Canelada

Home | « Todos os posts do Fluminense

A última sobre Fred

por
8/08/11

Caros leitores,

definitivamente cansei. A ponto de me desgastar com meu clube, com a minha paixão, com meu maior prazer. Qualquer alegria que venho tendo com o time do Fluminense dentro de campo é facilmente massacrada pelas confusões, brigas, e falação fora de campo.

Estudante de jornalismo ou não, sei que nunca terei razão absoluta sobre nada. E que não formarei opiniões. Posso moldá-las, incentivá-las. Formá-las jamais. Nem agora, muito menos depois de formado. Quando comecei a escrever para o Canelada, no começo de 2010, tudo era lindo. A fuga épica do rebaixamento, a confiança lá em cima para o ano seguinte… Tudo realmente tranquilo. E Fred, na época há pouco menos de um ano no Flu, era o herói, o símbolo daquela arrancada. Mereceu post, e teve. (http://canelada.com.br/fluminense/o-fred-vai-te-pegar/). Se tem uma coisa que prezo como estudante de jornalismo, e como ser humano, é que não tenho medo de voltar atrás, de reconhecer minhas falhas. Não tenho agora, e não terei formado.

Longe do Fluminense, em todos os aspectos, minhas críticas eram todas dirigidas ao time dentro de campo. Só sabia os nomes dos grupos políticos, e mesmo assim de alguns.  O site do Fluminense era sempre lindo, só por estampar as três cores mais lindas do mundo. As trocas constantes de dirigentes eram meras decisões corriqueiras, como acontece em qualquer Empresa.

Fiz vários amigos. O blog me possibilitou conhecer muita gente legal, e ligada mais diretamente ao Fluminense. Hoje, tudo é diferente. Entendo das brigas políticas, sei criticar os detalhes ruins no site do Clube, e tenho sempre ciência dos motivos das constantes trocas de comando no Flu, trocas administrativas. Conheço um Fluminense diferente.

Fred bebia em 2009. Bebia em 2010. Bebe em 2011. Nada mudou.

As críticas atuais se devem ao mau momento do atacante em campo? Sim, absolutamente. Há perseguição ao atacante? Sim, absolutamente. Porém, esse tipo de coisa só acontece com quem dá motivos. E Fred deu vários. Conheço pessoas próximas a Fred (próximas mesmo, da cidade natal dele). O consumo de álcool de Fred como atleta é absurdo. Não há um especialista que não condene a ingestão de bebidas alcóolicas por atletas. Fred sabe disso, ele sabe sim que suas lesões são causadas por seus excessos.

Não foi a primeira vez que se espalharam pela internet notícias envolvendo Fred e noitadas. Em grandes centros, os jogadores são mais visados, disso todo mundo sabe. E Fred cansou. Cansou de não poder fazer o que quer. Cansou de ter que utilizar os serviços de sua assessoria de imprensa, cansou de convocar coletivas para dar explicações. Jogadores de futebol humildes são poucos, convenhamos. A maioria é mimada, extremamente mimada. A grande verdade é que Fred quer fazer o que der na telha, o resto é detalhe.

Pois bem, o “detalhe” é simplesmente um grupo de milhões de apaixonados, que entregam a vida ao Clube de coração.

No último episódio, os fatos e consequências se agravaram (nada além do esperado). Falou-se em perseguição, falta de segurança, etc. Tudo, até hoje, muito mal explicado. E nessa coletiva, Fred, nervoso, tratou de fazer o que faz de melhor: marketing. A imagem de coitado é simplesmente patética.

Condeno, e com todas as minhas forças, qualquer tipo de torcida organizada. Por mim, soltaria todas, duas por duas, num estádio vazio, para se arrebentarem até não sobrar ninguém. Tenho pavor mesmo. E se houve perseguição ao atacante, óbvio que os marginais estão errados. Se sentem poderosos, capazes de solucionar qualquer coisa. Poder esse dado pelo Clube, com ingressos, excursões e acesso ao Clube gratuitos.

Jornalistas têm como dever prestar serviço a população. Ético ninguém é. Profissionais nem todos são. Notícia plantada é ofensa grave à prática jornalística. Investigação, por outro lado, faz parte dessa prática. Ninguém sai falando as coisas pelo ar, se não existe pesquisa, não existe notícia. Os que se excedem, utilizam maneiras ilícitas para obter informações, e praticam um jornalismo de mão única, estão também errados, redondamente errados.

Repito, todo jogador de futebol é mimado. E pense você se não seria com aquela grana toda na conta bancária para fazer uma coisa extremamente difícil e dolorosa para nós homens, jogar futebol. Vida social, todos devem ter. Porém, cada um dentro dos seus limites. Eu, por exemplo, procuro não “agitar muito” nos dias de semana, pois acordo cedo e o álcool me prejudica no dia seguinte. Portanto, na medida do possível, saio às sextas e sábados. Garanto que muitos também vivem dessa maneira. Já quem só estuda (a noite, por exemplo), e não leva muito a sério, pode “se dar o luxo” de sair todos os dias, já que não precisam acordar cedo. Nesses dois casos, a parte física não interfere em absolutamente nada, podemos nos permitir barrigas de chopp. E se tivermos cãibras, lesões musculares, etc. é só ficar uns dias de molho e pronto.

Para um jogador de futebol é tudo diferente. Isso é óbvio.

Fred não se cuida. Não faz questão nenhuma de se cuidar.

Fred é um covarde. Em suas coletivas (sobre as brigas com: RMP, Gilmar Ferreira, Simoni, Cahê Mota e agora Caio Barbosa), culpou a todos, um por um. Dessa vez, culpou os vândalos da organizada também. E segue sem reconhecer um pingo que seja de seu erro, o maior de todos, o centro da problemada toda, o olho do furacão.

A culpa é sua, Fred. A culpa é TODA sua. Você jogou sua carreira fora, desrespeita um Clube e uma torcida que te acolheu de braços abertos. Põe lágrimas nos olhos de crianças que te idolatram, quando não te vêem em campo. É você que não sabe ser homem, reconhecer seus erros e voltar atrás, mesmo que seja em outro lugar. E tem gente que até hoje te vê como ídolo…

Foi você Fred, que um dia decepcionou um de seus maiores fãs, eu.

Foi você.
Aquele que reconhece seu erro,
está no caminho da perfeição.
Aquele que confessa e se arrepende,
caminha para a salvação.”

Saudações sempre Tricolores!

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

31 comentários

  1. Luis Henrique disse:

    Fred já foi um dia ídolo do Fluminense – sem dúvidas.

    Mas depois do bom momento dele no Carioca, aonde, novamente com outra lesão, parou de fazer gols e etc; aí sim, neste momento já era pro Fluminense ter pensando em dar o adeus ao seu ídolo.

    [Reply]

    Ricardo Gioia Reply:

    @Luis Henrique, Já passou da hora. E, pra esse caso, multa nele

    [Reply]

  2. Thiago Farias disse:

    O pior é o desrespeito com a torcida. Isso é imperdoável.

    [Reply]

    Ricardo Gioia Reply:

    @Thiago Farias, A pior parte, definitivamente

    [Reply]

  3. André Messias disse:

    Cara…você conseguiu expressar o que eu, como torcedor do FLUZÃO estou sentindo…

    VALEU !!!

    [Reply]

    Ricardo Gioia Reply:

    @André Messias, Obrigado André, as vezes a melhor coisa a se escrever é simplesmente o que passa pela cabeça

    [Reply]

  4. Jaime Hermano disse:

    Só me resta aplaudir este texto. Disse tudo que ninguém tem coragem de dizer.

    [Reply]

    Ricardo Gioia Reply:

    @Jaime Hermano, Obrigado Jaime! O objetivo foi esse mesmo, expressar tudo que eu sinto em relação a isso tudo.

    [Reply]

  5. Elaine Brum disse:

    Amei o post. Também sou estudante de jornalismo e compartilho da mesma opinião. E penso mais, nessa “altura do campeonato” é bem melhor que o Fred saia do Flu. Pois se já não estava mostrando tanta garra e nem seu melhor futebol, agora que isso realmente não vai acontecer.

    [Reply]

    Ricardo Gioia Reply:

    @Elaine Brum, Obrigado Elaine. Acredito que dá pra fazer muita reflexão nesses episódios. Vendo jornalistas agirem da maneira como alguns fazem, me faz repensar muita coisa e já me policiar muito

    [Reply]

  6. Marcelo disse:

    O fred pode fazer o que quizer, fora de campo, em campo, tem que respeitar o clube e a torcida, que pagam o seu astronômico sálario!

    [Reply]

    Ricardo Gioia Reply:

    @Marcelo, Exatamente. Só ver o exemplo do Romário, que apesar de afirmar não beber, saia o tempo todo, chegava atrasado nos treinos, mas NUNCA deixou de resolver dentro de campo.

    [Reply]

  7. Fredy disse:

    O cara bebe que nem um louco, desrespeita sua carreira, a torcida e o futebol. Sem moral para acusar quem quer que seja!

    [Reply]

    Ricardo Gioia Reply:

    @Fredy, Perfeito

    [Reply]

  8. Anna Eliza Führich disse:

    Concordo com tudo que você escreveu.

    Se o Fred tivesse se preservado, jogando de modo a fazer jus ao salário que recebe, nada disso teria acontecido.

    [Reply]

    Ricardo Gioia Reply:

    @Anna Eliza Führich, E tinha tudo pra isso. Ganha bem, a torcida adora(va) ele.. Jogou tudo pro ralo

    [Reply]

  9. Luiz Paulo disse:

    ADEUS FRED. PODE IR. O FLUMINENSE É MAIOR QUE VC E QUE TODOS. NÃO PRECISAMOS DE FALSOS ÍDOLOS. ADEUS FRED.
    PS; ÓTIMO TEXTO DO RICARDO

    [Reply]

    Ricardo Gioia Reply:

    @Luiz Paulo, Obrigado Luiz!

    [Reply]

  10. Camila disse:

    O jornalismo parcial é irresponsável e você enquanto jornalista, de certa maneira formador de opinião, deveria criticar com embasamento e responsabilidade.
    Lamentável o parágrafo sobre torcidas organizadas, por mais que se pense, isso não se fala. É preconceito, falta de informação e estupidez. Espero que a sua maneira de escrever melhore até você se tornar um profissional, senão eu tenho medo por nascer mais um jornalista idiota no Brasil!

    [Reply]

    Ricardo Gioia Reply:

    @Camila, Cara Camila, obrigado pela leitura do texto, que tentei escrever com o máximo de sinceridade possível.

    Acima de tudo, todo jornalista tem uma opinião. Os que não a emitem, não o fazem por ordem/regra do canal que trabalham. Meu interesse foi de expressar o que eu sinto, e felizmente percebi que muitos se identificaram com o que escrevi.

    Sobre as torcidas organizadas, no dia que você perder um amigo, colega conhecido ou familiar nas mãos desses bandidos transvestidos de torcedor, entederá a indignação. Isso pra mim é geral, TODA torcida organizada não presta. Tudo que envolve o futebol deve se manter extremamente longe da violência, o objetivo do esporte diverge disso. Pensar e não falar é hipocrisia. Estou aqui, digo mais uma vez, para expor minha opinião, e não tenho absolutamente nenhuma preocupação com discordâncias e críticas, porque já espero isso.

    Tudo que eu falei sobre essas torcidas está longe de ser opinião exclusiva minha, longe mesmo! Eu simplesmente a coloquei aqui nesse espaço.

    Tenho total ciência de que ainda tenho muito que aprender como jornalista, e corro atrás disso a cada segundo da minha vida. Porém, tenho muito orgulho do que já prezo hoje, ainda antes de minha formação como profissional.

    Espero que entenda melhor agora o que quis expressar com meu texto. Idiota nunca fui, não sou e jamais serei. Reconheço meus erros e lido bem com críticas. Só me recuso a esconder minhas opiniões por qualquer tipo de controle que não seja profissional.

    Abraços

    [Reply]

  11. Mauricio disse:

    Perfeito!

    [Reply]

    Ricardo Gioia Reply:

    @Mauricio, Obrigado Maurício!

    [Reply]

  12. Benício "Bene" Várzea disse:

    Muito bom Ricardo. O cara não foi perseguido porque estava tomando picolé no inverno. Fez merda, assume. Não acho certo nenhum tipo de caça às bruxas, mas esse cara é um tremendo de um mau caráter se fazendo de vítima.

    [Reply]

    Ricardo Gioia Reply:

    @Benício “Bene” Várzea, Joga a culpa pra cima de todo mundo, e não reconhece um pingo de erro dele. Covardia é pouco.

    [Reply]

  13. Roberto Galeza Filho disse:

    Cara, temos opniões diferentes. Lógicamente o Fred é do time que você torce e você pega no pé.

    Mas você torce para o time que ele joga, você não é a mãe dele e muito menos toda a galera que postou aqui não são todos santinhos que nunca beberam.

    Romário chapava e mandava muito bem, isso acho sacanagem o cara na folga dele, babacas irem correr atrás dele e você fala que se ele fez merda assuma.

    que merda ? Tomar um pileque com amigos é fazer merda ?

    No @# dos outros é refresco então ? Ou você nunca tomou uma cerveja com os amigos?

    Jogadores são mimados e torcedores são toscos.

    E desculpe eu sou ético, não sou um exemplo, não pretendo ser dalai lama, mas eu me esforço. Erros todos comentem, mas não é por isso que deixo de ser ético.

    Você falou da torcida organizada mas está agindo igual uma. Pense a respeito… O que é pior ? correr atrás com um carro ou perseguir o cara julgando-o a todo momento?

    [Reply]

    Ricardo Gioia Reply:

    @Roberto Galeza Filho, Peraí.
    1. Romário JOGAVA. Fred não treina (gastroenterites), não joga (mais de 3 meses sem GOL atualmente), e se machuca o tempo TODO.
    Tomar pileque com amigos não é fazer merda, de maneira alguma. Um jogador de futebol ABUSAR disso é irresponsabilidade. Quando interfere dentro de campo.
    Eu posso beber o quanto quiser, não tem milhões de pessoas me esperando dentro de campo para gritar meu nome, e não dependo nem um pouco do meu corpo pra viver.
    A questão em si que eu abordei não é ser ou não ético. É ser covarde. Pode-se sim culpar os outros, etc. etc. Porém, deve-se reconhecer seus erros.

    Não defendo torcidas organizadas perseguindo e fiscalizando ninguém. E meu interesse não é de julgar o Fred. Escrevi um post sincero, expressando o que eu sinto sobre isso. Porque já fui um dos maiores fãs do cara e me decepcionei um tanto que você nem imagina.

    [Reply]

    Ricardo Gioia Reply:

    @Roberto Galeza Filho, Mas concordo que opiniões são opiniões. E tenho certeza que quando (e se, pq ai tem comando, hehe) isso acontecer no seu clube, na sua paixão, com um ídolo seu, talvez você se sinta na minha mesma posição.

    [Reply]

    Roberto Galeza Filho Reply:

    @Ricardo Gioia, Sobre a ética entendi errado.

    E sim no SPFC apesar do Adriano mandar para dentro e a diretoria esconder “junto com o Muricy” ele não chegava a ser um ídolo.

    Acho que a diretoria no caso ta marcando, se o atleta não está fazendo bem dentro de campo deve tira-lo e dar uma suspensão ou multa.

    Agora, sobre você beber e não depender do corpo, todos dependemos… Ainda acho que jogador pode fazer o que quer. Quando quer…

    Se ele joga bem ou não, se faz coisas boas para o clube ou coisas ruins a diretoria deve entrar na parada.

    Você tem seu ponto de vista, o assunto é muito polêmico mesmo. O Flu tem um bom time, ainda vai deslanchar e torço para isso, espero que passe logo essa maré.

    [Reply]

  14. fabiani disse:

    O problema p mim nao e o fred e sim o futebol no brasil, o fred nao jogou e o flu perdeu vergonhosamente p o lanterna que nao ganha ninguem, qual e a desculpa, sera que so o fred bebe, sera que so o fred nao se cuida, tenho certeza que nao, para mim a minoria se cuida, mas nao ganham fortunas, nao estao no foco, quando ganharem vao jogar menos, pq brasileiro na sua maioria joga pelo dinheiro, e a mentalidade, e quando e um jogador serio como o thiago silva fica na europa, ele e perseguido pq ganha o maior salario, esperasse que ele resolva sempre e esta certo, mas ai a culpa esta na diretoria e na mentalidade do fanatico e destrambelhado do celso barros de pagar o que for preciso sempre sem pensar p quem tem o minimo de talento, pq talento que quer ficar no brasil se conta nos dedos( salario esse que depois vai ser debitado p aumentar a enorme divida do flu) p mim a mentalidade no brasil e toda errada, basta ver a fortuna que se paga e a disputa p ter um ronaldinho que nao joga mais nada e nao esta mais nem ai, quando o jogador ja esta rico e cagando ele volta p brasil (tem gente que diz que ele esta jogando melhor dp do disque dentuço pq esta com dopping, pode ser, no brasil tudo se compra facil) pq talento nao fica no brasil os clubes aceitam esses fanfarroes adriano emerson fred ronaldo pq incrivelmente ainda vale a pena pelo marketing e ate pelo futebol que apresentam, e o beberrao do romario muitas vezes nao resolveu em campo no brasil nao, e era cobrado pelas noitadas, tem um monte de jogador ganhando muito sem fazer nada no flu e nos outros clubes, ganhar fortuna sem fazer quase nada e normal no futebol, ai eu te pergunto vai mandar o fred embora e por quem no lugar… o heman, o araujo, o ciro, o sobis… nao vao resolver e o flu vai ter que ir atras de outro artilheiro, o que mais me irrita e que isso tudo foi acontecer quando ele parou de se lesionar, emagreceu voltou a ser agil em campo passado aquele periodo pelo qual o ganso esta passando de ter de ficar mais paradao sem exagerar ate se curar completamente, por isso o deco nao se cura, ele volta e exagera pq e mega cobrado, e vinhamos de uma vitoria e de um possivel engrenamento, nao achei justo implicarem com o fred agora, ele tem esse futebol ai p mostrar e vai continuar se divertindo, ele e muito honesto quanto a isso, paga quem quer, se sair do flu tem time no brasil interessado e na europa ele vai ganhar mais p ficar no banco, futebol e um universo paralelo, tem que enxergar de outra forma nao tem jeito. Vc vai me achar louca mas se ele conseguir nao se lesionar mais mesmo badalando como vem tentando eu sou a favor que ele fique. Mas eu entendo completamente seu ponto de vista so que nao resolve, somos azarados de viver no brasil e ter que nos contentar com os restos. Gosto mundo desse espaço, sempre leio. ST

    [Reply]

    Ricardo Gioia Reply:

    @fabiani, Belas observações!
    Obrigado!

    [Reply]

  15. Felipe disse:

    Parabens Freed voce e um vitorioso da uma mao aos seus irmaos Igor e lucas.

    [Reply]

Gostou? Não? Comenta aí: