileiros de direito, que eram reconhecidos pela antiga CBD. Antes que o livro seja publicado, disponibilizo para download para os leitores do Canelada uma prévia desta obra – Clique e baixe o livreto resumo do Dossiê de Odir Cunha


December 17th, 2010 at 10:38 am
Uaaaauuu!!!
Clap Clap Clap!
E só…
[Reply]
December 17th, 2010 at 2:45 pm
Tiago, destruiu… parabéns!
Abs e SANTOS SEMPRE SANTOS!
[Reply]
December 17th, 2010 at 3:31 pm
E ai Tiago, blz.
Vejo nessa questão um ponto muito importante. A grande maioria esta pensando mais com o coração que realmente com a razão. É clubismo, simples e puro.
Funciona assim: “meu time venceu alguma coisa nessa época? Se não venceu então a CBF esta mais que errada em querer reconhecer tais títulos. Se meu time venceu algum dos campeonatos, então a CBF esta mais que correta em reconhecer os títulos”….
Digo isso baseando-me nos próprios comentários de inumeros blogs que venho acompanhando… o clube de coração sempre vem na frente, raros são as exceções.
Minha opinião é que entendo que o Robertão deve sim ser considerado e equiparado a um campeoanto brasileiro, sua forma de disputa sempre foi semelhante as do campeonato brasileiro antes dos pontos corridos, e ai pouco me importa o nome que esse era dado para aquele ano, o importante é que era o campeoanto nacional.
Em relação a Taça Brasil eu não vejo a competição com a importância e status de um campeoanto brasileiro. Entenda, não estou desmerecendo a competição, apenas dou a ela um valor diferente. Reconheço sua importância para nosso futebol, mas acho exagero compara-la a um “brasileiro”.
Em sua resposta ao jornalista vi em seu texto uma coisa que gostaria de comentar:
Se na Argentina temos dois campeões anuais, é uma questão cultural, longe de se comparar com as nossas… Também não podemos pegar uma coisa errada, Mundial de 2000, como exemplo para justificar outro erro. Em 79 houve dois campeonatos estaduais cariocas por intervenção do governo estadual, e não por outro motivo, ou seja, políticagem pura.
Para finalizar, creio que essa discussão nunca havera ponto comum, muito disso atribuido ao clubismo que mesmo tentando ser o mais imparcial possível sempre acabamos puxando a “sardinha” para nosso lado. A CBF é uma vergonha, a pessoa do presidente não perde uma oportundade de desviar o foco das discussões futebolísticas, principalmente quando seu nome esta em alta nas páginas de jornais com manchetes de corrupção, ou para fazer lob político como o fez e vem fazendo com a malfadada Taça das Bolinhas, o SPFC que o diga. Se tem uma coisa que a CBF não é, é organização, seu nome é sinônemo de desorganização e amadorismo, mesmo quando ainda era CBD… por isso Tiago, esse é um assunto que nunca vai acabar….
Um abraço meu irmão.
[Reply]
Fernando Cury Reply:
December 17th, 2010 at 3:57 pm
@cleber soares, Só vejo um ponto em que discordo de você, Cleber. No mais, o clubismo vem imperando no assunto mesmo.
Se a Taça Brasil era o Campeonato Nacional, onde TODOS na época o valorizavam como tal, inclusive os clubes (campeões ou não), pq ela tem peso diferente??? Desculpe, mas ela era de fato o maior campeonato nacional da época (e entre 59 e 66 era o único), e seu campeão era visto por TODOS como legítimo campeão brasileiro de futebol.
Tendo em visto isso, não importa a minha ou a sua opinião. A opinão dos palmeirenses ou dos corintianos. A opinião dos árabes ou dos judeus. O que importa era a opinião da época e da CBD, e essa dá o valor dos títulos como os de um campeonato brasileiro, seja este a Taça Brasil, Roberto Gomes Pedrosa, Taça de Prata, Campeonato Brasileiro, Copa União, Copa João Havelange…
E é aí que eu não consigo entender a dificuldade de aceitação. O que era, era e pronto. Não tem jeito. Não adianta falarmos aqui que era justo a Taça Brasil ter ou não ter o mesmo peso do Campeonato Brasileiro. O FATO é que tinha exatamente o mesmo peso. Os documentos mostram isso e contra fatos, não existe nenhum argumento ou opinião. “Eu acho” não cabe aqui… o que existem são documentos comprovando.
Abraços gerales!
[Reply]
cleber soares Reply:
December 17th, 2010 at 4:39 pm
@Fernando Cury, Fernando,
talvez me faltou um detalhe. Não vou discutir se é ou não é, essa é apenas minha opinião. Eu não conocrdo por exemplo com o mundial do CORINTHIANS, mas a FIFA concorda…
Em meu texto vc pode perceber que não tiro a importãncia da TB, apenas dou a ela um outro valor, acho exagero equipara-la ao brasileirão, já o RGP tem mais a cara de um brasileirão, mais difícil, modo de disputa…. mas a CBF diz que é campeão brasileiro, então é….. só acho que deveriam repensar sobre os anos de 67 e 68… se é pra ser campeão que seja então somente o que representou o país na libertadores… os dois fica forçado, não acha???
[Reply]
Fernando Cury Reply:
December 17th, 2010 at 8:37 pm
@cleber soares, ok… opiniões são opiniões e são todas respeitáveis.
Se ficam forçados os anos de 67 e 68? Pode ser que sim… Não sei bem o que pensar sobre esses dois anos, honestamente.
[Reply]
Tiago Buckowsky Reply:
December 17th, 2010 at 4:28 pm
@cleber soares,
Basta verificar as matérias de jornais da época que tratam os Campeões da Taça Brasil como Campeões Brasileiros. Há o argumento de que ela é parecida com a Copa do Brasil. Acontece que a Copa do Brasil é uma competição secundária ao atual Campeonato Brasileiro. A Taça Brasil era a única competição nacional da época. E foi criada com intuito de definir um campeão brasileiro, como podemos ver na matéria abaixo:
* E. C. Bahia venceu a Taça Brasil!… O campeão baiano não teve a mínima culpa nos acontecimentos verificados entre o juiz e os jogadores santistas. É o primeiro campeão brasileiro por equipes e será o representante nacional no próximo Campeonato Sul-americano de Clubes Campeões (A Gazeta Esportiva Ilustrada, matéria de duas páginas, abril de 1960).
Sou Santista, mas procurei esquecer o lado torcedor para fazer a pesquisa, que já faz parte de meu trabalho como historiador a quase dois anos. Tanto é que não a publiquei na coluna do Santos, e sim na coluna Caneladas Históricas. Se o Corinthians tivesse ganho a Taça Brasil, eu continuaria favorável à unificação, pois a documentação disponivel comprova que o intuito da CBD ao criar esta competição era definir um campeão nacional. A taça Brasil era bem diferente, em seu formato, do Campeonato Brasileiro atual. Mas tinha o mesmo objetivo, que era de definir um campeão nacional. Portanto, os campeões da Taça Brasil também foram campeões brasileiros .
[Reply]
cleber soares Reply:
December 17th, 2010 at 4:48 pm
@Tiago Buckowsky, Tiago,
vou repitir minhas palavras que escrevi para o Fernando, basta vc ler acima…. e reforço a pergunta…. Não deveriamos então considerar somente o time que disputou a libertadores de 67 e 68 como campeão brasileiro dos respectivos anos???? já que a intenção era ter campeões nacionais para disputa-la???
[Reply]
Tiago Buckowsky Reply:
December 17th, 2010 at 5:16 pm
@cleber soares, Esse é um problema que a CBF tem que resolver, realmente. Mas, como disse, o fato de haver dois campeões não invalida a unificaçào, visto que em várias competiçoes um time foi campeão duas vezes no mesmo ano, como o Flamengo em 1979, no Campeonato Carioca. Santos e Lusa já dividiram um título paulista em 1973 por que o árbitro Armando Marques não sabia contar !
[Reply]
December 17th, 2010 at 4:07 pm
Nossa!!! fiquei emoçionado … uuuuuuaaaauuuuuuu, Parabéns Thiago, pessoas como vc dáaa orgulho leva a história à sério,
Hontem dia 16/12/2010, tive problema com um Corinthiano,
tá com dor de cabeça até agora…eu sempre dizia que Derião
ter um pouco mais de respeito pela tragetória do Santos
tem muita gente aqui no sul falando que o Santos só tem torcedores velhos… essas pessoas deveriam repeitar o passado as rugas chega para todos mais há história fica…
tô de alma lavada… Parabéns Thiago
[Reply]
December 19th, 2010 at 4:31 pm
MUITO ESTRANHO, POR QUE O SANTOS, PALMEIRAS, CRUZEIRO, BAHIA, BOTAFOGO E FLUMINENSE NÃO DISCUTIRAM ESSE ASSUNTO ENFADONHO DAS UNIFICAÇÕES DOS TÍTULOS EM 1971? PURO OPORTUNISMO?
[Reply]
December 21st, 2010 at 10:58 pm
@Fernando Cury, Fernando, talvez me faltou um detalhe. Não vou discutir se é ou não é, essa é apenas minha opinião. Eu não conocrdo por exemplo com o mundial do CORINTHIANS, mas a FIFA concorda… Em meu texto vc pode perceber que não tiro a importãncia da TB, apenas dou a ela um outro valor, acho exagero equipara-la ao brasileirão, já o RGP tem mais a cara de um brasileirão, mais difícil, modo de disputa…. mas a CBF diz que é campeão brasileiro, então é….. só acho que deveriam repensar sobre os anos de 67 e 68… se é pra ser campeão que seja então somente o que representou o país na libertadores… os dois fica forçado, não acha???
[Reply]
December 22nd, 2010 at 5:42 am
Tiago, destruiu… parabéns! Abs e SANTOS SEMPRE SANTOS!
[Reply]
December 22nd, 2010 at 3:35 pm
@Fernando Cury, Fernando, talvez me faltou um detalhe. Não vou discutir se é ou não é, essa é apenas minha opinião. Eu não conocrdo por exemplo com o mundial do CORINTHIANS, mas a FIFA concorda… Em meu texto vc pode perceber que não tiro a importãncia da TB, apenas dou a ela um outro valor, acho exagero equipara-la ao brasileirão, já o RGP tem mais a cara de um brasileirão, mais difícil, modo de disputa…. mas a CBF diz que é campeão brasileiro, então é….. só acho que deveriam repensar sobre os anos de 67 e 68… se é pra ser campeão que seja então somente o que representou o país na libertadores… os dois fica forçado, não acha???
[Reply]
December 23rd, 2010 at 8:46 pm
Vc usa exemplos esdrúxulos para tentar comprovar a sua tese. Querer falar de título mundial do Corinthians (pq será q aquela fórmula não continou? Pq será que ninguém, além dos corintianos, leva aquele título a sério?), erro de contagem do Armando Marques…comentar o caso do campeonato argentino então…seja mais historiador e menos torcedor Thiago. Gde abraço.
[Reply]
Fernando Cury Reply:
December 24th, 2010 at 8:27 am
Sabe quando se releva opiniões como a sua? Quando você vem e diz porque acha os exemplos citados esdrúxulos. Como você simplesmente disse sem ao menos se explicar, ou seja, quando você simplesmente ataca sem dizer o porque disso, sua opinião é que é esdrúxula. Aprenda a debater, amiguinho. E outra: pra qual time torce?
[Reply]
Bruno Reply:
December 24th, 2010 at 8:54 pm
@Fernando Cury,
Conforme Cleber Soares disse (explicando o que já é claro e não mereceria nova explicação):
“Em sua resposta ao jornalista vi em seu texto uma coisa que gostaria de comentar:
Se na Argentina temos dois campeões anuais, é uma questão cultural, longe de se comparar com as nossas… Também não podemos pegar uma coisa errada, Mundial de 2000, como exemplo para justificar outro erro. Em 79 houve dois campeonatos estaduais cariocas por intervenção do governo estadual, e não por outro motivo, ou seja, políticagem pura.”
Vc ainda comentou, aparentemente concordando com a opinião, visto que estes argumentos nao se encontram entre os que vc disse não concordar:
“Só vejo um ponto em que discordo de você, Cleber. No mais, o clubismo vem imperando no assunto mesmo.
Se a Taça Brasil era o Campeonato Nacional, onde TODOS na época o valorizavam como tal, inclusive os clubes (campeões ou não), pq ela tem peso diferente??? Desculpe, mas ela era de fato o maior campeonato nacional da época (e entre 59 e 66 era o único), e seu campeão era visto por TODOS como legítimo campeão brasileiro de futebol.”
Estou atacando os argumentos usados para dar legitimidade à tese do Thiago. Argumentos que já tinham sido debatidos em um ou mais comentários anteriores, inclusive com a sua participação. Portanto, meu amigo, não venha pregar sua cartilha sobre debates. Mesmo porque, vc mesmo não faz uso da mesma.
Abraço
[Reply]
December 24th, 2010 at 8:15 pm
DETONOUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU
DÊ FATOS AOS FATOS! QUEM SABE, SABE!
PARABÉNS….
[Reply]
February 8th, 2011 at 10:31 pm
Discordo. http://blog.sylviomicelli.jor.br/2010/12/22/a-unificacao-dos-titulos-pela-cbf-e-a-politicagem-do-futebol-brasileiro/
[Reply]
March 2nd, 2012 at 4:29 pm
Parabéns pela matéria e PALMEIRAS OCTO-CAMPEÃO BRASILEIRO com justiça. Há tem outra coisa, um dirigente do SPFC disse que tem time aí que acha que é campeão brasileiro só com 4 jogos – e o time deles que acham que é campeão mundial com 1 jogo só.
[Reply]