Canelada

Home | « Todos os posts do Vasco

Analise Tática – Vasco 0x4 São Paulo

por
9/07/15

Não há dinheiro. Mas o preço que esta sendo pago, é alto. O Vasco paga caro por ter a cabeça do seu futebol parada nos anos 80. É só olhar a diretoria e o comando do futebol do clube. Paulo Angione, que não trabalha como um diretor e sim como um supervisor, e Celso Roth, só pra citar os dois cargos mais baixos.

Futebol é um jogo coletivo, o elenco tem que ser montado pensado nisso, no encaixe. Mas o que se vê no Vasco é um amontoado de jogadores que parecem nem saber o que estão fazendo ali. E as esperanças do torcedor do Vasco está entregue nos pés de Dagoberto, jogador mais frequente no Departamento Médico do que em campo nos últimos anos, Éder Luis, que já saiu mal do Vasco e está quase dois anos sem jogar, Andrezinho e Herrera, que nunca foram jogadores de primeira linha e nada mais que esforçados. Então, o futuro é negro.

Bom, vamos ao jogo.

Celso Roth consegue a proeza de só piorar o time. Depois de ter achado uma formação com duas linhas de 4 bem compactadas e ter dado certo, ele abandonou o sistema nos dois últimos jogos. Ontem ele tentou um 4-3-1-2 muito desarrumado. Lucas como primeiro volante para qualificar a saída de bola, Serginho pela direita e Guiñazu pela esquerda. Andrezinho como enganche. Durou 20 minutos e 2 gols do São Paulo.

Assim como no ultimo jogo, alguns erros primários são notados. Andrezinho fazia sombra e não entrava na segunda linha. Os três volantes fazem o balaço defensivo e deixam sempre um lado exposto. Outra falha grave, o Vasco não cuida da entrada da sua área, a 2ª bola tem sido sempre do adversário.

Observe no frame abaixo, como Rodrigo rebate o cruzamento e ninguém se posiciona pela 2ª bola.

Lucas é um capitulo à parte. Um jogador que parece ser útil por ser um volante de razoável qualidade com a bola no pé. Mas como a média de cada jogador com a bola no pé, por jogo, é de 3 minutos, não podemos ter um jogador que fica 87 minutos por jogo, perdido em campo. Fraquíssimo na  marcação e no posicionamento, o jogador não está preparado para um futebol de alto rendimento.

Os resultados não eram bons desde o comando de Doriva, mas não se via tamanha desorganização. Repare no frame abaixo o posicionamento da dupla de zaga. Quem está certo ?? Falta comunicação e entendimento da proposta de jogo. Uma dupla de zaga não pode estar tão distante assim. Esse foi o lance do primeiro gol.

Depois do segundo gol, Celso Roth trocou Lucas por Rafael Silva e voltou ao 4-2-3-1. Com a evidente diminuição de ritmo da equipe paulista, o Vasco cresceu no jogo e criou algumas oportunidades, mas a deficiência técnica não o deixou ser efetivo. Gilberto parece estar mais enrolado a cada jogo, Riascos foi o personagem do 2º tempo perdendo 3 gols na cara de Rogério Ceni, e até Andrezinho perdeu seu golzinho. Thalles surpreendeu e entrou bem, é possível que ganhe a posição nos próximos jogos, o que não anima em nada a torcida vascaína.

Outro problema citado na ultima analise e que perdura, é a ineficiência dos volantes da equipe com as bola no pé. É natural que com a ocupação dos espaços no futebol atual, os  volantes sejam os jogadores com mais espaço para jogar, e a função exige a presença dos mesmos não só no ataque como no auxilio a saída de bola.

No frame abaixo fica claro como a dupla não ajuda o time. Guiñazu corre pra cima do marcador e Serginho, marcado, assiste o jogo de dentro do campo. Enquanto isso, Rodrigo procura uma saída e o São Paulo adianta a marcação. Rafael Silva recua pra ajudar, Rodrigo força o passe nele que sofre a roubada de bola. Esse é o lance do terceiro gol do São Paulo.

Guiñazu é um leão, corre do primeiro ao ultimo minuto, não erra muitos passes, a maioria para o companheiro mais próximo, é um jogador bom e útil, mas essa dupla com Serginho prejudica demais o time. É uma mistura que não da liga. E já deu o que tinha que dar no Campeonato Carioca. Não da pra continuar.

O próximo compromisso é o Grêmio em Porto Alegre, depois Fluminense, Palmeiras e Corinthians. Caso não haja fatos novos (sim, no plural), a situação vai ficar perto de irreversível.

Não acho que o lado do Maracanã vá nos livrar de um novo rebaixamento.

Estamos no aguardo de um posicionamento da diretoria.

Ainda faltam 36 pontos.

SV.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

5 comentários

  1. Wander Bastos disse:

    Análise e pensamento perfeitos, pelo menos no meu modo de ver!!!

    [Reply]

  2. Alexsandro da Silva disse:

    Onde assino? análise perfeita…como o tecnico não ve? ou faz que não

    [Reply]

  3. Joao Batista Gomes Gomes disse:

    Concordo plenamente com você Witor Ruy , vc. sabe e muito de futebol , parabéns sincero .

    [Reply]

  4. José Carlos Stockler Cintra disse:

    Eurico e sua comissão técnica pelo amor de Deus! Dou aqui a solução para esse tremendo fiasco que nós vascaínos estamos pagando! Contrate um técnico moderno atualizado tipo Tite, Abel, Oswaldo de Oliveira que conhecem futebol! Após se vire e contrate tres jogadores que tenham bagagem e que entrem no time de imediato! Um para a defesa, outro para o meio de campo e um atacante que não seja um bonde trombador mas que alie a força à técnica! Parece que o vasco só gosta de jogador trombador tipo Tenório demolidor, agora Gilberto e o Iascos! Pergunta: Qual o jogador que temos no meio de campo que com a bola nos pés consegue dar pelo menos um drible no adversário no sentido vertical do gol? Eu mesmo respondo: NENHUM! Esses atuais jogadores do Vasco são meros carimbadores de bola recebem carimbam e passam lateralmente para um companheiro! Só sabem fazer isso! Não há um verdadeiro lançamento vertical mesmo porque não temos atacantes de velocidade nem lançadores de média e/ou longa distância! Esse time do Vasco que está aí infelizmente na minha opinião se não cair pela terceira vez pra segundona será por pura sorte ou quem sabe pode ser também pela má qualidade dos concorrentes a zona da confusão como disse o Luxemburgo!

    [Reply]

  5. Vanderlei Quitete Ribeiro disse:

    a defesa da instituicao crvg sempre vira em primeiro lugar. engracadissimo e nao tecer comentarios sobre a terra arrasada do dignissimo ex deputado gazeteiro e promovedor de banners do lancenet dentro de sao januario juntos aos ratos de plantao sr roberto dinamite"X" e seus asseclas das quentinhas dos presidios. a diretoria esta trabalahndo muito pra colocar as contas semrpe em dia e o patrimonio dilacerado esta sendo reerguido. se nao e pra defender, entao pense no que escreve pra saber como atacar a instituicao. e lembrando aos vascainissimos de camisa azul…..o maraca precisa do vascoe nao contrario. o direito historico adquirido dolado direito das cabines da rampa da uerj e do vasco e nao deles. de vascainissimos assim o clube nao rpecisa. podem torcer pro time da beira de lagoa ou que coloca po de arroz na cara dos negros.

    [Reply]

Gostou? Não? Comenta aí: