Canelada

Home | « Todos os posts da Copa do Mundo 2010

Uma Final que a Copa não merecia

por
12/07/10

Saudosista. Creio que seja a palavra que mais define o que sou. Ou o que tento ser. Certo que nem tão velho sou para ter apreciado os momentos mais bonitos e marcantes da história do futebol, no tempo em que era somente um esporte.

Longe de querer ser radical, fiquei decepcionado com a Final da Copa da África, confesso. Entendo sim que o medo de se arriscar torna esse tipo de jogo truncado e feio mesmo, mas gostaria que fosse diferente.

Uma coisa é certa: A Espanha foi campeã merecidamente. É um timaço, daqueles de entrar pra história. A Alemanha, durante a Copa se tornou de maneira incontestável a favorita e merecedora do título, e quem conseguisse eliminá-la, seria a grande favorita. Foi o que aconteceu. A grande Final da Copa aconteceu, pra mim, na quarta-feira passada.

Quanto à Holanda, inegável que merece um título mundial. Mas merece pelos timaços que montou e pelas revoluções que fez no futebol. Existe o futebol pré e pós Holanda. Porém, esse time da Holanda de 2010 não condiz com a Tradição Holandesa. Joga feio, é violento e não encanta. Ficaria feio pro futebol se o único título da história Holandesa fosse jogando dessa maneira.

Sobre o jogo, emoções foram muitas. Gols absurdamente perdidos por Robben, os 2 goleiros com atuações impecáveis.. Porém, a violência infelizmente imperou no jogo. Sem contar o segundo de Heitinga, foram 13 cartões amarelos. A voadora de De Jong no primeiro tempo era passível de expulsão e suspensão por algum tempo. Assim como o salvador Iniesta também deveria ter tomado um vermelho por jogada desleal.

Muitos dizem que a Copa foi feia, maioria pelo fato do Brasil ter decepcionado.  Em tempo: O Brasil não decepcionou, fez o que dava pra fazer nas condições que foi a Copa. Outros pelos jogos ruins, poucos gols. Uma Copa do Mundo não tem a menor obrigação de apresentar 64 lindos jogos. Seleções do mundo inteiro vão ao Mundial, inclusive as fracas.  E sim, uma partida entre Goiás x Flamengo, Santos x Avaí pode sim ser melhor que jogos da Copa. Muitas vezes é.

A Copa de 2010 foi linda. Oportunidades de assistir a jogos históricos, como foi aquele Uruguai x Gana não vêm toda hora. Falando nisso, a campanha do guerreiro Uruguai é de se aplaudir de pé. A cerveja diz outra coisa, mas os guerreiros são eles! E justíssima a escolha de Forlán como melhor da Copa, um monstro. Nem a Final, decepcionante, conseguiu tirar o brilho dessa Copa, a mais animada dos últimos tempos. Ponto pra África.

A Copa vai deixar saudades. Mais 4 anos a espera do dito maior evento esportivo do Mundo (não concordo). Para os Brasileiros, uma espera ainda mais esperada pela Copa de volta ao Brasil em 2014. Para os alienados, tudo lindo. Já quem tem noção, a Copa que nosso País infelizmente ainda não está pronto para receber.

E chega de Ke Nako, chega da vuvuzela.

Parabéns a Fúria, que de amarelões passaram a ser campeões!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

1 comentário

  1. FERNANDO MARTIM disse:

    A FINAL DA COPA NÃO FOI MERECIDA PORQUE DEVIA SER DISPUTADA ENTRE AS MELHORES SELEÇÕES DO MUNDO E FOI UM JOGO MUITO FEIO NÃO ERA DIGNO DE UMA FINAL DE COPA DO MUNDO.

    [Reply]

Gostou? Não? Comenta aí: