Canelada

Home | « Todos os posts da Copa do Mundo 2010

Copa do Mundo é isso!

por
2/07/10

A Copa do Mundo é maravilhosa, e carregará essa mística pra sempre. E, ironicamente, meu sentimento quanto a isso aflorou somente hoje, no dia da eliminação da Seleção do Dunga. Não pelo jogo do Brasil, que me decepcionou em vários níveis possíveis, jogo ruim, Holanda decepcionando, muita violência…

Hoje pude ver o melhor jogo da Copa. Não vi os 90 minutos regulares, ainda voltava do trabalho. Mas cheguei a tempo de ver o principal, o que estava guardado pra mim.

Escrevi recentemente um post sobre o nacionalismo do Brasileiro, sazonal. Hoje pudemos ver o outro lado da moeda. Os Africanos sim, tem verdadeiro amor à pátria. É tocante o sentimento dos torcedores e jogadores, que transferem para o futebol parte da responsabilidade de lhes fazerem felizes. Foi lindo, fantástico, e mais uma vez irônico, o choro de Gyan ao final da disputa de pênaltis. Ao final do sonho. A África do Sul se tornou barulhenta, colorida e esperançosa de uma boa Copa dos anfitriões. Não deu pra eles. Os outros Africanos não foram bem, e também acabaram voltando pra casa mais cedo. Restava Gana.

E, contra os EUA, a boa Seleção Africana mostrou que estava disposta a fazer história. Com muita luta, arrancou na prorrogação sua classificação. E hoje, contra uma Seleção que sua raça, vontade e determinação, foi quase. A defesassa de Luiz Suarez deu chance à Gana. Gyan perdeu. Talvez por excesso de confiança.

Nos pênaltis, vitória Uruguaia por 4 a 2. Marcado o ressurgimento da primeira potência do futebol mundial. Gana eliminada.

Daí pra frente, um momento que certamente ficará marcado na história de todas as Copas, na história do esporte. Gyan, carregando obviamente sentimento de culpa, literalmente desabou. Foi levantado pelos companheiros e consolado, mas nada iria adiantar.

Chorava não por ter perdido o pênalti, não pela posssibilidade de ficar marcado negativamente, tais pensamentos não justificariam tanta sinceridade num choro. Chorou por sua nação. Chorou por Gana. Chorou pela África. Pela torcida fantástica, que faz festa, apoia o tempo todo, mesmo sabendo que no futebol, ainda são inferiores. Porque como humanos, estão de parabéns. Vêm de um continente sofrido, que lutou até recentemente em guerras civis… Que ainda tem problemas políticos e humanitários, esses ainda mais sérios. Parabéns pra África!

Perfeito o jogo, o melhor disparado da Copa. Não pelo nível técnico, longe disso. Mas por ter sido um jogo legítimo de Copa. O único até agora. Perfeito também o comentário de Maurício Noriega, no Sportv, “Nenhum dos 2 merecia perder”.

Pra quem não sabia, Copa do Mundo é isso.

Por isso que eu amo o futebol!

Obrigado Gana! Obrigado Uruguai!

A Copa de 2010, pra mim, já valeu!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

2 comentários

  1. Vinícius Vidal disse:

    qué raça? qué raça? tomaeeee! Uruguai fez da copa do mundo uma libertadores. mete a mão, faz de pênalty, chuta de canela porra! E saiu classificado!

    Impossível conseguir trampar com esse jogo rolando. JOGAÇO!

    No jogo do Brasil eu queria ver a selecinha ser pressionada de vdd, e foi, deu no que deu, eliminada e feia, igual ao Corinthians. Só mala, nome e história.

    [Reply]

  2. Luiz Machado disse:

    Pena que só assisti os últimos 5 minutos da segunda prorrogação. Mesmo assim foi melhor que todos os jogos que eu vi do Brasil nessa Copa.

    [Reply]

Gostou? Não? Comenta aí: