Canelada

Home | « Todos os posts do Portuguesa

Há 90 anos unindo duas nações…

por
22/05/10

Às vésperas da Copa do Mundo, a Portuguesa lança uma camisa comemorativa que busca unir o 90º aniversário do clube ao Mundial usando como fio condutor as origens da Associação. O Departamento de Marketing da Lusa realizou uma enquete na internet para que a torcida lusitana escolhesse o modelo da camisa da Lusa, Brasil-Portugal, há 90 anos unindo duas nações.

A camisa foi escolhida e lembra uma outra lançada no fim da década de 90, onde metade da camisa remetia à Portugal e  a outra ao Brasil. Com esse lançamento, fiquei pensando cá com meus botões que a Lusa explora pouco essa ligação com a terra mãe.

Sei que muitos torcedores são contrários à minha ideia, pensam que o que precisamos é um distanciamento das origens portuguesas que, para eles, nos prejudicam. Se formos analisar esse aspecto podemos até fazer um novo post, pois entra a polêmica mudança de nome, à qual sou extremamente contrário.

Temos que pensar no seguinte, nossa torcida está diminuindo a cada ano, mesmo porque vivemos, indubitavelmente, a pior década de nossa história. Não quero entrar no lado político, mas esse é o grande motivo dessa queda vertiginosa da Portuguesa desde a virada do século.

A Portuguesa, por sí só, já é um clube que tem maiores dificuldades de agregar torcedores, pois está extremamente ligada à Portugal, o nome diz tudo, apesar de termos torcedores que não têm nenhuma ascendência lusitana, aliás conheço muitos, mas cá entre nós, são poucos perto do restante.

Para atraírmos esse público sem ligação lusitana precisaríamos de um “planejamento” a longo prazo, voltando a sermos o clube que éramos e ter uma estabilidade no futebol, que é o coração da Portuguesa.

Como isso é algo muito mais complicado e inviável nesta situação atual, penso que a diretoria, juntamente com o Departamento de Marketing, deveriam explorar mais esse lado da ligação com Portugal, cada vez mais evidenciar nossas origens, para que atraiamos mais descendentes de portugueses e portugueses ao nosso clube.

Conheço muitos filhos e netos de torcedores portugueses que não torcem para a Lusa mas que gostam dela justamente por essa ligação com seus antepassados, ligação essa que têm muito orgulho. Acho que se reforçássemos esse elo, traríamos muitos torcedores de volta e conquistaríamos outros.

Temos primeiro que atrair àqueles que já estão em nosso “círculo”, para depois pensarmos mais além. Há muitos jovens portugueses no Brasil, especialmente em São Paulo, que torcem para os outros grandes da capital, mas tenho certeza que, se trouxéssemos de volta o orgulho português, eles nem pensariam duas vezes, seriam lusos com certeza.

O povo português tem muito orgulho de sua pátria, todos nós descendentes sabemos muito bem disso, se houver um clube que evidencie a terra mãe, sem dúvidas irão atrás dele, como fizeram nossos pais e avós quando chegaram ao Brasil na década passada.

Quer meio melhor para se identificar e defender suas origens no Brasil do que o futebol? Foi por isso e pra isso que nosso clube foi fundado. Resgatemos nosso orgulho lusitano, nossas origens que, tenham certeza, resgataremos torcedores e traremos novos descendentes à nosso convívio. Lembrem-se que tínhamos uma grande e numerosa torcida, onde estão os filhos e netos desses lusos? É atrás deles que temos que ir…

Não sei se a diretoria pensa assim, pelo que vejo não, mas deveria pensar. Mesmo com esse “descaso” com o torcedor, vímos na última pesquisa de torcida do DataFolha que temos pouco menos de 1 milhão de torcedores, somos a 16ª maior torcida do país, potencial temos, resta inteligência à quem comanda o clube…

Saudações Lusitanas!!

Vamos Subir LUSA!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

33 comentários

  1. salgado disse:

    oi, caros amigos, eu sou um tuga de Portugal, por acaso esbarrei nesse vosso site, pois sou um fanático de futebol.
    Impressionante esse sentimento Lusitano da vossa parte, mas não me surpreende , visto eu ter muitos primos aí no Brasil (Rio de Janeiro), fanáticos por Portugal. Sempre reparei nessa ironiazinha quando o Brasileiro fala de Portugal, tendo um pudor de elogiar essa nação gloriosa. Se eu tivesse nascido aí seria Vasco ou Portuguesa, qual o problema, seria natural. Esse Portugalzinho do passado recente (ditadura), já era. Essa ideia babaca do Português “burro” é puro mito, pois meu tio, que saiu aqui de Portugal, da sua aldeia, mal sabendo ler, conseguiu fazer que sua descendêcia´, nascida aí no Brasil, se dplomassem todos, trabalhou para caramba.
    Nascendo na China ou no fim do mundo, o importante é a nossa raiz, o nosso adn sanguineo.
    Depois de ler vosso post ganharam mais um adepto,embora infelizmente longe.
    Abraço fraterno aqui de Portugal

    [Reply]

    Luiz Nascimento Reply:

    @salgado, Olá patrício, muito bom ver que esse texto é lido em Portugal. Sei bem sobre o que você escreveu, sou filho e neto de portugueses, conheço muitos outros que pra cá vieram sem nada e construíram sua família, se fizeram na vida. Os portugueses muito contríbuíram para o progresso, principalmente aqui em São Paulo, uma pena que nem sempre são reconhecidos devidamente pelos brasileiros.

    Mas uma coisa posso afirmar com toda certeza, a grande maioria dos portugueses que aqui vivem, têm muito orgulho de sua pátria e por isso passam a torcer para a Portuguesa. Apesar de nossa Lusa não estar em uma fase tão boa como há alguns anos atrás e de estarem vindo cada vez menos portugueses pra cá, ainda somos um clube quase que genuinamente lusitano.

    Uma pena também que muitos daqui tenham essas imagens distorcidas de Portugal. Tenho família aí, já visitei Portugal e tenho muito orgulho de minhas raízes.

    Muito obrigado por prestigiar,
    e vamos torcer por Portugal na Copa!
    Saudações Lusitanas!!
    Abraços!!

    [Reply]

    salgado Reply:

    Caro Luiz,
    Muito agradecido pela sua atenção. Apesar de tudo, aqui em Portugal, quase toda a gente gosta do Brasil. Não generalizando, aqui em Portugal, alguns Brasileiros são bem “saloios”, certamente lá bem do interior (oh genti), basta ouvi-los falar. Comos eles estão aqui lutando por uma vida melhor, temos que respeitá-los, e não catalogá-los de nomes sujos.
    Bom, na copa, sou Portugal claro,mas confesso não sentir nenhuma atracção pelo Brasil, são muito gabarolas.
    Como voçê sabe jogam três Brasileiros na nossa selecção, sou contra, embora possam ter sangue Luso, talvez 5º Avô para trás, mas falta-lhes aquela emoção, quando toca o nosso hino. Mas respeito imenso o Pepe, pois sempre afirmou preferir Portugal.
    Tenhos primos que nasceram em França, e são doidos por Portugal, coisa incrivel, claro os Franceses ficam de cara feia. Aqui na Europa os Portugueses são conhecidos, pelo povo,mais orgulhoso da sua Pátria, pergunte a um Alemão, ou Francês, e eles confirmarão. Até na Malásia(zona de Malaca), você tem descendentes de Portugueses, que ali habitaram há 300 anos, e fazem questão de cultivar seus apelidos, Martins,Silva, lopes, etc.
    Me desculpe esta divagação, pois este site é essencialmente de futebol.

    Me chamo Luis Salgado, sou de Lisboa e sou adepto do glorioso Benfica

    Força Portugal

    [Reply]

    Luiz Nascimento Reply:

    @salgado, Luís,
    percebo bem por aqui o orgulho do povo português, tanto em toda minha família como em vários outros lusos que aqui vivem.Por ser de família portuguesa e ter dupla-nacionalidade, conheço bem a enorme colônia portuguesa que vive aqui, principalmente em São Paulo. São muitos e todos sempre elevando o nome de Portugal.

    Muitos por aqui gostam de porugueses, quem realmente os conhece, passa a admirar e a gostar. De resto, se há alguma piada ou apelido à respeito, são de pessoas que não conhecem um luso sequer e se deixam influenciar por conversas sem fundamento sobre a colonização.

    Concordo com você sobre os jogadores nascidos no Brasil que estão na Seleção Portuguesa, também sou contra esse tipo de coisa, e penso exatamente isso, que vocês devem achar que falta um orgulho a mais, um “sangue português” nas veias.

    E admiro ainda mais por saber que é torcedor do Benfica, minha família toda torce para os encarnados, estamos sempre acompanhando por aqui o desempenho do Glorioso, que aliás foi sagrou-se campeão brilhantemente na última temporada.

    Tenho um blog apenas sobre a Portuguesa de Desportos, um dos 5 grandes clubes de São Paulo, mas sempre estamos comentando fatos sobre a colônia portuguesa aqui do Brasil.Agora, durante o Mundial, estou escrevendo também sobre a Seleção Portuguesa, se quiser dar uma olhada e ter uma noção da imagem que nós, descendentes de portugueses, temos da “terra-mãe”, dê uma olhada: http://sanguerubroverde.blogspot.com/

    Um grande abraço!!
    Viva o Benfica!!
    Força Portugal!!

    [Reply]

    salgado Reply:

    Oi Luiz,
    Realmente tou abismado, você é mais fanático por Portugal, que muitos Portugueses nascidos aqui. Voçê é raça pura. Seu Blog é maneira. Isto é engraçado, eu descobri este Blog, depois do jogo de Portugal-Coreia, fiquei tão contente, que fui ao Google, e pesquisei “Orgulho Lusitano”, e voilá,uma das páginas, era este site.

    Faz muito tempo que eu pesquiso esse fénomeno da emigração Portuguesa, devido á minha paixão por Genealogia.

    Engraçado é que a minha paixão pelo Benfica, começou com um Luso-Brasileiro, meu colega de escola (12 anos), o cara era doente do Vasco e Benfica.

    Aqui há uns meses falou-se na possibilidade do goleiro do Flamengo Bruno ser convocado, pois penso ter Avó Portuguesa, mas isto não basta ter um familiar, tem que sentir no coração, saber um pouco da história, arrepiar só de ouvir “Heróis do mar nobre povo…”, voçê encarna esse espirito, aliás basta ver seu Blog, para dizer, “o gajo é mesmo Portuga”.

    Não querendo ser indiscreto, sua familia é originária de onde? Pergunto isto porque a minha mãe é Transmontana de Torre de Moncorvo, e eu sei que existe aí no Brasil uma grande comunidade de Transmontanos. Até podemos ser contêrraneos…

    Prometo continuar a acompanhar suas crónicas e se possível comentar.

    Força Portuguesa dos Desportos
    Força Portugal
    Abraço compatriota

    [Reply]

    Luiz Nascimento Reply:

    @salgado, Olá Luis,

    verdade, acho que muito desse meu orgulho por Portugal e por minhas origens vem de meus avós, crescí sempre muito próximo deles e não poderia deixar de ter orgulho do sangue que corre em minhas veias.

    Concordo contigo quanto aos jogadores, para servir um país, uma nação, representar um povo, há que se ter noção do que é ser português, da história gloriosa desse povo e realmente se arrepiar com o hino português, entender sobre este “nobre povo”, esta “nação valente e imortal”.

    A grande maioria dos brasileiros, salvo algumas exceções no extremo sul e no centro-oeste do país, descendem de portugueses, alguns tem uma ascendência muito destante, porém são poucos que se interessam pelas raízes, ou mesmo dão valor à ela. Mas em São Paulo e no Rio de Janeiro, há muitos portugueses, não sei o número exato, mas devem chegar tranquilamente à 1 milhão pelo que ouve-se falar. A colônia portuguesa é a maior do Brasil, onde ainda tem muitos italianos, só que esses concentrados em São Paulo.

    Minha família por parte de mãe é trasmontana, de Macedo de Cavaleiros, já por parte de pai é de Trancoso, que pertence à Guarda.

    Abraço compatriota!!
    E viva Portugal!!
    (torcerei para a Seleção Portuguesa contra o Brasil hehe)

    [Reply]

    salgado Reply:

    Olá Luiz,
    a emigração Portuguesa para o Brasil, remonta ao séc.XVI, embora numa escala menor, comparando com o boom do fim do séc. XIX e inicio do séc. XX. O meu tio Transmontano, emigrou em 1952, de navio, morava em Jacarépaguá (Rio de Janeiro).
    Engraçado, temos os dois costela materna Transmontana, somos Luiz, somos Carangueijo de signo, é o destino.
    A terra da tua Mãe fica um pouco mais a Norte, mas fica perto. O meu pai é “mouro”,como aqui chamam ao pessoal do Sul, ele é Algarvio. Sou uma mistura engraçada.

    Sabes sou casado com uma Luso-descendente, ou melhor com uma Portuguesa, porque ela embora nascendo em França, só admite ser Portuguesa, aí nasceu a minha curiosidade por esta paixão que os Luso-descendentes têm por Portugal.

    Amanhã, queria ficar em primeiro, o pior é se a Espanha fica em segundo. Uma Suiça seria o ideal, pois os chilenos pelo que tenho visto, têm uma equipa muito bem organizada, com jogadores rápidos na frente.

    Ronaldo não pode ver amarelo, aqui discute -se a sua utilização. Mas Ronaldo está a lutar para melhor jogador da copa, mas o gajo quer jogar sempre, e depois Brasil é Brasil.

    Penso que o ponto fraco do Brasil é o meio campo, muito lento, mas quando a bola chega ao ataque, a coisa acelera.

    È um prazer trocar ideias e opiniões contigo. Amanhã estaremos aí a comentar, esse jogo de irmãos. Se preferires poderei comentar através do teu Blog.

    Abraço de Lusitano para Lusitano

    Portugal, Portugal, Portugal.

    [Reply]

    Luiz Nascimento Reply:

    @salgado, Olá Luis,
    quase que deu para vencermos hein. No segundo tempo, se Portugal tivesse pressionado um pouco mais o Brasil, era bem capaz que chegasse ao seu gol.

    Aqui em São Paulo, cerca de 1.500 pessoas se reuniram na “Casa de Portugal”, um lugar onde se realizam grandes eventos da Comunidade Portuguesa e onde era o Consulado Português, para ver o jogo e torcer pela “Equipa das Quinas”.

    Mas o importante é que Portugal está nos oitavos de final. Agora é ganhar da Espanha, clássico ibérico, né? Só sei que os portugueses daqui estão loucos para vencerem a Espanha, a grande maioria dos “tugas” não gostam de espanhóis, por aí deve ser até pior, né? hehehe

    Abraços!!
    Força Portugal!!

    [Reply]

    salgado Reply:

    Olá Luiz,
    Concordo plenamente contigo, embora na primeira parte, Portugal ficasse na expectativa. Na segunda parte realmente estivemos bem melhor que o Brasil, com personalidade, e o Cristiano a despontar um pouco.
    Sinceramente, este Brasil parece-me bem mais fraco que outras grandes equipas do Brasil. Esse Felipe Melo é um carniceiro, queria rebentar com o Pepe, mas o Pepe deu-lhe o troco.
    Aqui em Portugal na hora do jogo, embora sendo horário laboral, as ruas ficam desertas. Aqui houve porrada com torcedores Brasileiros, em alguns locais existiram balas de borracha da policia.
    O jogo com a Espanha, é especial sem dúvidas. Eles são uma mistura de nações, Catalunha é um exemplo. Seja o que Deus quiser, tudo pode acontecer, é taco a taco.
    Por aqui existem uns cabeças de merda, que defendem uma união Ibérica, são meia dúzia de ranhosos. Isso seria impossivel, Dom Afonso Henriques ressucitaria. Neste momento em Portugal existe uma grande identidade Nacional, um grande orgulho.
    Vocês Luso descendentes, ajudam a cultivar esse orgulho, pois quando passam imagens vossas espalhadas pelo mundo, todo mundo aqui fica arrepiado e admirado.

    Por Aljubarrota iremos vencer eh eh eh.
    Abraço Lusitano

    [Reply]

    Luiz Nascimento Reply:

    @salgado, Esse Felipe Melo realmente é um carniceiro. A sua rejeição foi quase unânime pelos brasileiros. Não se encontra nenhum brasileiro favorável à sua convocação. Mas é bem ao estilo do técnico Dunga, nenhum deles presta.

    Acho que até os brasileiros gostaram que o Pepe tenha dado o troco, mesmo porque agora há dúvidas se ele terá condições de enfrentar o Chile. Mas o Felipe Melo é maldoso mesmo, chegou a criar briga até entre os próprios jogadores brasileiros.

    Quanto ao que você comentou sobre a Espanha, concordo plenamente. Já que comentou sobre Aljubarrota, aí vai uma curiosidade: A Portuguesa de Desportos foi fundada em 14 de agosto de 1920. 14 de agosto esse, em homenagem aos portugueses pelo dia que marcou o fim da batalha.

    Abraços!!
    Força Portugal!!

    [Reply]

    salgado Reply:

    Luiz, eu sei que existe aí no Brasil uma rivalidade tremenda entre clubes, mas não resisto a dizer -te isto: o Vasco da Gama em 1923, presidido por Portugueses, teve muitos problemas com as autoridades de futebol e não só, tudo porque tinha nas suas fileiras atletas negros e operários, contrariamente ao Fluminense. Mas os dirigentes fizeram finca pé, recusando retirar esses atletas, ficando para a história como um dos primeiros grandes movimentos anti racismo no desporto. Portugueses sempre á frente na história. Peço desculpa por trazer o Vasco para aqui, pois este é um site da grande Portuguesa dos Desportos.

    Saudações
    Abração

    [Reply]

    Luiz Nascimento Reply:

    @salgado, Sim, sei muito bem disso. O Vasco da Gama tem uma história maravilhosa, e por muitos anos foi considerado um co-irmão da Portuguesa. Infelizmente um péssimo presidente que passou por lá, conseguiu enfraquecer essa aliança em várias oportunidades.

    Mas ainda há muitos torcedores da Portuguesa que têm o Vasco como segundo clube e vice-versa. Infelizmente também, o Vasco foi desligando-se das raízes lusitanas, claro que ainda há muitos torcedores do Vasco que são portugueses, filhos ou netos, mas não são mais a maioria da torcida. O time acabou por agregar muitos brasileiros, e até por isso tornou-se uma das maiores torcidas do Brail, a quarta se não me engano.

    No Rio de Janeiro, o Fluminense era o clube mais preconceituoso, que não aceitava negros. Já por aqui, o São Paulo era assim. Os negros passavam pó-de-arroz no corpo para enganarem os dirigentes, por isso até hoje as torcidas desses dois clubes são apelidadas de pó-de-arroz. Já a Portuguesa, sempre aceitou negros, sem discriminação, mesmo porque em 1920 já não havia tanta pressão assim.

    Tenho muita admiração pelo Vasco, mas minha geração de torcedores da Portuguesa não gosta muito, por causa do tal ex-presidente deles, Eurico Miranda. Porém, os mais antigos, como meu avô, torcem para eles como segundo clube. Mas hoje eles são como o Palmeiras, que tem uma origem italiana, mas que hoje em dia têm sua maioria de torcedores sem ligação direta com a Itália.

    Por um lado isso é muito bom. Muito se deve ao nome Vasco da Gama, que para a grande maioria dos brasileiros, não remete à Portugal diretamente, bem diferente de Portuguesa, que o nome já diz tudo. Infelizmente muitos por aqui não sabem quem foi Vasco da Gama, triste realidade.

    Já tentaram mudar o nome da Portuguesa algumas vezes por causa disso. A Portuguesa já teve muitos títulos “tirados” pelos árbitros, justamente por ter origem portuguesa, isso já foi afirmado até pelo presidente da CBF(Confederação Brasileira de Futebol).A colônia portuguesa de São Paulo não deixou mudarem de nome. Hoje, podemos não ter mais a mesma torcida de outros tempos, mas temos pouco mais de 1 milhão de torcedores segundo a ultima pesquisa, mas a grande maioria, para não dizer quase todos, são portugueses, filhos ou netos.

    Um grande abraço!

    [Reply]

  2. salgado disse:

    Falando do nosso “time” a Portuguesa, foi buscar ou recuperar um jogador que passou por Portugal, chamado Celsinho (penso ser formado aí), que jogou no Sporting “lagartos aristocratas”. Esse rapaz teve vários problemas, segundo a nossa imprensa, o seu dominio foi mais na noite. Ele quase não jogou. Quando aqui chegou, diziam ser o “Ronaldinho do Canindé”, puro bluff. Por isso atenção á “La Movida”.
    Á três anos, passava aqui um programa chamado “Debate Bola” na Record. Gostava bastante de ver, para comparar a forma de análise do Futebol aí no Brasil.
    Engraçado recordei agora que falavam muito pouco da Portuguesa, ou quando falavam, diziam estar- se a tornar um time pequeno com pouca massa, afastado das grandes decisões.
    Aliás lembro-me que no mundial 2006 chingavam um pouco Portugal, principalmente o seu apresentador, um tal de Milton Neves.
    Talvez uma parceria conjunta com uma equipa Portuguesa, ajuda-se a Portuguesa a se revitalizar um pouco mais.

    Abraço

    [Reply]

    Luiz Nascimento Reply:

    @salgado, Esse Celsinho, foi revelado no Canindé em 2005, naquele ano jogou muito bem na Portugusa, rendeu aos cofres do clube uns bons milhões de dólares, mas ele tinha apenas 17 anos.

    Ganhou muito dinheiro, mas nunca teve cabeça, nós aqui acompanhamos a trajetória dele, mesmo porque muitos da nossa torcida acompanham o Campeonato Português, sabemos muito bem de tudo que aconteceu com ele.

    Toda a torcida da Portuguesa foi contra a sua contratação, mas o presidente do clube quis “recuperá-lo”, disse que devia à ele como gratidão, um espaço novamente no futebol, onde ele pudesse se reerguer. Mas chegou muito gordo, está demorando a perder peso e já chegou a brigar com a torcida, não fica muito tempo por aqui.

    A verdade é que do ano de 2000 para cá, a Portuguesa decaiu muito. A imprensa daqui tem uma certa rusga com a Portuguesa, então logo dizem que está se tornando um time pequeno, mas estamos longe disso, a “Lusa” tem muita história e tradição no futebol brasileiro. Acontece que nosso forte sempre foi revelar jogadores, desde a década de 50, com Djalma Santos, por exemplo, campeão mundial com o Brasil em 1958 e 1962. A última grande revelação à nível de Seleção Brasileira penso que foi Zé Roberto (que jogava no Bayern e disputou a ultima Copa, por aqui é ídolo).

    A Portuguesa já chegou à mandar 10 jogadores à Seleção Brasileira de uma só vez.

    Mas pela imprensa não podemos nos basear muito, somos meio rejeitados, por vários motivos ao longo da história. Temos uma rádio exclusiva que só cobre a Portuguesa, em São Paulo, além de muitos outros meios que acabamos criando para nos nortearmos quanto às novidades do clube. É uma relação tensa desde a década de 80, quando houve uma briga muito grande entre nosso presidente e a mídia em geral.

    Quanto à esse programa que você citou, não existe mais, grande parte dos integrantes já não trabalham, mas nunca foi um programa sério. O Milton Neves é um dos jornalistas esportivos mais “gozados” por aqui, ninguém gosta muito dele, só gera polêmicas. A mídia em geral por aqui, não gosta da Seleção Portuguesa, “torce” contra.

    Abraço!

    [Reply]

    Luiz Nascimento Reply:

    @salgado, Luis,
    quando tiver um tempo livre, assista aos vídeos abaixo, para poder ter uma maior noção e proximidade dos adeptos da Portuguesa e do estádio do Canindé:

    Canindé lotado:
    http://www.youtube.com/watch?v=U3Ulgjfp4Nk&feature=player_embedded

    http://www.youtube.com/watch?v=VCZaF1O2TfM&feature=player_embedded

    Festa dos adeptos fora do estádio:
    http://www.youtube.com/watch?v=2BvMKzKXWwM&feature=player_embedded

    A maior “torcida organizada” da Lusa. “Leões da Fabulosa”:
    http://www.youtube.com/watch?v=gEFjeBjU2fo&feature=player_embedded

    Abraços!

    [Reply]

    salgado Reply:

    Olá Luiz,
    Muito bonito, uma torcida bem intensa. Quando eu te disse que nutria uma simpatia pela Portuguesa, e pelo Vasco, não estava sendo “puxa saco”.
    Aqui temos um site Tuga, que alberga clubes e selecções, chama-se “zerozero.pt”, a página da Portuguesa é: http://www.zerozero.pt/equipa.php?id=2252&epoca_id=139, tem informação bem razoável e alguns videos, para você ver que os seguidores de futebol em Portugal, acompanham com curiosidade os times com alguma ligação á nossa pátria.

    Aqui fica alguns videos interessantes: http://www.youtube.com/watch?v=YB6J7L-mRpM&feature=related e http://www.youtube.com/watch?v=l7k0hYPYSLg&feature=related, referem-se á nossa participação na copa do mundo de rugby de 2007, fizemos furor por dois motivos, primeiro fomos a primeira equipa amadora a participar, segundo, foi a forma como apaixonadamente cantávamos o hino, vária imprensa internacional, chegou a afirmar ser o hino mais sentido do mundo, não estou brincando!!

    http://www.youtube.com/watch?v=dK2UOlJ7fcY, este refere -se á final da copa do mundo de sub 20 em 1991, no antigo estádio da luz, com 127000 adeptos, e eu era um deles, vais reconhecer alguns craques.

    Abraço Lusófono

    [Reply]

    Luiz Nascimento Reply:

    @salgado, Olá Luís,
    Então, eu iria lhe perguntar justamente sobre algum site bom para acompanhar o futebol português, pelo que ví esse é muito bom, não sei se há algum melhor.

    Esses vídeos da seleção de Rugby são realmente emocionantes, de arrepiar. Eu já havia visto esse vídeo há um tempo, um primo meu que mora em Lisboa me passou um e-mail sobre esses jogadores certa vez.

    Quanto à Copa do Mundo de Juniores, eu ainda não tinha visto nenhum vídeo sobre ela, mas já ouví muito desse campeonato por meu avô, que estava em Portugal em 91 e sempre conta que foi à essa final na Luz. Realmente muito interessante ver Rui Costa, Figo e etc…além de Carlos Queiróz.

    Eu iria lhe perguntar justamente algo relacionado ao Queiróz. Os portugueses de um modo geral gostam e apoiam o treinador? Ele é do gosto da maioria? Desde que ele assumiu a Seleção eu me pergunto isso.

    Um grande abraço!
    E FORÇA PORTUGAL!!

    [Reply]

    salgado Reply:

    Oi Luiz,
    Brasil nos quartos, agora conveceram- me um pouco mais. Muito bem o Ramires, atleta do glorioso, impressionante a capacidade fisica deste rapaz, o homem é bastante magrinho, eu que já estive perto dele, pareceu-me um maratonista.
    Olha esse site que te indiquei, é uma espécie de enciclopédia, eles armazenam a informação possivel, através de colaboradores,e como deves ter reparado eles tém dados de equipas de todos os estados brasileiros. Nele podes acompanhar os resultados das ligas de todo mundo. Vou tentar saber se existe algum mais completo, mas posso te indicar um site “tuga” que transmiti jogos de futebol via net (streams) http://www.tvtuga.com.pt/, aqui tens acesso á sportv tuga e outros canais tugas e não só.
    Na copa do mundo de 1991 eu tinha 15anos, fui com um amigo, e posso garantir que foi uma experiência incrivel; 4horas ao sol para entrar no estádio, mais umas quantas lá dentro, que estava cheio que nem um ovo.
    Foi através desta copa e da outra de 1989, que fomos bi, não esquecer isso,foi aqui o futebol Português, virou mentalidades. Esta geração trouxe mais profissionalismo, reconhecimento internacional e claro qualidade de atletas em quantidade nunca vista por aqui. Eu sou do tempo de jogarmos benzinho contra grandes selecções e nada. O Prof. Queiroz começou a trabalhar com eles em 1986/7, tendo logo sucesso nos sub 16 e sub 18. Hoje em dia, ele não é muito querido entre nós, uns afirmam que ele só teve sucesso nas camadas jovens, outros que é um teórico ,visto nunca ter sido jogador; não impõe respeito, não percebe de táctica e medroso a escalar a equipa. Pessoalmente acho que ele tem pouca chama, não transmite muita emoção e garra, será uma questão de carácter, e não de qualidade de treino. Mas o grande problema para ele foi substituir Scolari. O Gaúcho trouxe outra forma de estar, talvez mais Brasileira, mais comunicativo e interactivo com o povo. E não esquecer, que a tal geração de ouro (que não ganhou nada!!), já era. O fantasma Scolari ainda está um pouco presente, mas se ganharmos á Espanha tudo pode mudar.
    Scolari também fez algumas besteiras, não preservou a equipa na final do Euro 2004, casmurro, teimoso e pouco táctico, mas enfim merece os meus agradecimentos. Agora está aí pertinho de ti, no” Verdão”.
    Não querendo maçar-te, qual a tua opinião sobre o jogador Walter do Internacional, acho que o Porto vai contratá-lo, e do Tardelli, que o Benfica anda a cheirar. Este Tardelli tenho curiosidade, porque ele jogou no Psv e Bétis e não deu nada,será que evoluiu?

    Abraço
    Até os comemos ( os Espanhóis claro) eh eh

    [Reply]

    Luiz Nascimento Reply:

    @salgado, Olá Luis,
    desculpe a demora em te responder, mas ontem estava de cabeça quente com a derrota da seleção. Cheguei a escrever sobre a partida no meu blog e por aqui também, não sei se bate com a opinião dos portugueses daí. Se quiser dar uma conferida: http://www.sanguerubroverde.blogspot.com/ e http://tinyurl.com/2uogna3

    Quanto aos jogadores que podem ir à Portugal, o Diego Tardelli é bom jogador, logo que surgiu no São Paulo FC, se destacou muito, foi artilheiro, fazia muitos gols. Muito cedo foi para o Betis e depois para o PSV onde “esqueceu” seu futebol, muito pouco fez por lá. Voltou ao Brasil, se destacou um pouco no Flamengo e desde o ano passado está no Atlético Mineiro, onde anda a marcar muitos gols, está em uma boa fase. Como dizemos por aqui, “se resolver jogar bola, será um belo reforço.” Qualidade ele tem, o problema é que, na realidade, só foi bem em dois clubes, logo que surgiu e agora no Atlético.

    Quanto ao Walter, foi uma grata revelação do Internacional no principal torneio de juniores do Brasil, a Copa São Paulo, isso em 2008, se não me engano. Ele foi um dos destaques da Seleção Brasileira Sub-20, que foi campeã sul-americana em 2009. Porém, ele se contundiu, ficou um bom tempo fora dos gramados, voltou na reserva do Inter e acabou se desentendendo com a comissão técnica. Nesse ano ele foi reconquistando seu espaço no time principal e hoje chega até a ser titular. Enfim, é uma aposta do FC Porto, um garoto muito jovem que ainda tem muito a mostrar.

    Abraço!!

    [Reply]

  3. salgado disse:

    Oi Luiz,
    não tem problema, eu próprio estava sem conversa, desolado.
    Na minha opinião a Espanha foi melhor, é melhor (nesta momento), tácticamente superior, assim como mentalmente, e claro um treinador, que lê o jogo no banco. Queiroz não, leva o seu bloco, o seu plano prédefenido, não improvisa, não lê as incidências do jogo. O laboratório do homem e mais nada. Veja se a substituição do Torres pelo Lorente, esse Basco fez estragos, um tanque, aliás o lance do golo é devido á sua acção de arrastamento dos centrais, quando iniesta encostou naquela zona, foi Ricardo Costa, atraido pela bola, que tentou incomodar Iniesta, sendo Simão a fechar junto a Villa, tarde de mais né. A indisciplina pairou, Deco criticou abertamente a táctica, a lesão de Nani, não foi abertamente esclarecida, aqui especula-se algo mais. Ronaldo capitão é uma aberração, não tem perfil, educação e postura. Observa o fim do jogo, Ronaldo é filmado de perto, e cospe em frente á câmara de forma provocatória. Quando passou pelos jornalista foi-lhe perguntado as razões da eliminação, ele respondeu: ” falem com o Queiroz”, ora um individuo que é capitão tem que aguentar as balas, falar sem medos, ser um homem. Aí Scolari falhou, Felipão teve boas intenções, mas capitão não pode ser, um menino mimado, egocêntrico, narcisista, que não canta o hino (vergonha). Ricardo Carvalho é o meu preferido, nem mais.
    Voltando ao jogo, porquê Ricardo Costa? Com dois laterais direitos no banco, essa foi uma forma de transmitir medo á nossa equipa, e claro a Espanha percebeu, não é por acaso que os primeiros minutos foram de asfixia, precisamente pela esquerda da Espanha.
    Pepe a fazer rodagem na copa, sem ritmo algum, e atenção eu gosto de Pepe. Aliás Pepe teve dois comportamentos extra jogo bem distintos. Se no inicio cantou emotivamente nosso lindo hino, no fim do jogo borrou a pintura, sendo visivel as suas risadas com colegas do Real Madrid. Pepe tem que ter cuidado, pois será sempre analisado de forma diferente.
    Marcámos sete golos, sim mas não marcámos em três.
    Eu li a tua análise, basicamente concordo, apenas realçaria a superioridade Espanhola. Bem sei que Portugal tinha obrigação de fazer melhor, tem jogadores muito bons. Penso que a retranca inicial seria compreensivel, mas com o desenrolar do jogo a perspectiva do golo teria que ser mais efectiva. Somos um pais pequeno, menos recursos, não temos um Fabregas no banco. A nossa selecção tem condições para se bater com qualquer uma,mas temos que ter os melhores jogadores em forma (ai Bosingwa e Nani). Neste momento temos um problema de base, talvez não saibas, mas num jogo Benfica – Sporting em sub19, estavam 13 estrangeiros em campo, assim é impossivel o jovem tuga despontar. O fénomeno dos jogadores Brasileiros continua, chegam todas as épocas, carradas deles, seja para as ligas Pró (superliga e 2 de honra), ligas amadoras e camadas jovens. Muitos de qualidade duvidosa, ou seja, basta dizer “Brazuca”, é bom. Grémio Anapólis, São Raimundo, Ipiranga,etc, clubes do Mato Grosso,Maranhão e muitos mais, são alguns fornecedores.
    Se eu pudesse abraçar um jogador Tuga seria o Eduardo, humilde, corajoso e grande revelação. Não esquecer Coentrão, que era considerado um rebelde, andou emprestado pelo Benfica, até o Jesus o endireitar.
    Centrais muito bem. Meio campo, apenas na Coreia. Simão,fraquinho. Luso Brasileiros, nada a acrescentar. Danny, não confirmou. Ronaldo, mau de mais para ser verdade.
    Agora uns pedem a cabeça do Queiroz,outros afirmam que montou uma equipa sólida, apenas falhando ofensivamente.
    Setembro começa a qualificação para o Euro 2012, começamos com Chipre, salvo erro.

    Perdoa-me, mas agora vou torcer pela Argentina, sou um fã de Maradona, eu cresci a vê-lo jogar. Aqui em Portugal o jogador Argentino é muito elogiado e bem visto, considerado um jogador de fibra e caracter, com a técnica sul americana. Brasil é amor – ódio eheheh.

    Uma curiosidade para ti, o time da terra da tua mãe, Macedo de Cavaleiros subiu este ano pela primeira vez á 2ªb, equivalente á vossa série C.

    Um abraço solidário
    Portugal sempre

    [Reply]

    Luiz Nascimento Reply:

    @salgado, Olá Luís,
    por aqui algumas notícias dizem que a Federação Portuguesa de Futebol estaria interessada no trabalho do espanhol Aragonés, não sei até onde isso é verdade. Também já lí que haverá uma reunião para definir o futuro de Queiróz na equipe, não sei qual a impressão de vocês por aí quanto à isso, se acham que sai ou não.

    Quanto ao Brasil, foi longe demais, com o técnico horrível que tinha e com alguns jogadores descontrolados como o Felipe Melo, que quase “quebrou” o Pepe na primeira fase. Isso já era esperado, ao menos para os mais frios e calculistas, Dunga só joga no contra-ataque, não sabe o que fazer quando uma equipe o espera na defesa, não tem um armador de qualidade, visto que Kaka não está em sua melhor forma.

    Mas nenhuma revolta é tão grande que não seja apagada por uma eliminação da Argentina. Esse é um grande problema dos brasileiros, levam a Copa do Mundo apenas como uma grande festa, a revolta dura pouco, logo esquece-se de todos os problemas, ainda mais com o Maradona eliminado. Não sou desses que torcem fervorosamente contra a Argentina, muitos o fazem pela arrogância de Maradona, mas ninguém aqui olha para o que fez Dunga. Arrogantes por aqui muitos são, mas não querem ver. A Alemanha foi bem superior e penso que chega à final, terá um bom jogo contra a Espanha pela frente.

    A Espanha é que bem poderia ser eliminada hoje, o Paraguai jogou muitíssimo bem dentro de suas limitações, merecia uma sorte melhor, talvez o gol legítimo anulado na primeira etapa tivesse mudado a história da partida. Mas, sinceramente, não vejo a Espanha com chances de vencer a Alemanha, ainda mais se quiser partir para cima, dando o contra-ataque, coisa que os alemães aproveitam como ninguém. Aliás, esse foi o problema da Argentina hoje, abriu-se muito, fora que Maradona perdeu o Mundial com a única grande deficiência da equipe, a ala direita, que tetnou arrumar desde que lá chegou, mas não conseguiu.

    Agora resta-me torcer para o Uruguai, uma equipe que muito me agrada pela raça, pela determinação e pelo amor à camisa.

    Um grande abraço!!
    Viva Portugal!!

    [Reply]

    salgado Reply:

    Oi Luiz,
    Pois é, este Brasil quase me convenceu com o Chlie, mas a Holanda embora não fazendo um grande jogo, bastou para vincar as fragilidades do Brasil. Meio -campo? Supreendente aquela aposta no Gilberto e no Felipe, sinceramente, esses dois foram o cancro do Brasil, e depois káká, não tem explosão, é que pubalgia quando ataca prende os movimentos de arranque.
    O Cardozo no Benfica falhou 4 pénaltis, na época passada, um deles quase comprometeu o titulo, no jogo com o Nacional na Madeira. Agora Espanha-Alemanha, penso que um deles vai ser o campeão, embora a minha equipa equipa agora seja o Uruguai, tem Maxi, atleta que a torcida do Benfica muito estima, dá tudo o que tem, e porque alguns Uruguaios têm sangue Tuga, temos que nos agarrar a algo, eheheh.
    Sabes porque não consigo apoiar o Brasil? Isso de pais irmão é treta, principalmente na cabeça do brasileiro, no Portugal-Espanha, amigos meus que viram o jogo em funzone, disseram que muitos brasileiros festejaram o golo da Espanha, carros com bandeiras Brasileiras apitaram efusivamente depois do jogo. Mas para mim o Brasil será sempre pais especial, pelos familiares e pelos Luso descendentes, menos no futebol de selecção.

    O Aragonês na véspera dos Oitavos, afirmou que acreditava na vitória de Portugal, talvez isso tenha caido no coraçao da Federação, eheheh. Eu não acredito.
    O meu palpite é que Queiroz continua, infelizmente.
    http://www.youtube.com/watch?v=nM7FDyHIq1c&feature=related, observa este video, e diz me se este rapaz pode ser o nosso capitão, para bem dele e da equipa, claro que não. Ele pensa que é o boss, que ninguém o compreende, isto mina o balneário.
    O Queiroz foi Xingado na chegada, mas o Ronaldo, tinha aquelas menininhas Babacas, gritando por ele.

    Agora vou-me virar para o meu Benfica, vendemos DiMaria, talvez Ramires ou David Luiz (jogador de seleção), comprámos dois Argentinos, Franco Jara e Gaitán, e claro temos o milagreiro Jesus. O Porto aposta forte esta ano, tal como o Sporting, clubes como o Braga, Guimarães, Maritimo, atrapalham cronicamente.

    Esse Duque de Caxias vai sofrer com a Portuguesa.
    Celsinho já está em forma?
    O Domingos já foi falado aqui em Portugal algumas vezes.

    Abraço
    Viva Portuguesa

    [Reply]

    Luiz Nascimento Reply:

    @salgado, Oi Luis,
    essa história de países irmãos, realmente é algo inimaginável. Antes da partida Brasil x Portugal, eu estava ouvindo a rádio Antena 1, aí de Portugal, pela internet. Percebi, em vários comentários dos locutores e dos repórteres que, por aí, consideram o Brasil um país irmão, têm esse sentimento de aproximação. Mas digo que isso é inimaginável pois aqui a recíproca não é verdadeira. Nasci aqui, tenho carinho por esse país, mas minhas origens são portuguesas, minha família toda nasceu aí e eu também tenho nacionalidade portuguesa, sinceramnte, sinto-me muito mais emocionado ao escutar o hino português que ao brasileiro.

    O grande problema dos brasileiros é o precário ensino de história que temos nas escolas primárias. Eles não ensinam sobre a colonização, ensinam somente o lado de cá da história, de certa forma, e digo isso com propriedade, distorcendo a realidade. É como odiar os argentinos por aqui, ninguém sabe o porque de não gostar deles, mas desde que nascem sabem que não podem gostar. É mais ou menos isso que acontece com os portugueses por aqui, a maioria não gosta, mas não chegam a odiar, claro, mas se você perguntar à eles porque, muitos não sabem realmente, só sabem porque foram educados a tratar-nos como vilões.

    Isso se reflete no futebol, a lógica mais clara e evidente no Portugal x Espanha era torcer por Portugal, mas a mioria não o fez. Com excessão de quem vive em São Paulo e no Rio de Janeiro, onde há muitos portugueses e o povo vai aos poucos percebendo o quanto nossa gente contribuiu para o crescimento desse país e que não somos o que ensinam. Conheço muita gente que gosta de portugueses, que torce por Portugal como segundo time em Copas, assim como para a Portuguesa em São Paulo. Fizeram uma pesquisa sobre qual seria o segundo time dos paulistanos dois anos atrás, a Portuguesa venceu disparadamente, com cerca de 70% dos votos. Mas no resto do Brasil não é assim.

    Houve uma série jornalística por aqui, realizada pelos jornalistas Paulo Markun(brasileiro) e Carlos Fino(português), chamado Lá e Cá, realizado em conjunto entre a RTP e a TV Cultura, parece que está sendo transmitido nas noites de domingo por aí também, concomitantemente com as transmissões de cá. Nessa série, eles tratam da relação entre Brasil e Portugal, como países irmãos ou como pai e filho. Uma série muito boa, que deveria ser mais propagada por aqui, para elucidar ainda mais essa questão na cabeça dos brasileiros. Olha o site da série, se ainda não conhece: http://www.tvcultura.com.br/laeca/

    Eu torcia para a Seleção Brasileia quando era criança, mas depois fui percebendo as “mazelas” na Confederação Brasileira de Futebol, que tem muita coisa envolvida por trás, fui percebendo a prepotência dos brasileiros no esporte e aos poucos fui vendo como nos tratam no futebol mais precisamente, ainda mais reforçado com a Portuguesa. Confesso que parei de torcer pelo Brasil, acompanho de perto, claro, porque gosto de futebol, mas não torço contra nem a favor. Scolari me deu muita alegria com a Seleção Portuguesa na Copa de 2006, então passei a torcer mais fervorosamente por Portugal. Não digo isso de puxa saco não, é a realidade. Eu nunca entendia o porquê que meu avô, português, sempre torceu contra os brasileiros. Aos poucos eu fui entendendo. As coisas estão melhorando nessa relação Brasil-Portugal, mas muitacoisa ainda tem que mudar para começarmos a pensar em países irmãos.

    Falando do Benfica, Ramires, Dí Maria e Davis Luis srão grandes perdas, mas parece que o argentino renderá bons milhões de euros. Lí em um site português que renderá 25 milhões de euros de imediato, mas dependendo do desempenho do Real Madrid, o Benfica pode lucrar até 36 milhões de euros, o que seria um “record” em transações em Portugal. Jogadores argentinos me agradam muito, têm muita raça, muita determinação.

    Já minha Portuguesa, está muito bem nesse início de Campeonato Brasileiro, nesse periodo de pausa pela Copa do Mundo, contrataram um atacante, o que faltava à equipe. Não sei se por aí o conhecem, mas por aqui é bem conhecido, trata-se de Dodô, apelidado de “artilheiro dos gols bonitos”, foi artilheiro de vários Campeonatos Brasileiros e agora acho que ajudará a Lusa a fazer uma belíssima campanha em busca do título. O Domingos, a quem você se referiu, é um zagueiro muito forte, que joga duro, ao melhor estilo uruguaio e argentino. É bem famoso por aqui por seu “jogo duro”, esse já virou quase ídolo no Canindé, gostamos demais de jogadores “raçudos”, que honrem a camisa que vestem.

    Abraço!
    Força Benfica!
    Força Portuguesa!

    [Reply]

    salgado Reply:

    Oi Luiz,
    pois é, aqui em Portugal muita gente tem a ilusão dessa situação, quase toda a gente admira o povo Brasileiro, e no futebol não é excepção, até acho bem , não fora isso que tu falaste. Como te falei anteriormente, o meu tio, que deve ser da geração do teu avô, transmitiu-me uma visão menos romântica, dessa relação Brasil- Portugal, por isso o meu sentimento nunca foi de irmandade!!!
    Basta veres sites brasileiros,que falem de Portugal, as pessoas que falam nos foruns, vão sempre esbarrar na colonização, que Portugal é o mau da fita. Como disseste a ignorância, é pior que doença.
    Os meus primos aí no Brasil, são como tu, respeitam o Brasil, gostam desse pais, mas o seu coração é português.
    Um fénomeno engraçado que tenho observado, fala-se muito de Lusodescendentes na França, Alemanha, Canadá, etc., mas do Brasil quase nada. Por exemplo a Emigração Portuguesa para França, foi efectuada por gente humilde do campo ou do Interior, que por vezes deram uma imagem dos Portugueses em França nada positiva, mas deram a volta com trabalho e abnegação. Mas ainda hoje o Português para o Francês, é um pedreiro (obras), pessoa das limpezas, motorista, mas isto já não é bem a realidade, mas o rótulo fica. Os meus primos nascidos lá, sentem-se Portugueses de coração, embora sempre respeitando a França, esse amor deixa os Franceses admirados, e até chateados. Muitos estão a pensar vir para Portugal. Onde queria chegar é que no Brasil os Portugueses foram mais comedidos nessa afirmação de nacionalidade, parece-me, mas tu saberás melhor obviamente.
    Aí no Brasil a sensação que eu tenho, é esta: descendente de Italiano, maravilha, de Alemão,uma honra, de Japonês,uma excentricidade, e por aí fora.

    Não sou um Nacionalista fanático, mas adoro ser Português, quando viajo e me perguntam donde sou, é uma sensação única poder afirmar minha origem, por isso quando pessoas como tu afirmam se emocionar mais com o hino Português, o arrepio surge espontaneamente. Vou te confessar, eu por vezes vou ao youtube só para ouvir nosso hino.
    O programa que referes já vi um episódio, é realmente um bom começo.
    Certamente tiveste conhecimento do caso Maitê Proença, isso foi apenas o conhecido, ela como outros artistas que nos visitam, mal chegam ao aeroporto afirmam logo, pais irmão,maravilhoso, adoram povo Português, blá blá, tirando algumas excepções, depois veio afirmar que tem avô português, vá levar no …

    Falando de Futebol, O Sporting vendeu o seu capitão de forma surpreendente para o Porto 10milhões por 70%, João Moutinho, que foi uma das ausências surpresa do Mundial.
    Este foi o maior negócio da história entre clubes Portugueses. Inexplicável como os verdes, aceitam reforçar um dos rivais directos, apesar de eu pensar,que Moutinho estagnou um pouco, tem pouco fisico, mas pronto só tem 22 anos.

    Muitos jogadores estrangeiros quando chegam ao campeonato tuga, pensam que se trata de uma competição mais fácil ou menos competitivo, puro engano, embora o campeão seja entre um lote máximo de 4 clubes, as restantes equipas são bem orientadas fisica e táticamente, e que não deixam jogar. Aliás o Saviola, afirmou que ficou surpreso pela agressividade e marcação das defesas em Portugal. Mas como bons Portugueses que somos, dizemos sempre mal do que é nosso.

    Eu sou um consumidor de futebol, e esse Dôdô já tinha visto jogar várias vezes, conheço um pouco. Através da net no Site “Myp2p”, pode-se acompanhar jogos de futebol de todo mundo via stream. Agora os canais globo e pfc, são pagos de forma extra no cabo, mas antigamente não, costuma ver de madrugada grandes clássicos.

    Esqueci-me de mencionar um caso que vi na Record, certo programa afirmou que todo o bandido preso no Rio de Janeiro, tinha apelido Português, ehehehe.
    Português tem costas largas, mas que fomos nós que inventámos o mulato, não existem dúvidas.

    È um prazer dialogar contigo.
    Abração
    Viva nossos times

    [Reply]

    Luiz Nascimento Reply:

    @salgado, Olá Luis,
    dois acontecimentos nessa semana me fizeram lembrar algo que comentamos outro dia por aqui. Primeiro, em uma dessas conversas você chegou a comentar que o goleiro Bruno, do Flamengo, chegou a ser cogitado em Portugal, ou algo do tipo. Por sorte ele não foi para aí, não sei se está a acompanhar, se estão a repercutir as informações sobre ele por aí, mas ele está envolvido em um caso de assassinato de uma amante. Ele é suspeito de ser o mentor do crime, foi preso preventivamente nesta semana, teve seus contratos com patrocinadores rescindidos e o Flamengo já está tratando de desligar-se dele. Enfim, a carreira do homem acabou, e se ele fez o que tudo aponta que fez, deve mesmo viver o resto de seus dias atrás das grades.

    Outro fato que me chamou atenção esta semana, e que até o momento eu não havia percebido, é que teu sobrenome é Salgado. Ontem, minha mãe estava a procurar alguns documentos e lembrei-me que o sobrenome de solteira dela é Salgado. Aqui no Brasil, as mulheres tem o costume de adicionar o sobrenome dos esposos ao seu nome ou mesmo substituir pelo seu sobrenome. Minha mãe se casou aqui, com meu pai que também é português, e ela mudou seu sobrenome, coisa que não acontece em Portugal. Isso até gerou alguns problemas à ela em uma das viagens à Portugal, mas agora tudo está regularizado por aí. Pois então, apenas uma curiosidade, temos um sobrenome em comum na família. hehehe

    Quanto à esse caso da Maite Proença que você citou na ultima resposta, repercutiu demais por aqui. A comunidade portuguesa fez muita pressão para que ela se redimisse publicamente. Alguns jornais televisivos chegaram a mostrar o que ela fez por aí. Ela chegou a fazer uma declaração, como você deve saber, mas nada convincente. Ela já não tem uma boa fama por aqui, apenas piorou sua imagem.

    Grande Abraço!

    [Reply]

    salgado Reply:

    Oi Luiz,
    o caso Bruno é muito falado por cá, todos os noticiários falam bastante. Aqui até gozaram com o facto de ele ir para Bangú, mas para a prisão e não o clube eheheh.

    O sobrenome Salgado é da minha mãe. Se calhar ainda somos primos, nunca se sabe eheheh. Ultimamente comecei a tentar pesquisar a minha árvore genealógica, é uma situação bem dificil, imagina uma coisa, de 4 avós, passas para 8 bisavós, depois 16 trisavós, e assim sucessivamente vai aumentando. Em algumas linhas familiares, já recuei até 1700. Até seria possivel sermos primos, embora afastados, basta um teu tri ou tetra-avô, ser irmão do meu tri ou tetra por exemplo. Se conseguires saber os nomes dos teus avós maternos, até poderia ajudar-te a saber algo mais. A genealogia tem coisas muito engraçadas. Descobri que o meu trisavô Salgado era padre, safadão não!!! Em Portugal estão a efectuar, embora lentamente, o levantamento de todos os registos paroquiais, baptismos, casamentos e óbitos, de todas as freguesias, mas trás os montes está muito atrasado.

    Afinal a Espanha está bem forte. A nossa consolação é verificar que a Alemanha também pouco conseguiu jogar, parece-me que tivemos mais jogo que os alemães. Agora tanto me faz.

    Acabei de verificar na “A bola”, que o Walter fica por aí.
    Hoje deu um episódio, daquela série da tvcultura, é bem educativo.

    Luiz eu não poder mostrar minha cara é ingrato, pois ao menos eu tenho uma ideia de ti, é que eu não sou fâ de FAcebook e outros, senão eu te dava a minha página. Falar com alguém sem ter uma ideia, de quem possa ser é um pouco chato. Bem tu também podes não ser aquele rapaz da foto ehehehe, tou a brincar né.

    David Luiz pode sair por 35 milhões, para o Manchester city. Será uma perda enorme, pois este rapaz, que chegou bem novinho (19 anos), estreado no parc dos principes em Paris, após lesão do Luisão, tremeu bastante, mas reparava-se que havia classe nos seus movimentos. Gosto muito do David, e provavelmente será um dos jogadores que mais incorporou a mistica benfiquista, por ser um atleta exemplar,a torcida vai compreender. 3milhões por época é a oferta.
    O Éder Luis que o Benfica contratou ao “Galo”, vai para o Vasco emprestado, segundo o Grémio, que perdeu a corrida, tudo por causa da ligação Lusitana do Vasco. Sinceramente Luiz, eu fico admirado da Portuguesa não interagir com os clubes tugas.

    Abraço Lusitano

    [Reply]

    Luiz Nascimento Reply:

    @salgado, Olá Luís,
    então, minha avó chama-se Margarida Maria Salgado, é de Macedo de Cavaleiros, é que após casar-se com meu avô, adototou Margarida Maria do Nascimento, como é comum aqui no Brasil. Sei que por essa parte da família também há alguma ligação com o sobrenome Diniz.

    Quanto à essa ligação entre a Portuguesa e clubes lusos, faz muito tempo que a Lusa não aproveita sua ligação com Portugal. Transações com jogadores nunca foi muito comum, mas antes eram mais frequentes, mas jogadores brasileiros que iam e vinham. Há décadas atrás havia uma aproximação maior, o Benfica veio inaugurar o Canindé na década de 70. Sporting, Porto e Glorioso participaram de um torneio de inauguração dos refletores do estádio na década de 80, já na década de 90, o Marítimo realizou um ‘amistoso’ contra a Portuguesa no Canindé, jogo que marcou a milésima partida do estádio.

    Vários amistosos com clubes portugueses ocorriam, nas decadas de 70 e 80, muitos clubes portugueses vinham pra cá jogar contra a Portuguesa para a preparação do Campeonato Português, o Pacaembu, estádio que deves conhecer ao menos pelo nome, era lotado sempre pela torcida da Portuguesa, que por vezes se dividia entre torcer pelo Benfica, ou pelo Porto. Muitas brigas chegaram a acontecer nesse torneio dos refletores que citei. Alguns eram benfiquistas em Portugal, outros portistas, e na ocasião da partida houve uma das maiores brigas do Canindé. hehehe

    Atualmente, as relações entre a Portuguesa e os clubes de Portugal acontecem tendo como intermediário o Banco Banif, Banco Internacional do Funchal. Este banco, que deves conhecer bem, começou a patrocinar a Portuguesa em 2005, estava começando a operar no Brasil, possuía apenas uma pequena agência em São Paulo. A marca se popularizou dentro da comunidade portuguesa e acabou se expandindo muito devido à visibilidade que a Lusa deu ao banco à nivel nacional. Hoje são um dos maiores bancos internacionais do país e já possuem agências em quase todas as capitais.

    O ultimo jogador que trouxeram daí, foi Fellype Gabriel, um atacante brasileiro e que deu muito certo por aqui, chegou a render um bom dinheiro aos cofres da Portuguesa em uma transação para o Japão no final do ano passado. Ele jogava no Nacional, se não me engano, que também é patrocinado pelo Banif.

    Quanto a não saber de tua aparência, claro que é estranho, mas nesse ‘mundo virtual’ nós acabamos nos acostumando hehehe Se quiser meu e-mail, para facilitar as conversas, ou se quiser me passar o teu também, pode ficar mais fácil: luizlusitano@hotmail.com

    Abraço Luso!

    [Reply]

  4. Mauro Rodrigues disse:

    Amigos, por favor, alguém sabe onde consigo uma camisa Portugal-Brasil?

    Grande abraço.

    [Reply]

  5. Tatiane Neves disse:

    Olá….
    Que bacana tudo isso adorei.. e gostaria de saber se vai ter feminina também pois eu estou Atrás e não encontro…. meu coração é Brasileiro e Português..
    Obrigada

    [Reply]

  6. Rafael Carretero disse:

    eu quero uma dessa eim

    [Reply]

  7. Tatiane Neves disse:

    Rafael Carretero Linda nééé está difícil achar meio a meio

    [Reply]

  8. Vera Lucia Ladeira disse:

    ola.. tudo bem gostaria de comprar esta camisa metade brasil e metade portugal tamanho P FEMININA ONDE POSSO COMPRAR, SOU DE SANTOS-SP. BRASIL.

    [Reply]

  9. Maria Augusta Varandas disse:

    oi Vera acho que na Escola Portuguesa tem,quando é dia de Portugal eles vendem lá na praça…

    [Reply]

Gostou? Não? Comenta aí: