Canelada

Home | « Todos os posts do Portuguesa

O fado dos órfãos da glória

por
14/04/13

Dói. Dói demais. Não é fácil ver sofrer quem amamos. Mais complicado ainda é ver nosso amor ser humilhado sem que nada possamos fazer. O sentimento é de impotência, como se amarrassem nossas mãos, nossos pés e nos fizessem assistir, sem poder reagir, a dignidade de nosso amor ser arrancada aos poucos. O misto de vergonha e ira toma conta do coração de quem a ama. Perdemos o sono e, quando dormimos, temos pesadelos. Nosso amor, aquele genuíno, de infância, dos bons tempos, está irreconhecível. Foi apequenado, pisoteado, jogado na vala comum e humilhado. E quando a perspectiva do fim é maior que a do recomeço, o coração chora.

A dor que sinto após ver o clube que amo ser massacrado em Ribeirão Preto parece insuportável. Porém, imagino como não deve ser para quem viu este clube ainda maior do que eu vi. Perder de 7 a 0 para o Comercial em uma Série A2 de Campeonato Paulista, levando olé, é jogar no lixo o trabalho e a dedicação de homens que ajudaram a fundar a Associação Portuguesa de Desportos, de homens que doaram seu empenho para a construção do Canindé, de tantos ídolos do futebol nacional que ali nasceram e que de seu berço têm orgulho. Pior, é espancar a torcida mais apaixonada que um clube pode ter.

A Portuguesa foi fundada para representar, honrar e glorificar a colônia lusa neste país. Por isso seu nome é Portuguesa. Por isso suas cores são o verde e o encarnado. Por isso temos uma Cruz de Avis no peito. A Cruz da Ordem que fez de Portugal um país independente. Se soubessem que aquilo que estava em campo ontem deveria representar a sua pátria, Viriato, Camões, Dom Sebastião, Nuno Álvares Pereira, Fernando Pessoa e tantos outros se revirariam no túmulo. Porém, não precisamos ir tão longe. Temos aqui, ao nosso lado, milhares de amantes desacorçoados neste domingo que poderia trazer o sol mais brilhante da história, mas permaneceria cinzento, como o presente e o futuro da nossa Lusa.

Sim, nossa. A Portuguesa não é de seu presidente, não é de seus conselheiros, não é de seus diretores, não é de seu técnico e muito menos de seus jogadores. A Rubro-Verde é de sua torcida. Nós, torcedores, somos a Portuguesa. Porém, quem a faz passar por tudo isso são eles.

Perdão, Lusa. Perdão. Olhe o estado em que te deixaram! Olhe bem o que fizeram com você! Na noite deste sábado que clamo a Deus que apague da história eu te vi rendida. E como quem te comanda não tem a mínima decência de pedir perdão, eu peço. Isso não se faz. Muito menos com você! Justo você, a dona das maiores alegrias que já tive na vida. A dona dos momentos mais marcantes de minha existência. Estão acabando com você, Lusa.

Pela Rede Vida fui obrigado a vê-la ser humilhada. Aquela camisa vermelha em nada lembrava o rubro dos anos 70. Você não era você. Não estava sequer em seu lugar de direito. Porém, o escudo no peito não deixa mentir. A vontade era de arrancar aquela camisa de todos os jogadores, um por um. E também da comissão técnica. Um escudo que Julinho Botelho, Djalma Santos, Brandãozinho, Ivair, Leivinha, Enéas, Badeco, Dicá, Dener, Zé Roberto, Capitão e tantos outros carregaram, jamais pode ser carregado por quem deixa, sem sequer reagir com honra, este clube ser envergonhado.

Após o jogo, ao vestir nossa camisa, olhei para você, para o nosso escudo. Era como se você chorasse. Pedisse clemência. Como se desse o último suspiro, com a última força que restara depois de massacrada, implorando por salvação. Oswaldo Teixeira Duarte, nosso Dom Sebastião, não mais voltará. E parece que outro igual jamais haverá. Aos poucos foram te destruindo, te enfraquecendo, te descaracterizando. Porém, você ainda é nossa. Os que te fazem ser humilhada torcem para que este ditado não perdure: os homens passam, mas a Portuguesa fica. E você ficará.

Assistimos o mais humilhante capítulo de uma linda história de 92 anos. Se fosse um livro, seria uma página a ser arrancada e queimada com a fúria da inquisição. Estamos, como você, destroçados. Os próprios torcedores estão tendo de recolher os cacos para tentarem reerguer-se. Esta torcida que tanto ama, que é a verdadeira fiel desse futebol brasileiro, que tem um coração calejado, jamais deixará que a vergonha que te fizeram passar seja maior que o amor que nos fez ser Lusa. Que o amor que te fez grande. A nossa gigante Portuguesa.

Deixemos a vergonha para quem não a tem. Presidente, diretores, comissão técnica e jogadores. Estes, sim, se minimamente comprometidos com o clube ou com o futebol, têm dificuldade para colocar a cabeça no travesseiro e dormir em paz. E o pior é que poucos têm. Vocês não são dignos do clube que representam. A Portuguesa é grande demais para vocês. E isso que vimos em Ribeirão Preto não é a Lusa de verdade. Não é o clube que aprendemos a amar. Se tratam a Associação Portuguesa de Desportos como um clube pequeno, saibam que a vossa pequenez faz deste pequeno algo grande demais para vocês. Convivam com a vergonha, se ainda a tiverem na cara.

Neste domingo as palavras de Fernando Pessoa ressoam como o fado mais melancólico que poderia existir: “Ó mar salgado, quanto de teu sal são lágrimas de Portugal. Por te cruzarmos, quantas mães choraram, quantos filhos em vão rezaram! Quantas noivas ficaram por casar, para que fosses nosso, ó mar”. Amamos-te, Portuguesa!

Por Luiz Nascimento

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

21 comentários

  1. alfredo rosmaninho disse:

    convoquem esse BANDO (inclusive muitos diretores)a visitar o Museu Histórico da Portuguesa, e convidem pessoas que voluntariamente participam deste museu a contar um pouco da História deste clube que eles estão humilhando

    [Reply]

  2. Rogerio Antônio disse:

    Excelente seu texto. E falar o que da partida de ontem? A maior vergonha da história da Portuguesa. E nao há desculpas: time sem vontade, salários atrasados, técnico ridículo, presidente incompetente. E mesmo juntando tudo isso não dava para perder de 7

    [Reply]

  3. Antonio Carlos disse:

    Fora The Lupa, a vergonha the nacao rubro-verde.

    [Reply]

    Herminio Fernandes Reply:

    O QUE VOCES FIZERAM NAO TEM PERDAO…..E BOM SUBIR….SENAO…

    [Reply]

  4. Guilherme de Morais disse:

    Amigo,
    Vendo o resultado pela internet ontem, vendo o placar elástico já no primeiro tempo, passei a imaginar como você estaria, português doente pela Rubro Verde como sei que é.

    O Palestra passou por um drama desses recentemente e o que dá pra fazer no momento é erguer a cabeça e pensar que, um dia, uma hora, tudo vai mudar, vais crescer novamente e ser o time grande que sempre foi (Podem falar o que for, nunca achei a Portuguesa uma equipe pequena, já lhe disse isso algumas vezes).

    O seu melhor amigo deu uma mancada agora, mas torcer fanaticamente, como eu costumo dizer, é manter um amor bandido, que bate na tua cara mas você se apaixona ainda mais.

    Força, amigo!!! Aquele Abraço

    [Reply]

  5. Carlos Augusto Alves disse:

    Olhem a cor the camisa the Portuguesa. Não é um vermelho Forte , um Rubro tradicional que simboliza o coração, a vida a raça , e sim um vermelho meio apagado , que é a realidade de nossos dirigentes e dos jogadores , todos se categoria , sem técnica, sem vontade , sem raça , são todos jogadores de time pequeno , não vamos nos iludir com esse time , se passar para 1ª divisão, será por deméritos dos demais participantes. Queremos um time forte , a começar pela camisa tradicional, chega de uniformes desenhados por estilistas do Paraguai e feitos em oficinas de Bolivianos.

    [Reply]

  6. Fernando Marcelino Pereira disse:

    Vergonha, vergonha, vergonha, vergonha, vergonha, vergonha e vergonha!!!

    [Reply]

  7. Joao Victor Vancim Mestriner disse:

    só queria dizer um coisa , CHUPAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA , LEÃO DO NORTE MANDO A LUSINHA DE VOLTA PRA CASA COM UM CHOCOLATE , ACHO QUE HOJE VOCÊS CONHECERAM O TODO PODEROSO MACENA , VAI PEDIR MUSICA NO FANTASTICO , E O 5 GOL DE VOLEIO? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK LUSA VAI CAI , PRA SERIE B , C , D ATE NUNCA MAIS EXISTIR VAI VIRAR UM JUVENTUS DA VIDA , NUNCA ESSA MEDIOCRE PORTUGUESA FOI TIME GRANDE , 7×0 QUE VOCÊS NUNCA VÃO ESQUECER , VAI FICA PRA MEMORIA , KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK 7×0 KKKKKKKKKKK MEU DEUS MACENA JOGA MUITO , TOMARE QUE ESSE TIME QUEBRE E NÃO EXISTA NUNCA MAIS.

    [Reply]

    José Da Cunha Cambetas Reply:

    o pior é ver torcedor de um time que o estádio está deteriorado, caindo aos pedaços querer falar alguma coisa da Portuguesa. Mas tá certo, mereceram a vitória. Quem sabe um dia as coisas voltem a seu lugar onde o "poderoso" Comercial e seu "grande" Macena acorde e veja que seu lugar é realmente na série que está hoje.

    [Reply]

    Joao Victor Vancim Mestriner Reply:

    vcs que não deveriam estar aonde estão , conseguem superar o Juventos , em ruindade , esse time da portuguesa é horrivel , direção horrivel , incrivel como esse time quando subiu pra serie A era comparado ao Barcelona , infelizmente a Federção prestigia times da capital do que do Interior , e se segurem por que em são paulo vão tomar outro sacode , vieram aqui no interior achando que ia se farra , esse time da portuguesa tem que acaba de vem , tem que fali mesmo essa merda , saudações alvinegras 7×0 , do time que tem MAIS TRADIÇÃO QUE O TIME DO BACALHAU , abrs

    [Reply]

    Felipe Henrique Reis Reply:

    José Da Cunha Cambetas, essa é a pior coisa.. Já fiquei triste por muitos resultados da nossa Lusa, mas é incrível a fase..olha um torcedor do comercial zuando a gente. Isso é culpa da nossa direção, nosso presidente que permite que até um mero Anão zombe da Lusa! Com o direito..infelizmente o menino nunca teve uma alegria na vida, a alegria dos caras é Acleisson e Macena, então chegou a chance deles se abrirem e falarem de alguem, ate porque nem do XV de Piracicaba eles podem falar, pois eh muito maior que o comercial…..
    Isso eh culpa daquele MERDA daquele Mané, que se acha presidente….um merda que cada vez mais, acaba com nosso escudo e nossas cores.
    Torço muito para que esse merda seja extinguido do Canindé o quanto antes !!!

    [Reply]

    Joao Victor Vancim Mestriner Reply:

    ok cara , mais enquanto você lia foi outro gol do comercial EKAOKEAPOKEPAOKEPOAKEPOAKEPOAKEPOKAPOEKAPOE , mero anão , você sabe que o antigamente decada de 60 mais precisamente o comercial era temido aonde jogava , o comercial TIME DE TRADIÇÃO NÃO É UM ANÃO , assim como vocês da capital pensam , acham que só por que são da capital são alguma coisa , essa merda de portuguesa tem que acabar , se extinguir da humanidade , esse clube que é pior que o juventus , nem na capital vocês são considerados grandes vão querer se achar pra cima de time da capital , vieram aqui e tomaram uma surra , e vamos ai e vão levar outro couro , tomare que esse time acabe logo , OOOOOOOOO TIME DO BACALHAU ACABOOOOOOOOOOOOOOOO OOOOOOOOOOOOOO OOOOOOOOOOO O TIME DO CABRAL AFUNDOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

    [Reply]

    Rodrigo Reply:

    @Joao Victor Vancim Mestriner,

    e vamos ai e vão levar outro couro……… só que não. que pena. 9 pontos. abraço.

    [Reply]

    Joao Victor Vancim Mestriner Reply:

    http://www.youtube.com/watch?v=VFRUR5_2VhA OLHA ESSE PINTURA CARA , LEANDRO OLIVEIRA É O NOME DO MITO

    [Reply]

  8. Júlio Manuel Santos disse:

    O pior é que nossa torcida anda tão sem tesão, que nem gente suficiente para fazer protesto teremos no Canindé na terça-feira.
    Incrível o que essas pessoas fizeram com nossa paixão, não só pela Lusa como também pelo gosto pelo futebol.
    Infelizmente, estamos na UTI faltando muito pouco para entrarmos em estado terminal.
    Nunca pensei que fossemos passar por isso.

    [Reply]

  9. LUIZ FERNANDO disse:

    Parabéns pelo texto!
    Quanto ao que houve, infelizmente eu já vinha prevendo desde as primeiras rodadas ao perceber a incompetência do nosso técnico, inclusive sendo um dos primeiros a xingá-lo no canindé, e por muitas vezes ser confrontado por outros “cegos” torcedores que o defendiam.
    O que poderíamos esperar, depois de uma derrota para o Audax, Red Bull, empate com Santa Cruzense.Era óbvio que daria no que deu, perder para times de várzea como esses, inclusive esse tal de Comercial.
    Com relação ao comentário do cidadão torcedor do Comercial aconselho que ele se recolha à insignificância
    dele e de seu timinho.

    [Reply]

  10. Luizão - Ribeirão Preto disse:

    Mas que comédia esses torcedores da Portuguesa….
    Só existem 2 tipos de times, os grandes (e vencedores) e os pequenos (que correm atrás de “pequenas glórias”).
    Vocês foram campeões paulista a 40 anos atrás e mais nada…
    Time grande vocês não são com certeza!!!

    Agora tem uma mancha comercialina em sua história.
    Comercial time de tradição, mais de 100 anos de história e luta… Jogamos série A por muitos e muitos anos, anos 60, 70 e 80… Jogamos Brasileiro da Série A, anos 70 e 80…
    Agora aprende quem somos nós!!!
    Somos o Leão do Norte, time pequeno, mas de brio e com uma torcida, se pá, do tamanho da sua!!!!
    Agora volta prá padaria amigão!!!!

    [Reply]

  11. Paulo Y. disse:

    O que esperar de um time com uma torcida morta?
    Uma torcida que vira a faixa de ponta cabeça? A faixa, que é um símbolo de APOIO. Virada de ponta cabeça, vira o quê? Desapoio?

    Fui duas vezes ao estádio da Portuguesa esse ano, pra nunca mais voltar.
    E uma das vezes foi contra o Juventus. E a torcida do Juventus deu um show no Canindé.
    Sim, a pequena torcida do Juventus, cantou e vibrou o jogo todo e, mesmo perdendo, depois do apito final, continuaram cantando.

    A torcida da Lusa é uma torcida metida, que não percebe que o time tá na A2 e é cotado pra ser rebaixado no nacional. Uma torcida arrogante e moderninha, sem identidade nenhuma.

    Esse 7 x 0 foi bem feito.

    [Reply]

  12. Norberto disse:

    Eu não me lembro, pode ser da idade, nestes mais de 50 anos de torcida pela Lusa, de saber de uma derrota por sete gols, e munito menos a zero! Assisti 4x 5, 3×4, 2×5, 0x4… mas 0 a 7??? Gostei dos seus comentários, mas proporia duas realizações um pouco diferentes, não para apagar o acontecido, pelo contrário, sempre deveremos nos lembrar disso e marcar o acontecido para a história:
    1º) dar a esses irresponsáveis, a chance de se redimir: fazer 14 x 0 no mesmo time, no próximo domingo, com Canindé lotado!! Lotado mesmo!!! Para o bem e para o mal!!!
    2º) aproveitar a mídia, e colocar cada um dos participantes dessa barbárie, sendo entrevistado na tv, para que todo o mundo, e não só os torcedores lusos, vejam quem são eles, um por um, e perguntar ao vivo se eles não se sentem envergonhados, só isso : um sim ou um não! Pros pais deles, pros filhos deles, prás mulheres deles, ou pros homens deles, pras famílias deles, pros amigos deles,enfim, prá todos, se envergonharem de cada um deles, porque els passam, mas a Lusa permanecerá!

    [Reply]

  13. João Neto Oliveira disse:

    Estou combalido, constrangido, mais o amor que sinto permanece inabalado, pelo contrário, parece que nesses momentos catastróficos parece que meu amor aflora ainda mais.
    Simplismente te amo, estarei ao teu lado por toda a minha vida, minha querida lusa!

    [Reply]

    Felipe Reis Reply:

    @João Neto Oliveira,

    Realmente, a gente não tem explicação.
    Acontece um fato como esse, e a gente fica mais alucinado e gosta mais do time. Me da mais vontade de ir ao Canindé.
    E hoje vamos la pra próxima fase da Copa do Brasil contra o Naviraiense (maior que o comercial haha)

    Vamos Lusa, vou la cobrar posição de todo mundo, e principalmente a vitória.
    E, apesar dos pesares, posso até queimar minha língua, mas nessa A2, todos sabemos o final da história….

    [Reply]

Gostou? Não? Comenta aí: