Canelada

Home

Manifesto Canelada

Ao assistir um jogo de futebol, todos tentam entender algo. Por que a bola não entra? Por que nosso time está jogando assim, e não assado? Por que o safado do juiz não deu aquele pênalti? Por que não veio mais torcida pra apoiar? Por que o repórter falou aquilo se obviamente não aconteceu? Por que o técnico colocou o Zequinha ao invés do Janjão?

Para cada uma dessas perguntas existem pelo menos umas cinco respostas respeitáveis e diferentes, isso sem falar nas “não respeitáveis”. Por que o seu time, que vinha na liderança com trinta e duas vitórias consecutivas, perdeu pro rival que está na últimas posições?

O comentarista A vai dizer que foi “salto alto”.
O comentarista B dirá que foi mérito do adversário.
O comentarista C cravará: azar!
E aí tem o narrador que solta uma pérola, o repórter de campo que complementa, e o torcedor que acredita cegamente, deixa de ter sua própria opinião para ter a opinião do comentarista, que por sua vez falou aquilo no calor do jogo com apenas a primeira impressão em mente. Ossos do ofício, mas a verdade é que cada pessoa, profissional ou não, tem um opinião a ser dada sobre futebol.

E a opinião do torcedor?

Essa é só a mais importante de todas. A mais passional, e por isso a mais honesta. A mais parcial, e por isso a mais intensa.

Torcedor quer saber o que seu comentarista de confiança tem a dizer, mas ele é bom mesmo em torcer! Se for pra defender seu time, seu ídolo e sua torcida, ele sabe achar uma brecha no assunto para assegurar um raciocínio como uma verdade absoluta com validade até o próximo jogo.

A internet hoje nos apresenta uma nova forma de comunicação que nem é mais tão nova assim. O mundo mudou. A imprensa descarrega suas informações muitas vezes até tendenciosas e corrompidas, mas o torcedor só pode comentar o que foi dito ou escrito com o amigo do trabalho, com o pessoal do bar ou com a família em alguns casos.

Na internet isso não cabe! O torcedor tem que ter sua voz!

O Canelada vem pra abraçar esse torcedor. É um espaço para torcedores. Nós não informamos, mas sim usamos a informação. Somos torcedores. O jornalista publica uma matéria e nós comentamos, e quem lê nossos comentários, comenta também. O Canelada é um refugio on-line para torcedores que querem dar sua opinião altamente e assumidamente parcial.

O torcedor não vai encontrar no Canelada um profissional tentando ou fingindo ser imparcial. O torcedor que visita o Canelada encontrará outro torcedor sendo parcial assim como ele, tentando arrumar sempre o melhor ponto de vista que faça bem para seu time, mesmo que seja em críticas.

A parcialidade no Canelada é assumida!

Mas então o Canelada é um lugar desequilibrado?

Não. Uma coluna equilibra a outra, e assim seguimos. O Canelada representa a realidade do futebol. A paixão em cada gesto, choro ou riso. É pra isso que ele foi criado e é pra isso que ele existe. Quer informação equilibrada ou opinião imparcial? A gente indica.

O que você encontrará no Canelada, tendo em vista essa filosofia de conteúdo?

Postagens apaixonadas e incentivadoras. Críticas duras e diretas a jogadores, comissão técnica, e diretoria. Críticas à torcida, por que não? Dicas aos torcedores. Relatos e sempre opiniões. Muitas opiniões!

Tudo isso na visão de quem torce e faz do futebol o que ele é: esse vulcão de emoções, de paixões!
Já pensaram o futebol com torcedores de críquete?

Podemos concluir que o assunto do Canelada não é futebol. É paixão! No Canelada se fala de paixão, e sempre de torcedor para torcedor.

Nós somos muito mais o Armando Nogueira poetizando sobre Garrincha, do que o PVC escalando o América de 1937, apesar de acompanharmos o PVC de pertinho 😉

No Canelada, você que se arrepiou um dia, tornará a se arrepiar pelo mesmo assunto pois reproduzimos arrepios.

No Canelada, você vai xingar o seu técnico que insiste em escalar o Pedrão, zagueiro de uma perna só e míope.

No Canelada, você vai brigar com o outro torcedor que escreve, o Caneleiro. Afinal, como ele pode ter uma opinião dessas e torcer pro mesmo time que você? Safado!

No Canelada você vai torcer. É pra isso que ele existe. O Canelada é a mesa de seu boteco preferido, a esquina de sua rua e até a arquibancada do estádio de seu time. O Canelada é onde se fala de bola, mas não com a boca, e sim com o coração.

Seja bem vindo, puxe uma cadeira e vai sentando pois o papo aqui só acaba quando o juiz apita. Ou não… 😉