Canelada

Home | « Todos os posts da Copa do Mundo 2014

Está na hora de mudar, ou não?

por
2/07/14

Vem aí mais uma decisão para a Seleção Brasileira. O Brasil enfrenta a Colômbia em jogo válido pelas quartas-de-final. O time ainda não teve uma atuação convicente, encantadora ou empolgante. É evidente que tem grandes dificuldades e é preciso superá-las urgentemente.

Os laterais brasileiros são dos jogadores mais questionados. Daniel Alves e Marcelo precisam abrir o olho, com suas formas atuais, vão sofrer com James Rodríguez e Cuadrado pelos lados do campo. É preciso ficar ligado e não deixar tanto espaço. Maicon no lugar do Daniel não seria nenhum absurdo, principalmente pelo poder de marcação superior ao lateral do Barcelona.

A suspensão do Luiz Gustavo é um desfalque importante para a equipe. Ramires e Paulinho lutam pela vaga. Fernandinho deve jogar mais atrás e será o primeiro volante, função que cumpre na Inglaterra e muito bem por sinal. Eu até gostaria de ver o adiantamento do David Luiz para a ‘volância’ e colocar o Dante como parceiro do Thiago Silva, já que David mostra qualidade como volante.

Na minha visão, é preciso sacar o Oscar do time, ele não vem bem desde antes da competição. Contra a Croácia ele fez um bom jogo, mas depois voltou a cair de desempenho e merece sair do time titular, como Paulinho. Willian é uma alternativa, por ser mais agudo, veloz e talvez seja a primeira opção, mas há também a possibilidade de utilizar Hernanes. Ele é classudo, joga simples e  tem muita qualidade no passe e na finalização. A Seleção necessita de organização no meio-campo e ele é o cara perfeito pra isso atualmente, e ainda ganha o bônus da finalização de fora da área, como um homem surpresa no apoio. Um dos maiores problemas do Brasil, a saída de bola, feita de forma abusiva a partir dos defensores poderia melhorar com a entrada do jogador da Inter. Além disso, Fred não consegue jogar e precisa de sorte pra bola chegar nele, já que a seleção não tem criação. Hernanes no time ajudaria muito o atacante, bolas infiltradas na defesa é o que falta para o Fred fazer gols.

Uma outra coisa que falta é variação tática, isso não existe na seleção brasileira. As jogadas são cantadas, é quase sempre pelo lado ou uma ligação direta. É preciso variar, urgentemente.

Mostra tua força Brasil!

O Brasil enfrentará uma ótima Colômbia. ‘Los cafeteros’ estão jogando muito bem e foi uma das poucas que convenceram. James Rodríguez e Cuadrado pelos lados do campo trarão dificuldades para nossos defensores, sobretudo os laterais, que vão precisar de atenção e de uma cobertura eficiente dos volantes. E ainda conta com o apoio do lateral Armero, que é muito veloz.

E aí caro leitor, quais mudanças você faria? Comente.

Sobre Júlio César, eu cantei a pedra em fevereiro. Confira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

9 comentários

  1. Pedro Amaral disse:

    Concordo plenamente com a entrada de Maicon, mas não acho necessário adiantar David Luiz até porque vem monstruoso na zaga e ele mesmo ja disse que nao gosta muito de jogar mais a frente. Fernandinho e Paulinho são uma boa dupla para jogar ali, até porque temos que nos impor tambem. A Colombia tem uma defesa lenta e pesada e apenas Sanchez como volante mais marcador. Fora os laterais que sobem bastante. Quanto a entrada de Hernanes ou William não acho tão necessário assim. Oscar foi mal mesmo no ultimos jogos, mas está sendo muitas vezes sacrificado pela baixissima produtividade de Hulk e mesmo errando ele nao se omite do jogo, marca, corre, da carrinho e as vezes que William entrou nao vi tanta melhora assim. Alem disso tudo, Felipão o colocou na direita em boa parte do jogo contra o Chile, prejudicando sua atuacao. Ele tem que jogar mas centralizado, sabemos que tem grande potencial, e na minha opiniao e mais jogador que o William ou Hernanes. Porem, acho que ambos seriam boas armas para um segundo tempo. Mas uma mudanca que deve ser feita imediatamente e a entrada de Maicon, alem de marcar muito melhor que o Daniel Alves tem muito mais qualidade na frente tambem. Cruza melhor e finaliza melhor. Nao sei como ainda nao tomou a vaga dele. Coisas de Felipão…

    [Reply]

  2. Mateus disse:

    Ótima análise!

    [Reply]

  3. Jessica H. disse:

    Concordo em tudo, Ângelo! O meio campo não cria e consequentemente a culpa de falta de gols nos jogos mais duros cai sobre Fred. Aliás, que não recebe passes tão importantes quanto Jô recebeu na partida contra o Chile. Neymar pode decidir, mas não é sempre que vai estar desmarcado. Sem soltar a bola, vai ser difícil. A seleção precisa jogar mais coletivamente e lembrar que dos pés do coadjuvante pode sair a classificação. As laterais já são caso perdido se Felipão não mudar. Daniel Alves é de longe o mais criticado – e com razão.

    [Reply]

  4. Leonardo Souza disse:

    Falou tudo Pedro! Mas po, nao consigo ver o Hernanes como reserva nesse time, eu acho que ele é o que tem mais características de um pensador ta ligado, segurar mais a bola e tal, é isso que ta faltando!

    [Reply]

  5. Luis Caique disse:

    Eu sacaria Fred do time e botaria Hernanes no lugar. Fred não está bem, faz uma pivô mal feito, não vem conseguindo incomodar os zagueiros, ou seja, não produz dentro de campo. Com a mudança treinaria com Oscar fazendo um falso centroavante, já que é um meia alto e veloz. E a entrada do Hernanes concordando com seus argumentos. Com a lenta defesa colombiana a variação entre oscar, hulk e neymar poderia dar trabalho a seleção colombiana. A principal perda seria na presença de área do matador, mas que pode ser compensada na bola parada com a presença de Thiago Silva e David Luiz, que são bons no jogo aéreo.

    [Reply]

  6. Diego Castro disse:

    Felipão tá com um esquema muito burocrático. Espero um Brasil mais ofensivo. Abs Ângelo Andrade!

    [Reply]

  7. Ângelo Andrade disse:

    É isso mesmo, Diego. Todos nós esperamos, ofensivo e eficiente. Abraços e valeu pela força!

    [Reply]

  8. Ângelo Andrade disse:

    Pelo que venho acompanhando, caso o Fred saia do time, quem vai fazer o 'falso nove' será o Neymar. Mas é isso aí mesmo, Luis Caique. Vamos aguardar, amanhã é dia!

    [Reply]

  9. Ângelo Andrade disse:

    David Luiz é coloquei como mais uma opção, apesar de gostar dele nessa posição, foi melhor assim no Chelsea. Oscar não cumpre a expectativa de construção de jogo e esse é um dos principais problemas dessa seleção, a entrada do Hernanes seria exatamente pra isso, construir. Concordo contigo, Maicon tem que pegar essa vaga do Daniel, pra ontem! Valeu pela participação, Pedro Amaral. Amanhã é dia!!! Abraços.

    [Reply]

Gostou? Não? Comenta aí: