Canelada

Home | « Todos os posts do Sport

Finalmente apareceu o tal padrão de jogo do Sport

por
31/07/16

Ilha lotada, padrão de jogo e vitória do Sport é uma combinação que deixa qualquer rubro-negro feliz da vida.

Foi uma noite quase perfeita, tanto que os blogueiros adeptos da corneta como eu ficaram quase sem assunto. Diante de um mistão do Atlético-PR, Oswaldo de Oliveira repetiu a escalação pela segunda vez seguida e o time correspondeu. Além de vitórias, esse onze inicial mostrou o que muitos especialistas cobram da equipe desde a saída de Eduardo Baptista: padrão de jogo.

Muita gente não entende bem o que significa essa expressão. Padrão de jogo não significa necessariamente apresentar um mesmo esquema tático em todas as partidas. O tal “padrão” na real é um neologismo do jargão boleiro cuja palavra central foi mal escolhida.

Ter padrão de jogo significa ter equilíbrio entre os setores ofensivo e defensivo, com um meio-campo bem treinado capaz de compactar as linhas, ocupar espaços na defesa e criar chances de gol no ataque. No jogo de ontem, foi isso que vimos, um time que conseguia oferecer perigo quando tinha a posse de bola e que se postava bem quando a perdia.

O jogo

padrão de jogo

Comemore mesmo, Diego, porque finalmente tem gente jogando bola ao seu lado! Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem

Foi assim desde o início do jogo, principalmente pelo lado direito, com boas trocas de passe entre Diego Souza, Everton Felipe e Samuel Xavier. Do outro lado, Rodney estava um pouco mais apagado, mas Rogério estava a fim de jogo e numa tabela com Diego chegou em condições de marcar dentro da área. O zagueiro paranaense veio estabanado na jogada e cometeu pênalti. O camisa 87 foi lá e marcou 1 x 0.

Mesmo à frente do placar, o time continuou pressionando, mas estava faltando objetividade. Faltava finalizar mais e aproveitar a confiança que estava alta. No início do segundo tempo, Rogério mais uma vez apareceu na área e chutou forte, o goleiro deles bateu roupa e Edmilson estava no lugar certo pra fazer 2 x 0.

Com esse placar mais folgado, o ataque deu uma descansada e era hora de mostrar o padrão de jogo na defesa. Há muito tempo eu não sentia confiança na defesa do Sport e preciso confessar que ontem a zaga fez bem o seu papel. Até mesmo Serginho jogou bem, acertando mais desarmes. Mas não me entendam mal, ainda considero que ele está longe de ser o volante ideal pra jogar ao lado de Rithely.

Na sequência

De todo modo, acumulamos 3 vitórias seguidas e temos pela frente 2 jogos de 6 pontos, contra times que brigam contra o rebaixamento. Precisamos fechar o turno entre os 10 primeiros e mostrar que os erros de Falcão e Martorelli ficaram no passado. Pra isso, nada melhor do que continuar mostrando esse padrão de jogo que decidirá a nosso favor contra times medianos e pode nos colocar em pé de igualdade com times mais fortes.

Se esses bons resultados vierem com Serginho no meio-campo, pouco me importa. Não, não é nada agradável ver esse perna de pau jogando e eu espero que ele não desmantele o padrão de jogo de Oswaldo. Mas uma vitória do Leão faz valer qualquer sacrifício!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Gostou? Não? Comenta aí: