Canelada

Home | « Todos os posts do Sport

Do 1.º ao 111.º aniversário do Sport

por
13/05/16

Nosso amado Sport Club do Recife completa hoje seu 111.º aniversário e sempre que chega uma data comemorativa como essa, eu me pego pensando: o que passava pela cabeça de Guilherme de Aquino e de seus amigos, um ano após a fundação do Sport? Como será que se comemorou o aniversário do clube pela primeira vez?

aniversário

O dia é de festa na Ilha e nossa história mostra que não é à toa que festejamos! Foto: Site Oficial do Sport

Pra quem não acredita em psicografia como eu, a primeira pergunta é impossível de responder. Mas a segunda pode ser respondida com uma análise histórica do contexto sociocultural pernambucano do início do século XX.

A forte influência do pensamento moderno europeu pautava muitos aspectos da vida social dos centros urbanos brasileiros nos anos de 1900. Recife não fugia dessa regra e os jovens da classe burguesa ascendente costumavam seguir para as metrópoles europeias no intuito de estudar e se tornarem “modernos”. Um dos aspectos dessa concepção de modernidade dizia respeito ao esporte, sobretudo o futebol que, em Londres, era a principal atividade da classe trabalhadora das indústrias.

 

aniversário

Guilherme de Aquino, o líder dos Sportmen.

Guilherme de Aquino, que muitos de nós conhecemos como um mito fundador do Sport, era um desses jovens que viajou à Inglaterra e se encantou com o football. Ao retornar, trouxe consigo uma bola e alguns equipamentos para praticar aqui algo totalmente estranho à nossa cultura. A cena de homens de calção correndo atrás de uma bola no campo do Derby foi algo que muitos espectadores chegaram a classificar de ridículo.

Foi por isso que demorou um pouco pra Guilherme conseguir o apoio que precisava. Primeiro, ele recorreu a um velho e conhecido clube náutico, mas a turma atrasada de lá só queria saber de regatas. Depois, em 13 de maio de 1905, ele resolveu ir no caminho certo, juntou uns colegas que trabalhavam em empresas inglesas sediadas no Recife e fundou seu próprio Club. Aquino e seus Sportmen ainda tiveram de esperar mais de um mês até conseguir marcar a disputa da primeira partida.

Curioso é pensar que a primeira vitória dos Sportmen só aconteceu quase um ano após a fundação do clube, em 29 de abril de 1906. Imagino que esse resultado, diante de um adversário favorito e às vésperas do primeiro aniversário do Sport, deu uma levantada na motivação pra festa. Esse entusiasmo seria um alento à carência de clubes esportivos na cidade e uma justificativa para o boom que o futebol experimentaria nos anos seguintes.

Essas histórias nos ajudam a entender como o Sport chegou a se tornar a imensidão que é hoje, portanto homenagear nesse dia o Sport Club do Recife, tal qual nós o conhecemos e amamos, significa também homenagear seu fundador.

Feliz aniversário, Sport!
Obrigado pelos 111 anos de glória, Guilherme de Aquino!

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Gostou? Não? Comenta aí: