Canelada

Home | « Todos os posts do Palmeiras

[Palmeiras 4×0 Atlético-PR] Pés no chão e vamos em frente!

por
16/05/16

O Palmeiras foi o único time a convencer nesta 1ª rodada de Brasileirão. Além da bela vitória, vimos apenas o Santa Cruz fazer mais de 2 gols em sua partida de estreia, contra o Vitória. Todos os outros times fizeram 1 ou nenhum gol. Tal resultado foi suficiente para, de repente, muitos palmeirenses e secadores abraçarem o famoso “pintou o campeão”. Alguns (a grande maioria, espero), em tom de brincadeira. Outros, em tom irônico, normalmente vindo dos “antis”. E uma pequena parte, em tom verdadeiro.

Além do simples fato de ser apenas a 1ª rodada e restarem nada menos que outras 37, o tal “empolgou” é perigoso por diversos motivos. Entre eles, a possibilidade do próprio time se acreditar em nível Champions League e dar uma de Curintia, escorregando no próprio salto. Outro, a imprensa e a arbitragem passarem a nos ver como ameaças a seus queridinhos. Não que seja melhor começar mal. Essas coisas são inerentes ao sucesso.

O alerta que faço é para apenas nos mantermos focados e não comprarmos essa postura, muitas vezes plantadas pelos secadores, propositalmente. Cuca mudou o nível do time, isso é inegável. Variações táticas e organização que havia tempo que não víamos. Vimos também esboço de jogadas ensaiadas, que ainda não deram certo, mas que mostram que o time vem treinando esta opção também. Mas é apenas o começo e ainda temos nossas limitações que devem ser trabalhadas.

Roger Guedes, 19 anos, começa muito bem sua caminhada no Palestra (3 jogos). Que continue focado…

Até o início do campeonato, o torcedor pedia um verdadeiro camisa 10 e um reforço titular na zaga. Contratamos o promissor zagueiro Yerry Mina, do Santa Fé (COL), que deve formar uma bela dupla com o Vitor Hugo. Infelizmente demorará ainda pra poder jogar, por depender da janela de transferências internacionais, e também perderá algumas rodadas por fazer parte da seleção olímpica de seu país. Enquanto isso, temos Thiago Martins em boa fase, mas que ainda apresenta algumas limitações. E agora imagina se o VH se machuca? Dracena seria titular? Roger Carvalho? Bom ficarmos espertos.

Cleiton Xavier foi muito bem neste jogo e regeu o ataque palmeirense. Mas sabemos de seu passado recente de lesões e até da possibilidade de o esquema simplesmente não continuar dando certo, durante todo o campeonato. Quem seria a opção na criação? Moisés? Como gosto de esperar ver o cara jogar pra depois poder opinar, ainda não sei o que dizer. Cuca fez muito bem em colocá-lo durante o 2º tempo. Vamos ver no que vai dar, mas está longe de ser o tal “camisa 10” que a torcida tanto gostaria. Não digo em relação ao futebol jogado, até porque ainda vimos pouco, mas em relação ao peso do nome. A torcida que tanto pedia um reforço para esta posição, agora está tranquila?

Entendo que temos um bom elenco, com diversas opções, e que nenhum time do campeonato tem um grupo sem as suas fraquezas. Só peço para não nos esquecermos das nossas e seguirmos sempre evoluindo. Entre uma cerveja e outra, entre uma comemoração e outra.

Avanti, Cuca! Avanti, Palestra!
@CaneladaSEP
@jmiguelprestes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Gostou? Não? Comenta aí: