Canelada

Home | « Todos os posts do Santos

Meninos da Vila – Um fenômeno Santista (Mágica ou Trabalho?)

por
17/02/10

Esse é o quarto e último post para um especial sobre os Meninos da Vila (leia o primeiro, o segundo e o terceiro).

Encerrando a série em homenagem ao fenômeno Santista conhecido como Meninos da Vila, nos surge a seguinte pergunta na cabeça: Por que acontece isso no Santos? Qual é o segredo?

É verdade que tudo se iniciou com um pouco de sorte e oportunismo. Na primeira geração a explicação é bem simples: Qual jogador brasileiro não queria ser formado pelo Santos Futebol Clube? Afinal de contas, Pelé e companhia ainda pulsavam na memória recente de cada um. Mas e depois? Não tivemos tantos craques acima da média formados nas categorias de base durante um bom tempo. Tivemos bons times, mas como por tradição santista, gostamos das pratas da casa honrando nossa camisa. Sendo assim, pode até demorar, mas com o passar do tempo sempre surgirão novos Meninos da Vila. Podem esperar.

Tem gente que diz que esse fenômeno que acontece em terras santistas é coisa do mar. Mas não. Tem muito clube à beira do mar também, mas Santos só tem um. Tem quem brinque também dizendo que a água de Santos ajuda a formar craques. Que seja, ora! Meninos que gostam de futebol e acreditam que podem jogar bem, falem com seus pais e corram pra Santos. Lá tem a água mágica que forma grandes craques da bola.

Mas não é a água não (eu acho). O verdadeiro motivo é o manto. É o símbolo que jaz no peito esquerdo de quem veste uma das camisas mais famosas do mundo da bola. A mesmíssima camisa que um dia foi a armadura do ataque também mais famoso do mundo composto por Pelé, Pepe, Coutinho, Dorval e Mengálvio, isso sem falar em todos os outros. A armadura que tantos gênios do futebol vestiram é atraente demais. Dizem que futebol é momento, mas se outro time for a sensação da época, conte meia dúzia de histórias sobre o Santos e pergunte onde o menino, futuro jogador de futebol, quer jogar?

E como se chama a escolinha de futebol do Peixe? Isso mesmo. O nome é Meninos da Vila. Quer que seu filho beba dessa água mágica? Procure essa escolinha e o resto deixe com o excelente projeto que hoje existe no Santos focado nas crianças e adolescentes (veja aqui). Coincidência? Não. Um raio não cai mais de uma vez no mesmo lugar. A não ser claro, que esse lugar se chame Santos Futebol Clube.

A torcida alvinegra praiana gosta quando surgem craques da base. Em jogos do Santos é possível ouvir vindo das arquibancadas gritos como se fossem broncas aos próprios filhos ou sobrinhos, mas acima de tudo, olhos ansiosos por novos craques, e claro, sorrisos fáceis quando esses mesmos craques já estão desfilando pelos gramados.

Por isso a gente deduz que os Meninos da Vila são ao mesmo tempo um fenômeno, um atrativo, e um trabalho bem feito. Trabalho que não pode acabar. Trabalho que vai gerar um Robinho e um Diego, que serão ídolos e referências de Neymar e Paulo Henrique, que serão ídolos e referências de outros meninos que estão pra surgir e desfilar em Vila Belmiro (vale uma menção honrosa à Narciso, ex-zagueiro do Peixe que hoje faz um excelente trabalho como técnico das categorias de base).

Meninos da Vila é só na Vila. Não tem jeito.

Sempre haverá no Santos destaques de 17, 18, 19 anos. Eles vêm impressionando desde as categorias infantis, mirins e assim por diante. Esperem e ouvirão falar que na Vila Belmiro outra vez está surgindo um novo menino que ginga, que dribla, que chuta como se já fizesse isso há vinte anos. Mais um pra ser o exemplo perfeito do futebol-arte brasileiro. Mais um menino que vestirá o manto sagrado do Santos Futebol Clube e o honrará como merece ser honrado. Aguardem! Esse menino em breve aparecerá. (Aliás, eu soube de um menino chamado Jean Chera de 15 anos que é de ponta. Anotem o nome que deve surgir nos próximos dois ou três anos).

Nascer, viver e no Santos morrer, é um orgulho que nem todos podem ter”. Essa, que é a parte mais forte e bonita do nosso hino, é uma síntese do que nós torcedores sentimos pelos Meninos da Vila.

Felicidade, garra e orgulho! Isso é ser um Menino da Vila.

Que eles surjam pra sempre. E que seja cada vez mais frequente, pois assim, nós santistas estaremos sempre respaldados e tranquilos com tanta gente boa vestindo a camisa de nosso time!

Vai pra cima deles, Santos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

66 comentários

  1. Rodrigo disse:

    Santos minha vida, meu orgulho, meu amor!!!!!!

    [Reply]

    Fernando Cury Reply:

    nosso!

    [Reply]

  2. Carlos disse:

    Jean Chera joga de mais !!

    [Reply]

    Fernando Cury Reply:

    E que continue assim para em breve "quebrar tudo" no profissional

    [Reply]

  3. Odair Santista disse:

    Que assim seja!!!

    [Reply]

    Fernando Cury Reply:

    ou seja, amém! ehehehe

    [Reply]

  4. Anderson Silva disse:

    Parabens Pandão,
    todos os quatro textos sao de arrepiar…
    SANTOS sempre SANTOS!!
    Santos mei amor..

    [Reply]

    Fernando Cury Reply:

    Valeu Anderson!!!
    Volte sempre… prometo caprichar! 😉

    [Reply]

  5. Wilian Fernando disse:

    Jean Carlos Chera.. vai ser o novo Maradonna!! podem esperar!!

    [Reply]

    Fernando Cury Reply:

    Eita nóis!!!

    Que ele seja melhor!

    [Reply]

  6. david santos disse:

    belo trabalho,é isso mesmo,fino trato com nossa mulecada,ops..ja ia me esquecendo,MENINOS DA VILA!!!!!!!!!! só quem é é que sabe.Dalhe peixe..

    [Reply]

    Fernando Cury Reply:

    fino trato pra eles sempre…

    Ô Narcisão! Se os meninos quiserem um sorvetinho, leve a molecada na praia… pode dar mordomia! 😀

    [Reply]

  7. Alfredo disse:

    Jean Chera, Vitor Andrade, Lucas Otavio serão a nova geração dos meninos da vila

    [Reply]

    Fernando Cury Reply:

    Boa!!!
    Esses dois últimos eu não conhecia.
    Anotado!

    [Reply]

    Luis,Osasco Reply:

    E AI ALFREDO SE ESQUECEU DO GABRIEL JOGA MUITO CERA UM FUTURO NEYMAR,VALEU!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    [Reply]

  8. Rafael " Tutty " disse:

    Quase Chorei . Fikei arrepiado , valeu Santos Futebol Clube, Por Voce existir e me da a alegria de torcer pra ti, Snatos minha vida, Santos Meu Amor, Sntos Minha Paixão .. Santos Eternamente Em Nossos Corações .. " Ainda Vou Ser Um mEnino Da Villa " ..
    E Vou Dar Muitor Orgulho aos tocedor Snatistas ..

    Pra Cima Deles Peixe , Vamo Gnha tudo esse ano e no ano que vem ..

    [Reply]

    Fernando Cury Reply:

    Que assim seja!!!
    E peço mais… que 2012 seja o melhor dos anos da história do Peixe!

    [Reply]

  9. frank zacarias disse:

    Temos que lembrar tambem que vem ai o ALAN PATRICK que é
    um craque camisa 10 da vila, os gambas devem chorar todos os dias
    la vem esse SANTOS de novo nos atormentar . . . kkkkkkkk

    [Reply]

    Fernando Cury Reply:

    Caaaara! Esqueci do Alan Patrick…
    Mas tudo bem. Em breve, quando ele aparecer um pouquinho mais, faço um post só pra ele.

    [Reply]

  10. maxiwilian disse:

    PARECE QUE O SANTOS TEM FINCADO CADA VEZ MAIS ESSA MARCA: “MENINOS DA VILA”, E EU TE PERGUNTO POR QUE NÃO? IMAGINA ESCOLINHAS DE FUTEBOL ESPALHADAS BELO BRASIL, EM CIDADES COM GRANDE POPULAÇÃO E TAMBÉM EM CIDADES DO INTERIOR PELO BRASIL A FORA, LEVANDO O NOME : “MENINOS DA VILA POR SANTOS FUTEBOL CLUBE”, SERIA UMA MARCA IRRESISTÍVEL PARA GAROTOS DO BRASIL QUE SONHAM EM SER JOGADORES DE FUTEBOL, ISSO TRARIA MUITOS CRAQUES PARA VILA E UMA NOVA LEVA IMENSA DE TORCEDORES JOVENS PARA O PEIXE…IMAGINA SÓ, COM TODO ESSE SUCESSO PRESENTE 2002-2004, 2010 E PASSADO 1978, QUE GAROTO NÃO GOSTARIA DE FAZER PARTE DISSO. SERIA UMA BOA AÇÃO DE MARKETING DA DIRETORIA, UMA GRANDE PROPOSTA, UM GRANDE SONHO PARA MUITOS.

    [Reply]

    Fernando Cury Reply:

    Maxiwilian, o nosso Peixe já tem esse projeto em andamento. Tem escolinhas chamadas “Meninos da Vila” por todo o Brasil e até fora dele.
    Dê uma olhada nesse link aqui, ó: http://santos.globo.com/futbase_escolinha_texto.php?cod=15&sub=1

    [Reply]

  11. Fernando Cury disse:

    Maxiwilian, o nosso Peixe já tem esse projeto em andamento. Tem escolinhas chamadas "Meninos da Vila" por todo o Brasil e até fora dele.
    Dê uma olhada nesse link aqui, ó: http://santos.globo.com/futbase_escolinha_texto.p

    [Reply]

  12. Massa disse:

    Olá Fernando, se me permite te chamar de "Pandão",
    Esse seu maravilhoso trabalho sobre "Os Meninos da Vila", está de arrepiar… Parabéns !!!
    Tu postaste como último, essa quarta edição dos "Meninos da Vila", mas peço-lhe que continues editando a Quinta, Sexta…., pois os nossos Meninos não param de surgir na mais famosa "Vila", fiquei sabendo que além do Jean Carlos Chera, ainda temos o Gabriel e o Victor Andrade, então meu querido Pandão não pare não… estaremos aguardando…
    Um grande abraço…
    Massa
    OBS.: Moro no Japão na cidade de Nagoya, mas mesmo assim sempre estou ligado no nosso "Glorioso"…. e porque não dizer "NASCER, VIVER E NO SANTOS MORRER, É UM ORGULHO QUE NEM TODOS PODEM TER"…

    [Reply]

    Fernando Cury Reply:

    Claro que pode chamar de Pandão! Como preferir.

    Muito obrigado pelos elogios e sim, vou continuar COM TODA CERTEZA!!! Isso pq é certo: teremos muitas novas gerações de Meninos da Vila.

    Tudo de bom aí no Japão e continue, à distância, torcendo pelo nosso Peixe!

    [Reply]

  13. Clebson disse:

    Pandao,vc mandou muito bem nos 4 textos,simplismente vc buscou o que o SANTISTA mais se orgulha,seus meninos.o esperma do meu pai ja era SANTISTA e tenho mais ou menos a sua idade e passei por muitas lutas,perdi meu pai com 9 anos e sempre pensava que ELE tinha visto a melhor epoca do nosso PEIXE,mais graças a frase do Formiga jamais poderemos pensar dessa forma(MENINOS DA VILA)sempre ira existir e jamais deixarao os SANTISTAS desamparados.Muidei de Sao Paulo muito cedo e fui morar em uma cidade no interior de minas(Ipatinga),onde tive que aguentar muitas zoaçoes ao decorrer dos anos(sozinho),mais graças a geraçao de Diego e Robinho eu pude soltar o tao esperado grito de CAMPEAO,hoje moro nos USA e tbem aqui nao estou com muita companhia,mas penso que a honra que meu PAI me deixou sendo um SANTISTA isoo possa estar ate na China que sempre serei SANTISTA. N ao vejo a hora de voltar e ver com meus olhos dentro do alçapao da VILA esses meninos novamente.
    Um grd abraço Pandao e continue assim sempre SANTISTA,nao importa a luta…NASCER,VIVER E NO SANTOS MORRER E UM ORGULHO QUE NEM TODOS PODEM TER!!!QUE DEUS O ABENÇOE SEMPRE!!!

    [Reply]

    Fernando Cury Reply:

    Aguentamos tudo de ruim durante um bom tempo vindo dos outros torcedores, mas a volta por cima foi a mais linda possível. E sempre será assim se perdermos terreno novamente… é certo que nosso Peixe sempre dará a volta por cima, pois é grande demais!
    Vc aí no EUA não deixe de acompanhar, e é claro que qdo vier, a Vila o espera!
    Saudações alvinegras praianas!

    [Reply]

  14. Luís Felipe disse:

    é um orgulho pra mim vestir a camisa do santos e sair desfilando aqui na minha cidade no rio grande do sul, todos me chamam de maluco por eu nao simpatizar com os times daqui.. mas fui criado bem pelo meu pai q é santista de coraçao.. e hoje agradeço a ele por me ensinar o que é futebol e também por me fazer valorizar a verdadeira essencia esportiva! nem todos podem ter esse orgulho é só no santos e com o santos!

    [Reply]

    Fernando Cury Reply:

    Boa! santistas por todo o Brasil sem medo de serem felizes!!! Agradeça sempre ao seu pai 😉

    [Reply]

  15. rengaw disse:

    Prbns

    Ficou fera, e que os meninos arrebentem esse ano….
    Vai pra cima deles SANTOSSSS !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    [Reply]

    Fernando Cury Reply:

    Valeu!!!

    [Reply]

  16. Marco Aurélio disse:

    A marca SANTOS deve ser mais divulgada e explorada para que surjam novos meninos da vila, tanto nos gramados como nas arquibancadas. E esses artigos sobre o nosso grande PEIXE só nos orgulha e engrandece. Parabéns Pandão!

    [Reply]

    Fernando Cury Reply:

    Poxa!!! Muito obrigado, Marco!

    [Reply]

  17. Marinho disse:

    O que eu li hoje aqui,. me emocionou e me fez voltar no tempo, quando o Santos de Pelé e Cia, percorria o mundo mostrando sua arte.
    E agora esses meninos que estão surgindo e levando o nome do Santos pelo mundo afora.
    Parabens Fernando por essa materia, espero poder ler mais e mais sobre o nosso Santastico.

    [Reply]

    Fernando Cury Reply:

    Valeu e pode ter certeza que você lerá!

    [Reply]

  18. pedroH disse:

    nossa manuh as quatro partes saum lindas demais muito obrigado…

    eh por essas e outras coisas qe nos da orgulho de sermos SANTISTAS…

    Santos sempre Santos….

    [Reply]

    Fernando Cury Reply:

    Eu é que agradeço… mas de qualquer forma, disponha! Escrever sobre o Peixe é um prazer.

    [Reply]

  19. Sempre Santos disse:

    Mando muito bem pandão

    Mas digo mais, jogar no Santos é uma coisa especial, pois jogadores que não são crias da casa, mas que virão de coração, quando vestem o manto sagrado e pisam no templo sagrado do futebol tem o seu futebol maximizado, exemplos Giovanni (Messias), Zé Roberto( o Zé da Vila) que viram idolos do SANTOS, história maravilhosa, não tem nada parecido no mundo do futebol.

    [Reply]

    Fernando Cury Reply:

    Você tem toda razão! São alguns casos que não nos deixarão esquecer… especialmente o Giovanni. Esse já é parte da história do Peixe, e olha que isso não é pra qualquer um.

    [Reply]

  20. Carlos disse:

    PANDÃO, FAÇO MINHAS AS TUAS PALAVRAS, ME EMOCIONEI!!

    É ISSO AÍ, TORCIDA SANTISTA!! NESSE ESCUDO CONCENTRA-SE MUITA PAIXÃO E ORGULHO!!

    NOSSO TIME TEM UMA HISTÓRIA QUE A CADA DIA TEM NOVO CAPITULO ESCRITO GRAÇAS A ESSES MENINOS!!!

    SOMOS UMA TORCIDA APAIXONADA!!

    É LINDO VER O SANTOS ONDE ELE MERECE!!!

    VAMO PRA CIMA SANTOS!!!!!

    [Reply]

    Fernando Cury Reply:

    É lindo demais ver o Peixe assim, como está hoje.
    Que continue sempre!!!

    [Reply]

  21. Sueli disse:

    O segredo do Santos?? Acima de tudo amor… não só na base. Afinal, porque todos querem encerrar suas carreiras no Santos e acabam permanecendo na sua administração e comissão técnica?? Até jogadores como Chulapa ou mesmo hoje como Fábio Costa, que foram crias de outros clubes, criaram um amor enorme pelo time. O nosso segredo é que quem joga no Santos joga por amor e nem tanto pelo dinheiro e fama. Das crias da casa, a única que não deixou nenhuma saudade foi Cláudio Adão, o eterno ingrato..

    [Reply]

    Fernando Cury Reply:

    é… esse deve ser um de nossos segredos. O coração alvinegro!

    [Reply]

  22. Márcio Pires disse:

    Um raio não cai mais de uma vez no mesmo lugar. A não ser claro, que esse lugar se chame Santos Futebol Clube.

    FATALITY!!!!

    [Reply]

    Fernando Cury Reply:

    opá!!! E aguardemos a próxima tempestade, pra termos mais raios na Vila, e mais fatalitys! eehehe

    [Reply]

  23. Edinei Rinaldi disse:

    o santos é atualmente o melhor time do brasil, e espera- se que continue assim por muito tempo, a torcida merece isso após dois anos péssimos, e quem também merece é todo o futebol brasileiro que perde seus grandes craques como Paulo henrique e Neymar muito cedo para o futebol europeu.

    [Reply]

    Fernando Cury Reply:

    Toda razão, Edinei.
    Todos ganham com os meninos jogando pelo Santos!

    [Reply]

  24. Natal disse:

    Grandes textos. Aguardo continuação.
    Abraços

    [Reply]

    Fernando Cury Reply:

    opá! Esse eu conheço! ehehehe

    Aguarde que vem mais e mais!

    Abs.

    [Reply]

  25. Leonardo disse:

    Cara parabéns pelo. texto sou santista da bahia , Feira de Santna. E estou emociado não recomendo a quem sofre do coração lê os quatros textos juntos. parabéns, deus te abençoe e obrigado

    [Reply]

    Fernando Cury Reply:

    Olha só!!! Muito obrigado pelo elogio!
    Vocês leitores fazem o cronista alvinegro praiano inspirado pra escrever mais!

    [Reply]

  26. Jovino disse:

    Grande Pandão!!!

    Parabéns pelos textos maravilhosos lembrando a história e as glórias da nossa paixão, o SANTOS FUTEBOL CLUBE. Categoria de base todos tem, mas meninos abençoados pelo manto sagrado alvinegro, eternizado pelo "MAIOR DE TODOS", somente nós!!!

    SANTOS SEMPRE SANTOS!!!! ONDE E COMO ELE ESTIVER!!!!!

    Jovino – São José dos Pinhais / PR

    [Reply]

    Fernando Cury Reply:

    Boa Jovino!!!
    Somente nós!

    [Reply]

  27. Leo disse:

    Parabens Pandão!
    Fiquei arrepiado com seus textos!
    SANTOS MINHA VIDA, MEU AMOR!!!

    [Reply]

    Fernando Cury Reply:

    Valeu cara!!! Volte sempre que em breve tem mais…

    [Reply]

  28. analuiza disse:

    lindos demais seus textos….. mas os meninos da Vila tinham um primeiro autor, o dos olhos mágicos, das mãos que carregam a batuta, o maestro maior… o que descobria e ainda descobre os caminhos para os passos alegres dos meninos de hoje, em busca de chances… o que apostou nas seu feelingh e achou Robinho, Dieguito, Neymar e pode acreditar: vem mais por ai….. Acho que vc se esqueceu dele…chama-se Chico Formiga e nos seus textos, de cabo a rabo, não vi nenhuma citação ou crédito a essa máxima figura, que tem so 60 anos de Santos Futebol Clube! Um abraço, tudo de bom!!

    [Reply]

    Fernando Cury Reply:

    Pô Ana!!!
    Você não leu o primeiro texto… o que abriu a série.
    claro que falei do Formiga. Como iria esquecer daquele que inventou a expressão "Meninos da Vila"???
    Comece de novo a ler a série, mas agora, do primeiro texto dela >>> http://canelada.com.br/santos/meninos-da-vila-um-
    Abraços e obrigado pelos elogios.

    [Reply]

  29. Diego disse:

    É, Fernando, Meninos da Vila só na Vila, só a mística camisa para lançar gerações atrás de gerações de nossas joias mais preciosas.

    Os Meninos são a fonte inesgotável do futebol-arte – quem não se lembra da torcida do América de Cali aplaudindo de pé o menino Robinho depois de uma linda partida? -, futebol que causa tanta inveja do "trio de lata", que para não reconhecer o deslumbramento que têm pelos nossos craques, proferem as mais absurdas blasfêmias contra eles.

    Que venha a quarta, a décima, a centésima geração de Meninos! Assim seja.

    [Reply]

    Fernando Cury Reply:

    Com certeza!!! Que assim seja enquanto existir futebol ou vida na Terra! heheh
    Abs.

    [Reply]

  30. Fernando Cury disse:

    Pô Diego… Essa passagem do Robinho frente ao Maerica de Cali foi phoda mesmo!

    Pra sempre vai haver Meninos da Vila, e o trio de lata tem duas opções: ou senta e chora, ou levanta e aplaude.

    Simples assim.

    [Reply]

  31. Pierry Sena disse:

    Fernando Cury, peço-te licença pra compartilhar o seu trabalho com Santistas que não acompanham nosso peixe pela internet. Imprimi uma cópia dos 4 posts pra a turma Santista dar uma lida.. com certeza vão gostar!!!
    Parabéns pelo belo trabalho!

    [Reply]

    Fernando Cury Reply:

    Sinta-se à vontade, Pierry.

    É uma honra…

    [Reply]

  32. Pierry Sena disse:

    Meu velho, os caras ficaram malucos.. Um tomou logo posse e quase que não deixou os outros lerem.. rsrs.. Mais uma vez, parabéns.
    abraço.

    [Reply]

  33. wenes disse:

    so quero dizer ki o jean chera esse garoto do santos de apenas 15 anos vai jogar a copa no brasil..ele é um grande jogador e tera 18 anos vai ser mto bom para a seleção..vamos torcer pra isso acontecer…futebol bonito é sempre bom de ver….

    [Reply]

  34. mariana ramos disse:

    nossa meu foto linda essa do PH ganso e do neymar eu amo os dois s2 🙂 bjooooo!!!!
    amo o santos suo torcedora oficial !!!!!!!!!

    [Reply]

  35. cristiane disse:

    adoro esses garotos…….o logo d agora foi meio louco mas tava do jeitinho q a galera gosta……

    [Reply]

  36. Gabriel disse:

    Melhor jogador do Brasil talvez possa ser o melhor do mundo
    E o Santos ser conhecido no mundo inteiro
    Eu sou Santista e eu vou amar a tempo passa vou amar mais o Santos

    [Reply]

Gostou? Não? Comenta aí: