Canelada

Home | « Todos os posts da Copa do Mundo 2010

Desequilíbrio. A marca da seleção e do técnico Dunga.

por
2/07/10

E o Cruyff estava certo. Dá vergonha ver a seleção brasileira jogar. Seleção que tem a cara do Dunga: extremamente defensiva e desequilibrada. A seleção não parece com o futebol brasileiro. Espera o adversário jogar e só faz gol no contra-ataque. Mais ou menos como o São Paulo nos seus últimos títulos. É o que chamam de futebol moderno os nossos professores doutores treinadores. Esse foi o Brasil que vimos nessa copa. Uma convocação equivocada, um esquema de jogo europeu, covarde, e uma escalação sem brilho, sem carisma.

******

O jogo de hoje começou com a Holanda marcando pressão e sufocando o Brasil. Num único lance Felipe Melo enfiou a bola nas costas da zaga e Robinho marcou. Outra jogada de Robinho na esquerda e finalização de Kaká, no ângulo, que o goleiro defendeu. E só. Muito pouco pra quem quer ganhar uma Copa do Mundo.

******

Do outro lado, a Holanda voltou pro segundo tempo com o mesmo ímpeto do primeiro. Sufocou o Brasil de novo. E não deu o contra-ataque. Como Portugal já não havia dado, como a Bolívia, a Colômbia também não deram nas eliminatórias. E aí o que aconteceu? O esquema não funcionou. Porque sem contra-ataque, sem correria enquanto tomamos a bola depois de sermos sufocados, não jogamos. Ou melhor, a seleção do Dunga não sabe jogar. Empatamos com times medíocres. Mas no primeiro grande adversário que pegamos…desclassificados! Melhor assim, chegar capengando à final e tomar um vareio de bola da Argentina ia ser duro de aturar!

******

Sim, a Argentina que joga como Argentina, como futebol sul-americano, pra cima, pra frente. Ah, a defesinha deles é fraca? Claro que é, mas o que importa? O Santos de Pelé tomava 3 gols mas fazia 6! Nosso futebol não é esse que vimos, na retranca. Mas além disso, também temos nossa parcela de culpa. Nós, torcedores e a mídia, que fabrica craques e personalidades do dia pra noite. Tirando o Lúcio, que foi pra cima, lutou, atacou, os outros “craques” do time, TODOS, sem exceção, se omitiram. Vamos de uma vez por todoas colocar o pé no chão, galera. Robinho é muto bom jogador, mas não é o novo Pelé; Kaká é ótimo jogador, mas não engraxa as chuteiras de um Zico, de um Rivellino; e Luís Fabiano… pelamordedeus! Seria nessa seleção, um bom reserva, caso Adriano ou Ronaldo levassem mais a sério suas carreiras. Ele não tem carisma, se enrola com a bola em alguns lances…é bom jogador, mas não é o que temos de melhor. E seleção, a princípio, é isso: o que temos de melhor. Júlio César, melhor goleiro do mundo – falhou bisonhamente no primeiro gol!!! Alguém viu o tal de Maicon “voando” em campo?

******

O que se viu foi o reflexo de um comandante: o destempero, o desequilíbrio de todo o time, não só do inconvocável Felipe Melo. Ele talvez seja o menos culpado. Afinal, ele não foi pra África por conta própria!

******

Deus castiga. Tanto tripudiou dos craques de 82 e dos craques de hoje, tanto criou inimizades com jornalistas, cronistas e na própria CBF, que papai do céu não podia dar força. A segunda era Dunga chega ao final. E o balanço todos nós já sabemos: Dunga é o maior perdedor da história do futebol brasileiro. Perdeu 3 copas (90, 98 e 2010) e venceu apenas uma (94). Ufa, ainda bem que acabou!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

2 comentários

  1. Luiz Machado disse:

    O Dunga levou quem quis e fez o que dava pra fazer. Com esse time tinha que parar nas quartas mesmo.
    O descontrole dele fez o time inteiro perder a cabeça. Todo mundo sabia que o Felipe Melo ia acabar estourando. Viu o treinador enlouquecido e não pensou duas vezes.
    Pelo menos agora a gente se livra do Dunga.

    [Reply]

  2. Canelada | CaneladasSortidas | Retrospectiva Canelada 2010 disse:

    […] Brasil decepcionava na Copa e como não podia deixar de ser, Dunga teve várias caneladas em sua homenagem. Por outro […]

Gostou? Não? Comenta aí: