Canelada

Home | « Todos os posts do Palmeiras

Aqui se faz, aqui se paga

por
1/05/11

Às vezes a conta do que fazemos é muito mais longa e cara do que imaginamos…

E às vezes ela vem na hora errada.

 

Sabedoria popular nunca deve ser menosprezada e ditos populares devem ser respeitados como as frases célebres de grandes pensadores, pois eles costumam ser verdade. E o dito que hoje figura como título desse post caí como uma luva para o time do Palmeiras nessa noite de domingo.

Perdemos. Estamos fora do Paulista. Não sei se falo por todos os torcedores, mas falando por mim mesma, não sinto raiva pelo resultado. Sinto, é claro, tristeza e decepção. Afinal, perder é normal. Alguém tinha de perder e, entre dois times da grandeza de Palmeiras e Corinthians, tal resultado não é nenhum absurdo. É frustrante, sem dúvida, mas as chances estavam meio a meio.

E o que fez pesar a balança em favor do time alvinegro foram os pagamentos cobrados pela providência de vários elementos do nosso time. A começar com Valdívia.

Sinceramente, não sinto pena ou algo do tipo. Valdívia mereceu o que lhe aconteceu. Se foi a divina providência realmente ou o mero acaso, não se sabe. Mas seu lance tão polêmico finalmente rendeu os frutos que ele não queria colher, e os prós que tal lance traz são tão ínfimos que nem podem ser comparados com os contras. Esperamos que a partir de agora se perceba o quão inútil essa jogada pode ser, ou o Mago e, ainda pior, o Palmeiras continuarão pagando a conta.

O segundo que andou pagando “dívidas” em hora indevida foi nosso ilustríssimo Felipão. Sem dúvida é um bom técnico e vinha realizando um bom trabalho, mas sua personalidade explosiva (bem, pelo menos dessa vez ele não deu soco em ninguém…) finalmente bateu às portas. Ao invés de ser o treinador qualificado, líder e mesmo o paizão que deveria ter sido, acabou abandonando, forçosamente, mas abandonando de qualquer maneira a equipe quando esta mais precisava dele.

Danilo é o terceiro cobrado. É outro jogador de qualidade e que costuma fazer a diferença a favor, porém peca em certos pontos que, hora ou outra, geram conseqüências. Ultimamente anda abusando da violência e acabou prejudicando a equipe em uma semifinal de Paulistão.

Agora, a pior das cobranças é aquela que é feita sobre quem não merece. O circo criado ao redor desse jogo por várias questões, como arbitragem, local de jogo, porcentagem de ingressos, rixa entre técnicos, etc…, foi pago pelo elenco e pelo torcedor, que nada tinham a ver com a história. Sobre isso, nossos agradecimentos vão para a diretoria e para a imprensa.

Mas é preciso ressaltar que há aqueles que colheram bons frutos de sua “plantação”, mesmo tendo que encarar a derrota como os outros. Foram jogadores como Kleber, Marcos Assunção, Marcio Araújo, Cicinho, os garotos Patrick e João Vítor e até mesmo Luan (que erra, mas se esforça e esteve lá, ao contrário de certos Magos…) que irão colocar a cabeça no travesseiro sem culpa, pois eles fizeram o que puderam e deram tudo de si. Ao contrário de outros, que resolveram ficar de graça ou não puderam controlar seus temperamentos e nos fizeram perder por bobagens.

Nos fizeram, sim. Com todo o respeito ao Corinthians, jogamos a maior parte do jogo melhor, mesmo com um jogador a menos e alguns protagonistas faltando. Se além do futebol que jogamos tivéssemos contado com a presença de Valdívia e Danilo dentro de campo e suporte de Felipão fora dele, as nossas chances de vencer a partida dentro de campo teriam sido enormes!

Ou nós apenas jogamos bem por que estávamos com certas peças a menos, e com ela teríamos ido muito pior. Hahahaha. Alguém duvida? Eu não.

E falando nisso, peço a alguém que possa fazê-lo que dê um abraço no João Vitor por mim, que não posso. O garoto não teve culpa de nada, e talvez ele sinta que teve. O jogo foi perdido por uma série de circunstâncias. Ele ter perdido o pênalti foi a mínima delas. Jogadores e técnicos expulsos, Deola falhando, pressão extra e desnecessária… Ele apenas teve o azar de consumar de vez o fracasso, mas que já estava iminente desde muito antes de sua batida.

Então, por enquanto é isso. Engolir derrota amarga e seguir em frente. Honestamente, esse time chegou muito mais longe do que imaginei e, com algumas exceções, perdeu com postura. Portanto, é triste, mas não trágico. Corrigidos alguns erros evidentes, táticos e comportamentais, podemos ir longe. E a torcida deve apoiar. Agora é o momento para que a massa alviverde faça a diferença.

Alguns fatores deixaram o jogo um pouco feio, especialmente a tensão que gerou certos tipos de violência, fazendo os jogadores esquecerem de jogar futebol. Mas quando conseguiram acalmar seus ânimos, tivemos uma surpreendentemente boa partida. Alguém tinha de perder, afinal. Superando obstáculos impostos internamente, o time conseguiu ainda perder dignamente. Se não foi o melhor que poderia ter acontecido, também não foi o pior.

 

Avanti Palestra! Scoppia che la vittoria è nostra!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

24 comentários

  1. Ale SCCP disse:

    Isso que é honra, levantar a cabeça e aceitar a derrota honestamente, sem dar desculpas esfarrapadas.

    Parabéns!

    [Reply]

    Mariana Garghetti Buss Reply:

    @Ale SCCP,
    Obrigada ^^

    Não adianta mesmo dar desculpas. Perdeu, perdeu. Pelo menos jogamos dignamente. Ou melhor, boa parte do jogo, por que o começo foi tenso pra caramba xD

    Parabéns pela vitória e pela classificação, resultado se conquista em campo e não em teoria.

    Agora, não vou torcer pra vocês e nem pro Santos na final, okay? XD

    [Reply]

    Ale SCCP Reply:

    @Mariana Garghetti Buss, HASUIHASIUHASIUHASIUHAUI sério? eles vão ser bicampeões hein? Melhor o Corinthians ser campeão 😛

    [Reply]

    Mariana Garghetti Buss Reply:

    @Ale SCCP,
    AUHAHSAUHUHSHUAHUSUH Boa observação, não tinha pensado nisso xD

    Mas eu sou pé frio, vc não me quer torcendo pro Corinthians 😛

    [Reply]

  2. Simone Mozzilli disse:

    Lindo post! Parabéns 🙂

    Não só por ele, mas pelo seu time, que jogou melhor que o meu Corinthians, mesmo com 10 jogadores em campo, mostrando muita garra e determinação.

    Concordo que se a equipe estivesse calma teria nos dado um banho.

    [Reply]

    Mariana Garghetti Buss Reply:

    @Simone Mozzilli,
    Obrigada xD

    Mas como eu disse, futebol se joga no campo então… Parabéns pela vitória!

    Abraços!

    [Reply]

  3. Sylvio Micelli disse:

    Assino, embaixo. É por isso que eu digo. Conversar sobre futebol com palmeirense é uma outra coisa…

    [Reply]

    Mariana Garghetti Buss Reply:

    @Sylvio Micelli,
    Valeu Sylvio xD
    E parabéns pela classificação xD

    [Reply]

  4. Luis Henrique disse:

    Pow, com 1 jogador a menos, o verdão foi superior o jogo todo. Mesmo assim, cedeu um escanteio safado e acabou levando um gol então, por total descuido.

    Eh, nem sempre o melhor vence.

    [Reply]

    Mariana Garghetti Buss Reply:

    @Luis Henrique,
    É uma pena que futebol não seja sempre justiça. Perder quando a vitória parece tão perto de nós dói ainda mais, não é? ):

    Abraços!

    [Reply]

  5. Allan disse:

    “Esperamos que a partir de agora se perceba o quão inútil essa jogada pode ser, ou o Mago e, ainda pior, o Palmeiras continuarão pagando a conta.”

    Seu texto ficou muito bonito, porém com essa frase eu não posso concordar. Futebol é isso, quando o Valdivia inventa de fazer alguma coisa, ele faz, pq isso faz parte do futebol dele, não foi por causa do chute que ele se machucou, se ele tivesse tentado qualquer outra jogada, ele teria se machucado, agora culpar um lance que ele faz e que levanta toda a torcida no estadio é brincadeira… E que ele continue fazendo, isso rendeu muitos frutos para o palmeiras e com certeza continuará rendendo, se for pensar assim robinho tem que parar de dar pedalada, kerlon tem que parar de fazer o lance da foquinha e fiquemos somente com chutões, empurrões e um futebol sem sorriso.

    [Reply]

    Mariana Garghetti Buss Reply:

    @Allan,
    Quando ele faz a jogada com objetivo, como eu vi ele fazer na frente do goleiro, pra derrubar ele e deixar o gol praticamente feito pro Kleber, eu aprovo sim. Pra driblar um marcador e sair pro gol, aprovo. O problema do Valdívia é que ele faz o lance em jogadas que não rendem nada. Mas se fosse só isso, tudo bem, mas ele ele continua provocando fora de campo. Não é o lance em si, é o conjunto da obra. Eu sou a favor do futebol bonito mas objetivo, e quando for assim eu vou aplaudir de pé como todos os outros.

    Abraços!

    [Reply]

  6. Dan disse:

    Nossa, nunca li tanta porcaria num lugar só. Você é palmeirense mesmo? Pois nao parece!
    Acho que antes de falar sobre futebol você precisa pelo menos ter o mínimo conhecimento do mesmo coisa que vc n tem.
    O que tem a ver o chute no vácuo do valdivia com ele ter se machucado? Podia ser em qqr lance mas vc soh fala besteira msm… hahahaha vai cuidar da casa q vc ganha mais.
    Palmeiras jogou os 90 minutos MUITO MELHOR QUE O CORINTHIANS! Se um time q joga nervoso igual o Palmeiras jogou ontem entao tomara que eles joguem assim o ano todo, sempre nervosos…

    [Reply]

    Mariana Garghetti Buss Reply:

    @Dan,
    E você talvez deveria adquirir o mínimo de educação antes de comentar em um blog, mas enfim…

    Existe algo chamado opinião e eu tenho a minha. Se você acha que eu não sou Palmeirense, tudo bem. Eu sei o quão Palmeirense eu sou e sua opinião não muda isso.

    E sabe, eu concordo com boa parte do que você disse, só discordamos sobre o Valdívia.

    Ah, e se eu tentar cuidar da casa eu vou quebrar alguma coisa, ou colocar fogo no ap, então acho melhor deixar quieto…

    Abraços!

    [Reply]

  7. Lucas disse:

    fica mais uma vez provado, as galinhas só conseguem ganhar quando tem intervenção, e neste caso com o árbitro PC Oliveira que a anos detona a vida do Verdão, realmente não adianta chorar, perdeu perdeu, mas também não vamos deixar de observar o que se passou dentro do paca ontem que foi uma prova de perversão e perseguição. O palmeiras entrou com uma ação na FPF pra mudar o árbitro da partida, nada aconteceu e tudo que foi professado pela diretoria aconteceu, uma arbitragem parcialista seguida de um resultado injusto. Mas o que se fazer nessas horas, manter a calma e lutar pelos próximos resultados, copa do Brasil tá ai, vem brasileirão e sula. A propósito deve ser por isso que nosso vizinho não ganha nada fora do país, e libertadores continua a ser um sonho remoto, sem interferência da CBF, não é Andres??

    Força Verdão…

    [Reply]

    Mariana Garghetti Buss Reply:

    @Lucas,
    Bom, eu sou suspeita pra falar. Não vi tanta perseguição assim. Nada que não tenha acontecido em outros jogos, por puro erro mesmo. Mas concordo que o resultado foi injusto, pois jogamos muito melhor.

    Fatalidades do futebol… Agora é erguer a cabeça e seguir em frente :/

    Abraços!

    [Reply]

  8. William disse:

    Quem é essa mariana? Palmeirense? pouco provável… O valdivia enquanto estave em campo jogou mto e se a jogada que ele fez tivesse sido gol, em mariana o que vc postaria? E eu questiono se é palmeirense pelo seguinte nós depois que o felipão saiu em 2000 ficamos sem um tecnico que brigue pelo ” Meu” palestra… tivemos profissionais que só se importam com dinheiro… e agora que temos novamente um cara que acerta e erra como todo ser humano defendendo nossa causa e vc o critica… Isso é ser palmeirense…. Bom eu na qualidade de Palmeirense, digo o seguinte Parabens guerreiros que lutaram contra tudo e todos.. estou orgulhoso do que vi ontem, houve o resgate pelo amor a camisa.. jogadores correndo iguais a uns loucos perder faz parte….e mariana o que o felipão faz é chamar para si a responsabilidade tirar o foco dos jogadores pq ele segura a bronca…….ÊÊÊÊ Palmeiras minha vida é você, Palmeiras minha vida é você…..

    [Reply]

    Mariana Garghetti Buss Reply:

    Olha, eu concordo que esse time está honrando a camisa e se você ler todos os meus posts, vai ver que eu destaco isso.

    Não gosto do comportamento do Valdívia. Ele joga bem, joga muito e tem o Palmeiras no coração. Dou muito valor a isso. Mas ele tem uma boca muito grande e é arrogante demais. Não se fecha os olhos para essas coisas. Eu adoro o Valdívia, mas não vou apoiar o que acho errado.

    Também adoro o Felipão, mas ele fez besteira nesse jogo.

    O time foi sim, de guerreiros que lutaram até o fim. Também estou orgulhosa. Não critiquei todo o jogo ou os jogadores em geral, apenas destaquei coisas que eles fizeram errados.

    Acima de tudo, minha causa é o Palmeiras. Eu apoio tudo o que ajuda o Verdão e critico o que acho que o prejudica. Muito depois de Valdívia e Felipão o Palmeiras ainda estará aqui. Eles não são minha causa, o time é.

    Abraços!

    [Reply]

  9. Gaetano disse:

    Parabéns pelo equilíbrio que norteou suas ponderações,porém eu não concordo plenamente. Futebol é espetáculo! Vamos a um jogo não para ver esquemas táticos ou o esforço de um Luan. Queremos ver dribles, belas jogadas e “magia”. O que a imprensa chamou de chute no vácuo não é uma jogada inútil e não foi essa manobra que tirou o Valdívia (talvez uma das poucas razões de atrair torcedores) da partida, é um drible que tira a concentração de marcadores e afeta o posicionamento do adversário o que pode possibilitar dentro da própria jogada ou da seguinte uma progressão e talvez uma oportunidade de gol.

    Com relação ao Felipão, também acho.Considero também um ponto fraco. É lamentável que com toda a sua vivência, ainda tenha comportamento explosivo e desequilibrado, mas, sinceramente, foi expulso porquê? A não ser que novas imagens me desmintam, não houve motivo para sua exclusão.

    Danilo, poderia ser expulso sim, assim como todos que praticam esse tipo de jogada, ainda que, como no caso, atinjam a bola, primeiro, mas as imagens mostram claramente que o Liedson acelerou o passo e pulou atingindo a perna do Danilo. Deveria ou não ser expulso, também? Você, como torcedora imparcial, achou que o comportamento do árbitro fez justiça ao comportamento das duas equipes?

    Com todo o respeito que sua opinião merece, creio que há um equívoco em sua colocação e em sua interpretação e perceba que, como era de se esperar, ela tem o apoio justamente dos corintianos. De qualquer forma são de comentário com esse tom de ponderação é que precisamos.

    [Reply]

    Mariana Garghetti Buss Reply:

    @Gaetano,
    Obrigado pelo comentário sensato.

    Eu tenho um problema quanto a jogada pois não acho ela muito objetiva. Como disse em um comentário acima, já vi ele fazer isso na frente do goleiro para derrubá-lo e deixar Kleber com o gol livre. Lindo. Aplaudo de pé essas jogadas.

    Concordo com o resto.

    O que as pessoas deveriam entender é que eu sou escritora de um blog. E eu procuro me conter quando escrevo. É claro que eu sofri, que eu xinguei, que eu fique “p” e tudo mais, mas eu não acho certo chegar aqui e dizer tudo sem ponderar.

    Analisei friamente a partida, como creio que seja meu dever de blogueira. Meus sentimentos foram diferentes, minha análise racional é a que você leu.

    Abraços!

    [Reply]

  10. William disse:

    Gaetano mandou muito bem!
    resumindo o futebol está muito pragmático, cheio de pepe, felipe melo, gatuso, etc…
    Precisamos dar mais valor a neymar, ganso, valdivia, messi, cristiano ronaldo, isso sim é a magia do futebol… e não somente isso… principalmente temos que aproveitar porque o mito São Marcos está para se aposentar, rogerio ceni, sabe quando veremos mais isso? nunca! nós Palmeirense ainda temos um Kleber gladiador (que fala o que pensa), valdivia idem… ao inves de apoiarmos estamos cada vez mais inibindo que essas feras defendam nosso Palestra, estou e saco cheio de respostas politicamente corretas, jogadores com discursos como ” NÓS VAMOS BUSCAR TODOS OS TITULOS, QUE É UMA HONRA JOGAR AKI” e blá blá blá…. eu admiro quem fala com o coração… e que não tenha medo das consequencias… felipão defende o Palmeiras ou vcs prefeririam o Tite com o discuros treinabilidade, etc ladainha pura… enfim.. O Palmeiras está no caminho certo….e quem diz que não esperava do Palmeiras chegar onde chegou não conheçe a história somos o campeão do século… é muita história… e coisas boas…… fora o Santos e cruzeiro.. os outros só estão fazendo barulho e não jogando nada…… da-lhe Palmeiras…..

    [Reply]

    Mariana Garghetti Buss Reply:

    @William,
    Concordo em você sobre praticamente tudo. Só acho que tem uma linha tênue entre magia e provocação que o Valdívia costuma cruzar. E não é nem em campo, é fora dele. O que acaba irritando alguns jogadores, alguns torcedores e mesmo algumas peças do próprio time.
    Eu tenho muito orgulho de Kleber e Valdívia, não duvide disso. De Marcos então, nem se fala!
    Pra achar jogadores que jogam pela camisa e não pelos “euros” vai ser difícil e nós temos alguns deles, dos quais devemos ter orgulho sim. E eu tenho muito!
    Mas como todos, eles tem suas fraquezas e as vezes elas aparecem, foi o que quis dizer nesse post.

    [Reply]

  11. Lucas disse:

    Bom dia Mariana,

    eu entendo quando cita que o que houve dentro de campo foi coisa que sempre houve, porém ninguém garante que tudo que o senhor PC de Oliveira fez em relação a arbitragem do jogo tenha sido pessoal, e neste caso o que vale são os antecedentes do árbitro em repercussões de jogos contra o Palmeiras, como bem disse Tinga logo após o jogo “se o PC de Oliveira apitar um jogo do Palmeiras contra um time de cegos, o time de cegos ganha” (bom deixar claro que não quero evidenciar nenhum tipo de discriminção para portadores de necessidades especial), como havia dito o Palmeiras moveu uma ação na FPF para mudar o árbitro da partida, só esse fato em decorrência com esse árbitro já se torna suficiente para criar uma revolta a qualquer torcedor, pois o time que é campeão das maracutaias assistido por um árbitro anti-palmeirense só da nisso, perseguição. O principal lance da partida que cuminou na expulsão de Danilo podia muito bem ser resolvido se ele tivesse um pouco de bom-senso nos dois lances, tanto na falta sofrida pelo Verdão que não foi marcada, quanto no carrinho de Danilo que podia muito bem ser dado um cartão amarelo no pior dos casos. Mas fazer o que, justificar o que aconteceu não adianta em nada, o time já foi eliminado e agora tem que se dedicar a copa do Brasil e ao brasileirão que vai começar.
    Não importa se é com valdívia, kléber, danilo, tinga ou felipão, cada um desses profissionais tem prazo na Palmeiras e como eles já tiveram muitos outros ídolos, e sempre terá, Palmeiras é muito maior que qualquer atleta que passa pelo clube, não importa o que faça oudeixe de fazer supostamente pelo clube, somos um clube de campeões, e dessa forma deveremos nos manter. saímos de cabeça erguida, sabendo que foi feito tudo que se podia para se sagrar vencedor, não deu, mas pelo menos mostramos que o time de guerreiro voltou, o espírito lutador que independente de jogador ou técnico ou adjacentes, reencarnou a vontade de ganhar e acima de tudo ser honrado, por que isso posso bater no peito e dizer, honrou-se a camisa até o fim, mesmo que os resultado não traduza na íntegra o que houve dentro de campo.

    abraços!!!

    FORÇA PALMEIRAS, ESTAMOS JUNTOS!

    [Reply]

    Mariana Garghetti Buss Reply:

    @Lucas,
    Assino embaixo. Obrigada pelo comentário, realmente.

    O meu único problema sobre a questão da arbitragem é: não adianta mais. Criar um circo antes piorou a situação e agoera, criando um circo ainda maior após o jogo, vai começar a aparecer problemas de verdade. Nossos jogadores precisam ficar quietos e manter a dignidade que mostraram mesmo na derrota!

    Abraços!

    [Reply]

Gostou? Não? Comenta aí: