Canelada

Home | « Todos os posts do Coxa Branca

Coxa livre de rebaixamento! Mas isso basta?

por
22/11/16

Salve, nação alviverde. Com a derrota dos gaúchos ontem para o Curintia, o Coxa se garantiu matematicamente na série A para o ano que vem. Isso é algo bom? Sim. É para comemorar? Não.

Há anos consecutivos (2012-2016 para ser mais preciso) o verdão só joga o brasileirão com um único objetivo: Permanecer na série A. Isso não é atitude de um time de médio porte no cenário nacional, como o nosso Coritiba. Seria mais aceitável se viesse de uma Chapecoense, por exemplo, que é um time pequeno, de empresários, sem torcida. Mas pelo contrário, os catarinenses demonstram evolução ano após ano, enquanto o verdão do Alto da Glória fica mais decadente.

Los hermanos Poodles, querendo ou não, há anos seguidos também fazem campanhas melhores que nós, brigando por libertadores em alguns casos, ou seja, não é um motivo de perseguição contra os times daqui ou falta de verba, já que os dois times da capital recebem basicamente o mesmo montante dos patrocinadores e da CBF… é falta de planejamento e competência mesmo.

Gestão qualificada e focada é o que falta para o Coxa engrenar. Dívidas todos os clubes têm, dizer que estamos com os pés no chão, investindo baixo para sanar as dívidas seria comodismo. Em 1998 tínhamos um time de refugo que brilhou no campeonato… Em 2011 montamos uma máquina de vitórias com jogadores pouco valorizados. Falta planejamento… Falta contratar um superintendente de futebol que seja visionário e audacioso. Falta parar de vender os jogadores que se destacam aqui a troco de banana para brilharem nos “clubes do eixo” e deixar eles ganharem rios de dinheiro vendendo-os em seguida para o exterior.

Veja o elenco atual, as grandes contratações e promessas, o que resultaram… Allan Santos e Neto Berola abandonaram o campeonato na metade. o Gladiador ficou mais tempo no DM do que jogando. Kazin também ficou bastante tempo afastado e demorou para pegar ritmo. O comandante Carpegiani que finalmente foi uma bela contratação já disse que não vai renovar para o ano que vem. Raphael Veiga nem terminou o ano e já foi vendido ao Palmeiras. É difícil ter fé em um bom futuro para o verdão sendo que as boas notícias aqui duram muito pouco tempo.

O que estou tentando dizer é que não adianta ficar ansioso e iludido com início de uma nova temporada sendo que não tem planejamento para o ano todo. Pra começar, precisam ter um elenco no banco tão eficiente como os titulares, pois já vimos por vários anos seguidos que se a peça chave do time é lesionada, o improviso não funciona da mesma maneira. Não adianta ter um baita time titular, com a melhor zaga e o melhor ataque sendo que quando o jogador se machucar ou for expulso, ficaremos perdidos sem saber o que fazer.

Enfim, desabafos à parte, agradeço ao Coxa por não ter passado o campeonato inteiro na ZR como aconteceu anos anteriores e por conseguir se livrar do rebaixamento com 2 rodadas de antecedência. Já é um progresso! Mas sinceramente… daqui pra frente quero mais! Brigar por algo melhor do que a permanência na série A, ou no mínimo jogar um campeonato sem sustos de cair.

SAV

Leonardo Barcellos

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Gostou? Não? Comenta aí: