Canelada

Home | « Todos os posts do Timão

JÁ SABE SOBRE O PARTIDO NACIONAL CORINTHIANO?

por
24/05/16

NOVA DEMOCRACIA EM PRETO E BRANCO? LUTA PELOS DIREITOS DO POVO? O QUE É O PNC?

 

Se você não conhece, ao menos deve ter ouvido as notícias e as polêmicas da última semana ao entorno deste assunto. Na terça-feira, dia 17 de Maio de 2016, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo aprovou o registro do PNC, Partido Nacional Corinthiano, em âmbito estadual.

Com isso, o partido consegue avançar em suas pretensões de obter o registro nacional. O PNC comprovou até o presente momento que tem o apoio de mais de 24 mil eleitores no Estado de São Paulo, assim conseguindo seu registro estadual, sendo que o exigido pelo Tribunal Eleitoral é de pouco mais de 21 mil eleitores. Vale lembrar que o Tribunal Superior Eleitoral havia rejeitado por unanimidade em Setembro de 2015 o pedido de registro do PNC em âmbito nacional.

Mas se você não conhece, vamos contar um pouco mais sobre o PNC:

O partido teve seu início no ano de 2014, e olha que rapidamente teve seu crescimento validado não somente no Estado de São Paulo, mas como também se espalhando pelo país com adesões por vários estados do norte, como Amazonas, Acre, Amapá, Roraima, além de Piauí e Sergipe no nordeste. Também existem representações já protocoladas nos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro e Minas Gerais perante a Justiça Eleitoral.

Vale ressaltar que a criação de novos partidos políticos esta previsto na Constituição Federal, logo, todo este processo acontece de forma legal, o que decorre da valiosa expressão popular na associação de idéias, conceitos e das práticas democráticas de qualquer cidadão.

O PNC prega que a formação do partido não deve ser de direito apenas do torcedor corintiano, mas sim despertar o interesse público do cidadão pela política no país, que segundo o próprio não existe. Acredita-se que pelo Futebol ser o esporte mais praticado no Brasil, deve ser tido como ferramenta de integração para reverter este desinteresse.

De forma mais simples, o PNC não se posiciona como um partido de centro, direita ou esquerda, pois segundo sua diretoria não segue os “ismos” de ideologias que até hoje não deram certo no Brasil, assim como o socialismo, neoliberalismo, comunismo ou evangelismo. Segundo os mesmos, a política não pode ser praticada por meios de conceitos teóricos, sendo que a população só será mais participativa quando a própria política for bem mais simplificada, ou seja, resolvendo de forma objetiva os problemas reais da sociedade.

O partido aborda questões mais relevantes como saúde, educação, esporte e o meio ambiente, sendo apoiado por organizações sociais na discussão da democracia, sem exclusão de ninguém que tenha o interesse no debate e acerto político. Acreditam que isso seja possível através da desintegração do que se refere às restrições de classes sócias, idade, ou qualquer outra condição que possa desestimular a participação do cidadão nas práticas políticas.

Sócrates, um símbolo do movimento que deixou o futebol mais inteligente, a “Democracia Corinthiana”.

Segundo palavras do seu presidente (Juan Antonio Moreno Grangeiro), o PNC segue objetivos lançados a partir do movimento da “Democracia Corinthiana”, que foi aplicada no Sport Club Corinthians Paulista por lideranças como Sócrates, Casagrande, Wladimir entre outros jogadores e adeptos na década de 1980, dando origem ao maior movimento democrático iniciado por personalidades do mundo esportivo há mais de 30 anos em apoio as Diretas Já.

Também vale observar que a atual gestão do Sport Club Corinthians Paulista, se posiciona contra qualquer ato que venha usar o nome do clube, ou mesmo sua história para fins políticos, tanto que no dia 19 de Maio de 2016, em nota para a imprensa, repudiou a criação de tal organização e mesmo a aprovação do TRE/SP, assim por chamar o ocorrido de “Uso oportunista do sentimento corintiano”,

Se de fato as pessoas que dirigem o partido são oportunistas ou não, só o tempo vai dizer. Minha opinião é, e sempre será bem democrática, não sigo bandeiras partidárias e nem ideologias de posicionamento que há muito tempo se perderam em um passado distante, como direita ou esquerda por exemplo. O que acredito é que qualquer movimento que venha a favorecer e lutar pelos direitos da população deve ser respeitado e levado adiante, mas vale sempre refletir que a população não se limita apenas a uma classe social, mas sim, a toda uma nação, que independe da classe, da etnia ou qualquer outro aspecto. Além do que novos partidos políticos não são a solução, o que deveríamos ter de novo são pessoas que possam ser solucionadores de problemas para todo um país, que clama por melhores dias.

Se quiser saber mais sobre o PNC – Partido Nacional Corinthiano, acesse o site: www.pnc.org.br e fique informado.

E lembre-se sempre que política é coisa séria, pois faz parte de um processo democrático que visa colocar cidadãos que possam cuidar do bem estar da população, e agir sob interesses de ordem da sociedade, e não pessoais.

\o/ DEMOCRACIA FEITA DO POVO, PELO POVO E PARA O POVO.

 Thiago Oliveira.

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Gostou? Não? Comenta aí: