Canelada

Home | « Todos os posts da Copa do Mundo 2014

O fantasma de 50 pede BIS

por
5/06/14

O fantasma de 50 está no Rio

De sensação da última Copa a quase ausência na próxima. Só se surpreende com isso quem não conhece a história da Celeste Olímpica. Se você pretende acompanhar o Uruguai na Copa do Brasil aprenda agora a lição número 1: não haverá vitória fácil, mas em compensação também não faltará vontade, raça e obediência tática, o que pode fazer a diferença quando a qualidade técnica do ataque uruguaio não for suficiente.

Assim como o caneleiro Ângelo Andrade já havia feito com a seleção portuguesa aqui, vou DESENREDAR todas as informações que você precisa saber sobre o campeão da primeira copa disputada no Brasil.

A Muralha Uruguaia

Muslera é a muralha uruguaia

Muslera é um goleiro que dispensa apresentações. Às vésperas de completar 28 anos vai para sua segunda copa do mundo, um belo currículo para um goleiro. Muslera já mostrava a que vinha quando ainda IMBERBE e jogando pelo Nacional de Montevideu fechou o gol para eliminar o Inter da Libertadores 2007 no estádio Beira-Rio diante dos olhos atônitos deste que vos escreve.

Raça Charrúa na defesa

Maxi Pereira, Lugano, Godin e Martin Caceres

O sistema defensivo uruguaio é forte mas recebe alguns olhares de desconfiança. Os laterais Maxi Pereira e Martin Caceres são muito mais marcadores do que apoiadores, o que não significa que sejam totalmente confiáveis na marcação. A dupla de zaga tem potencial para colocar respeito, medo e ESCOREAÇÕES em qualquer atacante. Lugano não se constrange em DESCER O SARRAFO quando necessário e espera calar nesta Copa os que dizem que aos 33 anos ele já é um zagueiro velho. Ao seu lado está Diego Godin, nada mais, nada menos do que o capitão do time de defesa mais sólida da europa hoje, o Atlético de Madri. Godin fez uma temporada ótima e muito segura. A dupla também chega bem no ataque nas bolas paradas, o que pode render gols decisivos para a celeste.

Meia cancha duvidosa mas não menos peleadora

Arévalo, Gargano, Cristian Rodriguez e Gastón Ramirez

O meio de campo está longe de ser o setor de destaque da seleção uruguaia. Mas nem por isso os adversários devem esperar vida fácil. A dupla de voltantes Arévalo e Gargano atuam como fiéis cães de guarda do sistema defensivo. Cristian Rodriguez, outro destaque do Atlético de Madrid conta com a ajuda de Gastón Ramirez para municiar o ataque. Caso Ramirez não renda o esperado, pode ser substituído por Stuani que tem atuado bem pelo lado do campo.

Um dos melhores ataques do mundo

Edinson Cavani e Luisito Suarez

Nem só de raça e marcação vivem os uruguais. Não mesmo. Quantas equipes do mundo podem dizer que contam com uma dupla de ataque da envergadura de Edinson Cavani e Luisito Suarez. Ambos vão para a seguda copa, mas dessa vez como estrelas, não mais como surpresas. Cavani não foi tão bem em 2010 mas tem tudo para ir bem em 2014, calou os que o acusavam de ser um centroavante tosco e se mostra um jogador com recursos. Em Suarez paira o maior drama uruguaio para essa copa. Luisito GASTOU A BOLA nesta temporada mas vem de uma cirurgia no menisco e está MORDENDO o que for preciso para se recuperar a tempo de dar mais uma “mãozinha” para a seleção em copas. Se os dois jogarem o que sabem, Italia e Inglaterra podem se preocupar em disputar o segundo lugar.

Uma carta na manga muito valiosa

Diego Forlan

Eu sei que já se foram os 11 titulares, mas como deixar de mencionar que se as coisas não estiverem correndo bem a celeste tem no banco o melhor jogador da última copa? Impossível.
Diego Forlán está com 35 anos e é considerado por muitos como ex-jogador, mas mesmo depois de uma passagem irregular pelo Inter e estar jogando agora no Japão ainda podemos esperar uma bola de qualidade saindo de seus pés para assistências inesperadas e chutes venenosos. Numa época em que a bola parada decide tantos jogos ninguém pode se dar ao luxo de desprezar Forlán.

Como sempre os uruguaios vem se fingindo de mortos para desbancar os desavisados no mata-mata. Poucas seleções estão tão acostumadas a fazer história quanto eles. Muitos foram pegos de supresa em 2010, é melhor não pagar para ver em 2014. O fantasma de 50 já está no Rio e está louco para participar da festa:

Guilherme Rocha
@guirocha

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Gostou? Não? Comenta aí: