Canelada

Home | « Todos os posts do Santos

Santos FC – 8 vezes Campeão Brasileiro!!!

por
13/12/10

A CBF deve unificar oficialmente até o final do mês os Campeonatos Brasileiros disputados desde 1971, com os disputados entre 59 e 70. Não foi fácil, mas uma comissão formada por representantes de Santos, Palmeiras, Fluminense, Cruzeiro, Botafogo e Bahia apresentou uma documentação PROVANDO a veracidade de que os campeonatos anteriores a 71 conhecidos como Taça Brasil, Torneio Roberto Gomes Pedrosa e Taça de Prata.

Bem resumidamente, o negócio é o seguinte: O Campeonato Brasileiro com mais de uma divisão foi criado em 71. Esse foi o grande diferencial. Fora isso, só o nome mesmo. Todos os campeonatos disputados antes desse ano vencido pelo Atlético-MG, eram considerados os campeonatos nacionais, credenciando o campeão como o maior do Brasil e o colocando até na Libertadores da América (que teve sua primeira edição em 60 com participação brasileira do Bahia, campeão da Taça Brasil de 59).

Por essa divisão cronológica e por essas pequenas diferenças, não eram oficialmente considerados “títulos brasileiros” os campeonatos até o ano de 70. Por que, oras? A falta de divisões? O formato de disputa?

Vejam que era absolutamente impossível para a enorme maioria dos times disputar um campeonato que demandassem viagens por todo o território nacional. Financeiramente, as passagens de avião naquela época eram para pouquíssimos, e imaginem hoje o Ceará indo enfrentar o Grêmio de ônibus? Não, né? E tem outra. A fórmula de disputa era o que cabia na época. Poucos times em grupos pequenos, ou até chaveamento com mata-mata direto eram algumas das fórmulas possíveis. Tem gente ainda que alega que o Robertão e a Taça de Prata tudo bem… mas a Taça Brasil não! Essa tem que unificar com a Copa do Brasil atual, pois houve até dois anos (67 e 68) em que as duas competições aconteceram simultaneamente. Não é possível, né gente!? A primeira Copa do Brasil foi disputada só em 89. Dizem que as fórmulas eram parecidas, mas levar a fórmula de uma competição como critério dentro do futebol brasileiro é piada, né? O Campeonato Brasileiro dificilmente repetiu uma mesma fórmula três anos seguidos até 2003, com a chegada dos pontos corridos.

A discussão pode ser infinita. São torcedores inflamados querendo os títulos, assim como torcedores inflamados do outro lado não querendo o reconhecimento por serem títulos rivais. Eu, tentando não ser santista, acho que é muito feio o maior futebol do mundo, que é o brasileiro, só ter história a partir de 71, sendo que o Brasil é campeão de seleções desde 58. Existiram campeões nacionais brasileiros antes de 71. Com documentação válida, temos desde 59. Então que seja feita justiça! Inclusive, justiça aos grandes jogadores dessa década. Agora eles serão campeões brasileiros legítimos!

Mesmo assim, a discussão não vai acabar. Assim como a discussão se Sport e Flamengo são campeões de 88. Assim como se todos os rebaixamentos ressuscitados no “tapetão” descredenciam as permanências na série A. Enfim, não interessa. Pra nós santistas, já éramos 8 vezes campeões brasileiro. O Santos é Octa e fim de papo! Mais uma vez o maior de todos os tempos recebe os infinitos louros de suas infinitas vitórias.

Parabéns também ao Palmeiras, Fluminense, Cruzeiro, Botafogo e Bahia. Mas acima de tudo, parabéns ao Santos Futebol Clube, que agora, ao lado do Palmeiras, é o maior campeão brasileiro reconhecido pela CBF.

Obrigado Pelé (e sua turma do barulho), por mais esse presente! Obrigado Odir Cunha por ser um guerreiro da sabedoria e ter levantado tantos documentos comprovando o quão válido era o apelo! E sempre, obrigado Santos por existir!

#SantosOcta!!!
(Vamos ter que fazer um círculo de estrelas em volta do distintivo do peixe. Já tô ficando nojento!!! :P)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS
 

22 comentários

  1. Fabio disse:

    Agora campeonato de par ou impar vale?
    Ridícula essa CBF!

    [Reply]

    Fernando Cury Reply:

    @Fabio, tsc.

    [Reply]

    Alberto Reply:

    @Fabio, São campeonatos ganhos no tempo em que perna de pau era uma coisa feia. Cada clube tinha meia dúzia de craques. Se isso é par ou é ímpar? Eu diria que é impar, muito ímpar. E não por acaso está na nossa mão. Sorry.

    [Reply]

    Fabio Reply:

    @Alberto,

    Como pode um time ser campeão 2 vezes no mesmo ano?

    [Reply]

  2. Tiago Buckowsky disse:

    Ótimo Post, Big Panda !
    Parabéns ao Palmeiras, Fluminense, Cruzeiro, Botafogo e Bahia, que conquistaram títulos importantes no período áureo do futebol brasileiro.
    O maior argumento a favor da unificação é o seguinte: quer dizer que Pelé, o maior de todos os tempos, nunca foi campeão brasileiro ???
    Enfim, a CBF reconhece a história do futebol no país. Independentemente do time pelo qual se vibra, a história do futebol tem de ser respeitada e o reconhecimento dos campeões brasileiros anteriores à 1971 era necessário. Que os clubes passem a valorizar estes feitos com homenagens aos campeões e ações de marketing para incrustar de vez esta bela história em suas torcidas. Pois não adianta nada a CBF reconhecer os títulos e os clubes não se valerem disso para seu engrandecimento.

    SANTOS OCTACAMPEÃO BRASILEIRO

    Já vejo a torcida berrando na Vila:

    São oito vezes campeão do meu país
    Dessa maneira vou cansar e ser feliz
    São oito vezes com a taça nacional
    Pra quem não sabe o nosso bi é Mundial

    [Reply]

  3. Marcos Eduardo disse:

    É isso aí Pandão.

    Esta unificação foi, simplesmente, justa! Justa com todas as pessoas que viveram todos estes anos de futebol arte que, se já valiam e muito para os amantes deste esporte, careciam do reconhecimento oficial da entidade gestora.

    Agora, para aqueles que precisam de rótulos, não há mais discussão. Por mais que, quando comparamos os atletas, torcida (sem brigas), jogos, demonstrações de amor à camisa e tudo mais que houve naqueles anos com a atualidade, pareça que estamos falando de fábulas, É TUDO VERDADE!

    Mais do que parabéns aos clubes, quero parabenizar Pelé, Tostão, Garrincha, Coutinho, Zito e todos aqueles que fizeram deste país o país do Futebol.

    Abs e SANTOS SEMPRE SANTOS!

    PS. Parabéns e um abraço especial ao Odir Cunha, que apesar de tudo nunca desanimou desta luta.

    [Reply]

  4. beatriz disse:

    HAHA *-* ficou ótimo! #Santosocta . obrigada santos por existir /2 ;)

    [Reply]

  5. tiago buckowsky disse:

    parece que os adversarios que não conseguiram ganhar titulos antes de 1971 estão sentindo a velha inveja…..

    [Reply]

    Fernando Cury Reply:

    @tiago buckowsky, bicho… é normal, né?! Sem inflamar agora, mas assim é o futebol. A razão passa longe quando se trata de torcida. Eu mesmo, se fosse com o curintia, iria custar muito a aceitar tal coisa. Iria aceitar, mas iria demorar.

    E eu não vivo fazendo piada do mundial de 2000 deles? Mas se a FIFA deu, quem sou eu pra contestar. Posso preferir os do Peixe, mas que o deles existiu, de um jeito ou de outro, existiu. Só que na primeira discussão faço sempre questão de diminuir 2000, afinal, Libertadores eles não ganharam, né??? hehehehe

    Abs e já diria o Zagallo, todos vão ter que nos engolir, pois o nosso Santos é Octa!!!

    [Reply]

  6. GiuSales disse:

    Uma coisa não entendi da CBF, unificar os títulos não é problema, nada vai mudar, porque os campeões serão os mesmo, seja valendo um Brasileiro ou não. Mas porque mudar só agora? Porque não mudou antes, quando o Palmeiras começou a reclamar a três longos anos atrás?
    Os campeonatos já eram equivalentes, qualquer pessoa que gosta de futebol e conhece sabe que a Taça Brasil e o Robertão eram o Campeonato NACIONAL daquela época, portanto, CBF unificando ou não, nada muda.

    [Reply]

  7. douglas disse:

    HEHEHE É NOISS PEXADA

    [Reply]

  8. ala kit nout disse:

    cara o santos e o melhor time brasileiro e agora ta com oito titulos. nao e mole nao!!!

    [Reply]

    Alberto Reply:

    @ala kit nout, só discordo de uma coisa: não é AGORA que o Santos ta com 8 títulos. Sempre fomos campeões, mas ficava difícil pra rapaziada aceitar e reconhecer. Agora vai goela abaixo. Abs.

    [Reply]

  9. marcella disse:

    amo o santos desde pequena sempre fui santista tanto o santos ganhando ou perdendo eu tava ali nunca vou abandonar essa timao,e agora antes tarde do que nunca realmente lembraram que o santos futebol clube e 8 vezees campeao brasileiro !!

    [Reply]

  10. marcella disse:

    oito titulos

    [Reply]

  11. bagaço disse:

    valeu Cbf Santos mais lindo do mundo xupa gambá

    [Reply]

  12. Reginaldo RYK disse:

    É nois pexada melhor do mundo santos sempre santos shshshsh

    [Reply]

  13. Marcelo disse:

    Só alegria!!! Rsss

    A CBF vai matar os gambás de raiva eihn… rss
    Valeu pelo reconhecimento do maior de todos os tempos
    SANTOS FC

    abraços!!!

    [Reply]

  14. Jose Carlos disse:

    Santos e Palmeiras realmente foram os melhores times de futebol que já vi jogar, êles merecem pois naquele tempo o futebol era em gramado de grama de pé de galinha e somente craks jogavam, pegavam onubus e chegavam em cima da hora para jogar , realmente foram épocas enesqueciveis para a velha guarda

    [Reply]

  15. felipe disse:

    Te amo Santos.F.C é meu amor 100% Santos na Cabeça

    [Reply]

  16. felipe disse:

    Santos Meu Amor.. Te Amo Muito Só 100% Santos.F.C

    [Reply]

  17. lucas henrique disse:

    tem gente que entra aki pra desfaze do santos!!!!1se inveja mataçe hummmmm ;)

    [Reply]

Gostou? Não? Comenta aí:

Email
Print