Canelada

Home | « Todos os posts de Caneladas Táticas

O futebol bonito do FSV Mainz 05 – Os meninos do chucrute

por
20/10/10

Aqui no Brasil se falou muito em futebol bonito no primeiro semestre. Muito por conta do Santos F.C que armou um time extremamente ofensivo com revelações e um grande nome do cenário mundial.

Houve toda aquela confusão de desmerecer adversários x futebol moleque, enfim, uma questão ao menos foi unanime: O Brasil realmente é um país onde o futebol tem que ser jogado bonito.

No resto do mundo também. Prova disso é o maravilhoso time do FSV Mainz 05 que joga a Bundesliga (Campeonato Alemão de Futebol).

Estou certo que muitos ao lerem esse post vão torcer o nariz. “Como um time pequeno do futebol alemão pode ser comparado com aquele Santos que encantou a todos? Esse Anderson tá ficando louco.”

Louco ainda não fiquei. Mas fiquei louco no sofá vendo esse time jogar. Eu até comecei a torcer – coisa que não sou muito fãs de fazer para times internacionais – e buscar mais informações sobre esse time que me encantou.

Só para começar foram sete vitórias nas sete primeiras rodadas da Bundesliga. Igualou os feitos do Bayern de Munique de 1995 e do Kaiserslautern de 2001. Anotou 18 gols e sofreu 7.

Mas ai vão dizer aquela velha expressão do futebol: Cavalo Paraguaio. Até porque recentemente perdeu para o Hamburgo – de Zé Roberto – o que acabou deixando o Mainz na segunda colocação atrás do Borussia Dortmund que está em primeiro com o mesmo número de pontos, mas leva vantagem no critério de desempate.

Pelo que eu vi, não posso classificá-lo como Cavalo Paraguaio. Ele pode realmente cair pelas tabelas daqui pra frente mas não acho que isso vai ocorrer. É um time consistente que joga pra cima com toques rápidos e muito seguro na defesa. E o melhor, não há um medalhão na equipe. A começar pelo técnico.

O autor dessa obra é o desconhecido técnico Thomas Tuchel, 37 anos (o mais novo da liga) – ex-zagueiro que parou aos 25 anos por uma grave contusão –  que assumiu a equipe no ano passado (agosto) após passar alguns meses treinando as categorias de base do clube. Antes, o até então desconhecido técnico, foi campeão do campeonato sub-19 alemão com o Augsburg e anteriormente havia treinado as categorias de base do Stuttgart. Conseguiu ano passado a nona colocação na Bundesliga. Um feito já que o Mainz havia acabado de subir para a primeira divisão. Hoje já virou ídolo e até já aparece em vídeos no meio da torcida do Mainz comandando a bagunça. Realmente ele está quebrando paradigmas na terra de gente bem gelada.

Para essa temporada, mostrando que é um técnico que sabe descobrir talentos, subiu para o profissional o jovem André Schürrle. Ainda por cima conseguiu o capitão da seleção sub-21 alemã, Lewis Holtby (emprestado pelo Schalke 04) de apenas 19 anos que vem o principal jogador do time com dois gols e sete assistências.

Na frente, completando esse quarteto ofensivo (olha ai mais uma ligação com os meninos da Vila) estão os “senhores” Adam Szalai (23 anos – húngaro –  veio do Real Madrid) e Sami Allagui (24 anos – tunisiano – Seleção da Tunísia e veio do Greuther Fürth – segunda divisão alemã). Cada um já fez três gols para o time do Mainz.

Se Szalai e Allagui são os senhores da frente o que dizer então do meio campo Miroslav Karhan de 34 anos? Ele é que da a segurança no meio para a molecada pintar e bordar lá atrás. Eugen Polansk, polonês naturalizado alemão de 24 anos, fecha também fecha o meio.

Já na defesa o lateral esquerdo Christian Fuchs é também uma arma ofensiva. Muito bom no apoio e melhor ainda defendendo. Ainda na defesa Bo Svensson, Nikolce Noveski e Radoslav Zabavnik ajudam a manter a defesa como a segunda melhor da Bundesliga.

Indo ao que interessa nessa coluna o Meinz joga em um 4-4-2 losango mas de um modo diferenciado. O segundo volante joga bem mais a frente da área quase como um meia e o segundo meia joga mais próximo do meio campo ajudando tanto no ataque quanto na marcação.

Esse esquema torma o Mainz muito ofensivo mas sem esquecer de defender porque a maior de suas armas é a saída rápida da defesa para o ataque, com muito toque de bola e movimentação explorando também os contra-ataques.

Técnico novo e inovador, excelentes meias e atacantes jovens e com gana de vencer e uma defesa bem treinada. Esse é o FSV Mainz 05.

Vale muito a pena assistir aos jogos anteriores e aos futuros jogos dessa grande equipe

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

2 comentários

  1. Tiago Buckowsky disse:

    Vi um jogo desse time e fiquei impressionado com a movimentação dos homens de frente. Eles não param de se alternar. O cara que ataca pela esquerda troca de posição várias vezes com o que cai pela direita e a zagueirada ficava louca. Fora a velocidade na saida de bola. Muito bom esse time !

    [Reply]

  2. Anderson "Mené" Vieira disse:

    O legal é isso. Parece que o técnico colocou na cabeça dos caras que é preciso muito esforço e movimentação para se destacar. Eles jogam como se fosse sempre uma final.

    [Reply]

Gostou? Não? Comenta aí: