Canelada

Home | « Todos os posts da Copa do Mundo 2010

Campanha #gansoeneymarnacopa é Pedido Nacional

por
23/04/10

A campanha #gansoeneymarnacopa , idealizada pelo jornalista Odir Cunha em seu Twitter, há muito tempo deixou de ser uma empreitada de torcedores santistas. O clamor agora é nacional. Amantes de futebol de todo o país querem ver o hexacampeonato da seleção canarinho. Como deixar de fora, então, os dois melhores jogadores que atuam no país.

Até mesmo o “Profexô”, que desperdiçava o futebol de Neymar, fazendo-o esquentar o banco de reservas no ano passado, já se curva ao talento do garoto e pede a Dunga que o jogador faça parte do elenco na Copa do Mundo que será realizada este ano, na África do Sul.

Jornalistas da pauta esportiva são quase unânimes em defender a convocação de Ganso e Neymar para a Copa de 2010. Poucos são aqueles que duvidam que os dois jogadores possam repetir as atuações com que se consagraram vestindo a camisa do Santos.

Vamos pensar no seguinte. Em pouco tempo de atuação ao lado de Robinho, que já está na seleção, Ganso e Neymar já estão mais do que entrosados taticamente. Os três jogadores estão às vésperas de conquistar o Campeonato Paulista, com sobras perante os adversários. A seleção terá pouco tempo de treino. A convocação dos Meninos da Vila queimará etapas no processo de preparação.

Outdoor na cidade de Campo Grande

Outro ponto a ser discutido é a reserva de Kaká. Não há um jogador que possa preencher esta lacuna além de Paulo Henrique Ganso. Talvez Diego, hoje no futebol italiano, seja uma boa opção. Mas Dunga parece não manifestar interesse na convocação do meia da Juventus. Caso Ganso não seja convocado, o reserva imediato de Kaká é Julio Baptista – um jogador que está longe de ter a técnica, a habilidade e a velocidade a altura do titular. Lembremos que Kaká anda contundido e em má fase no Real Madrid.

A não convocação dos dois jogadores do Santos é uma injustiça com o futebol brasileiro. Se formos ao Dicionário Aurélio, encontraremos o seguinte significado para a palavra selecionado – escolhido entre os melhores; seleto.

Julio Baptista, Josué, Felipe Melo, Gilberto Silva e Ramires, entre tantos outros jogadores, não são superiores a Ganso e Neymar. Nem mesmo Adriano, que na atual fase não consegue nem mesmo ser prefeito da Chatuba, quanto mais Imperador.

Lembro-me perfeitamente quando Diego Cavalieri fechava o gol do Palmeiras com impecáveis atuações, e mesmo assim, Dunga convocava o goleiro Doni, que vai à Copa da África mesmo sendo reserva na Roma. Tudo em nome da chamada coerência em seu trabalho.

Essa coerência burra, pragmática e burocrática, pode fazer com que os Meninos da Vila acompanhem a Copa pela televisão. A não ser que a pressão do clamor popular faça com que a CBF intervenha na escalação, como tantas vezes fez. O que acho difícil, já que os resultados são favoráveis ao técnico da seleção brasileira – mesmo com um futebol sofrível, Dunga ganhou todas as competições que disputou.

Na África do Sul, da mesma forma como em outras competições, podemos ganhar o título. Entretanto, Se Dunga insistir nessa história de que o grupo está fechado, seremos campeões sem a arte e a magia do futebol moleque dos Meninos da Vila.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

1 comentário

  1. Juliano disse:

    Sempre Neymar e Ganso na seleção…o argumento de eles estarem entrosados é mto bom, já penso os 3 apavorando na copa como estão no Santos?

    [Reply]

Gostou? Não? Comenta aí: